Buscar

Características do Tecido Nervoso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· Características do Tecido Nervoso
O tecido nervoso tem origem na ectoderma, que é o folheto embrionário mais externo. Os principais componentes do tecido nervoso são os neurônios, as células geradoras do impulso nervoso, e os diferentes tipos de células da glia, em que fornecem suporte para os neurônios e também atuam em diversas outras funções.
 Aos estímulos externos, o tecido nervoso permite que possamos perceber em nosso organismo mudanças ambientais como calor, frio e choque, reagindo e adotando posturas a partir de determinado estímulo, pois, o tecido nervoso é um tecido de comunicação, capaz de receber, interpretar e responder aos estímulos (impulsos nervosos), ou seja, as células do tecido nervoso são altamente especializadas no processamento de informações. Essas sensações são transmitidas de um neurônio a outros através do mecanismo denominado de sinapse. As células nervosas apresentam especializações que as diferenciam das demais no organismo. Trata-se de um dos tecidos mais especializados do organismo animal, em que se apresenta abundância e variedade de células, porém, é pobre em matriz extracelular. Encontra-se no cérebro, medula espinhal, e nervos que percorrem o corpo, estando conectado com os músculos, regulando o seu movimento, e também com os tecidos glandulares, regulando a sua atividade secretora.
Uma outra característica, é que este tecido constitui os órgãos do sistema nervoso, que é divido entre, sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.
· Sistema Nervoso Central
O Sistema Nervoso Central está relacionado com o recebimento e interpretação de mensagens vindas de várias partes do corpo e é constituído pelo encéfalo e medula espinal.
· Sistema Nervoso Periférico
Formado pelos nervos e gânglios. Os nervos são compostos de fibras nervosas.
As fibras, por sua vez, são constituídas pelos axônios e pelas células de Schwann, que os revestem.
· Impulsos Nervosos e Sinapses
A transmissão do impulso nervoso é a forma de comunicação dos neurônios. Os impulsos são fenômenos de natureza eletroquímica, uma vez que envolvem substâncias químicas e a propagação de sinais elétricos.
Outro ponto importante, é a divisão histológica, em que consiste de, substância branca (mielina) e substância cinzenta (corpos celulares e de células da glia).
1 JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia básica: texto e atlas. 12.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. 
2 OVALLE, W. K.; NAHIRNEY, P. C. Netter Bases da Histologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

Continue navegando