Buscar

REDAÇÃO DISSERTATIVA ARGUMENTATIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REDAÇÃO DISSERTATIVA ARGUMENTATIVA.
TEMA: A JUVENTUDE E O CONSUMO EXECESSIVO DE ÁLCOOL NA ATUAL SOCIEDADE BRASILEIRA.
 Influenciados pelo comportamento árcade pautado no ´´Carpe Diem´´ ou seja ´´aproveitar o dia´´ sem se preocupar com as consequências muitos jovens brasileiros ingerem demasiadamente bebidas alcoólicas. Nesse contexto são muitos os desafios a serem enfrentados para a resolução desta problemática entre eles a influência da mídia, o incentivo familiar e o desejo de fazer parte de um ciclo de amizade.
 Nessa perspectiva cabe analisar a influência midiática no consumo de bebidas alcoólicas por jovens no Brasil. Sob essa ótica a teoria ́ ́ ́Indústria Cultural ́ ́ criada na escola de Frankfurt explica como a intensificação da propaganda em vários âmbitos sociais pode criar e padronizar hábitos. Acerca disso é notório a aplicabilidade da teoria no consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens haja visto que no Brasil o exacerbado número de propagandas impulsiona o alto consumo do álcool. Desse modo é possível destacar o consumo romantizado das bebidas por grandes figuras públicas e em produções cinematográficas de grande popularidade nacional tal dinâmica pode causar graves problemas na estrutura social brasileira.
 Ademais é visível o incentivo familiar e o desejo de fazer parte de círculos de amizades são agravantes da problemática. Segundo o sociólogo francês Émile Durkheim a família é a principal fonte de influência social podendo moldar a personalidade e o comportamento dos indivíduos. Nesse viés com o consumo enraizado do álcool entre os patriarcas das famílias acaba influenciando os mais jovens a perpetuarem os hábitos de consumo uma vez que a ingestão de bebidas é caracterizado como forma de inclusão a ciclos de amizades consequência da romantização do alcoolismo. Dessa forma é prudente apontar que o panorama causa empecilhos como a exposição ao vício logo na juventude atrelada a problemas de saúde causados pelo consumo frequente de bebidas como: doenças cardíacas pulmonares e renais de acordo com uma pesquisa da OMS de 2018 essa perspectiva é inadmissível contemporaneidade brasileira.
 Portanto, com urgência é preciso combater o consumo excessivo de álcool entre os jovens na sociedade brasileira. Primeiramente o Governo por intermédio do Ministério da Cultura deve eliminar a romatização do precoce consumo de bebidas alcoólicas por meio de campanhas sociais de conscientização acerca do risco do consumo deste tipo de bebida essas campanhas podem ser feitas por meio de palestras e propagandas em praças escolas e locais públicos a fim de conscientizar a população por inteiro. Assim, eliminando o comportamento árcade da sociedade seja possível extinguir o consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens.

Continue navegando