Buscar

EC4-revisão-outubro a dezembro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFRJ / Escola de Comunicação 2012/2 
Profª Leonor Werneck dos Santos Língua Portuguesa II – LEV 120
4ª atividade de compensação: Atividades de revisão e de retextualização 
(correção no dia 10 de dezembro)
( Os textos abaixo foram retirados de debates de candidatos à Presidência da República, em 2006. As transcrições foram feitas por alunos, e as retextualizações são de jornais impressos. Com base nesses textos, transcritos e retextualizados, responda as questões propostas:
1) Segundo Marcuschi, fala e escrita não devem ser vistas como dicotomias. Explique o que isso significa, citando exemplos.
2) Discuta a diferença entre transcrição e retextualização, citando exemplos do texto 1.
3) No texto de Marcuschi, são comentadas 9 operações de retextualização do oral para o escrito: 4 de editoração e 5 de retextualização propriamente dita. Explique essa diferença, citando exemplos percebidos nos textos 1 e 2.
4) Ouça a fala de Heloísa Helena (Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=kG6a4-l4c1c) e compare a gravação com a transcrição (texto 1). Que diferenças podemos perceber?
5) Comente as palavras marcadas em itálico na transcrição da fala de Lula (texto 2), associando essa transcrição aos textos lidos em sala.
6) Elabore uma notícia (cerca de 15 linhas, 2 ou 3 parágrafos), com posição argumentativa favorável a Lula, retextualizando trechos das falas de Heloísa Helena e Lula no seu texto.
7) Elabore uma notícia (cerca de 15 linhas, 2 ou 3 parágrafos), com posição argumentativa contrária a Lula, retextualizando trechos das falas de Heloísa Helena e Lula no seu texto.
8) Compare o trecho a seguir, de Lage (p. 42), aos textos de Abreu e Van Dijk: “As grandes e pequenas questões de ideologia estão presentes na linguagem jornalística, porque não se faz jornalismo fora da sociedade”.
TEXTO 1
	Trecho transcrito 
Heloisa Helena: “Primeiro eu quero agradecer de coração as flores, as orações, o carinho e a generosidade que recebi em todos os lugares por onde passei. Estou de consciência tranquila, combati um bom combate, não me dobrei às conveniências dos balcões de negócios sujos, das estruturas de poder e quero, igualmente aos outros candidatos, repudiar a ausência do candidato Lula. Ele tinha a obrigação de descer do seu trono de corrupção, arrogância, covardia política e estar aqui pra responder ao povo brasileiro. Mas eu sei também que ele não está aqui porque não tem autoridade moral para me enfrentar. Ele sabe que eu sobrevivi à perseguição implacável DELE. Ele sabe que eu nasci como ele, de uma família simples do interior de Alagoas, sou nordestina como ele, mas ao contrário dele, eu não traí a minha classe de origem. É por isso que vai ser muito especial que possa eu enfrentá-lo e derrotá-lo no segundo turno.”
[Texto transcrito, 28/09/2006, Debate de candidatos a presidência 1° turno – Rede Globo]
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=kG6a4-l4c1c 
	Trechos retextualizados
— Primeiro quero agradecer de coração as flores, a generosidade que recebi nos lugares em que passei. Quero, igualmente aos outros candidatos, repudiar a ausência de Lula. Ele tinha a obrigação de descer do seu trono de corrupção e arrogância política. Sei que ele não está aqui porque não tem autoridade moral para me enfrentar. Eu nasci em uma família simples nas Alagoas. Mas, ao contrário dele, não me corrompi — afirmou a senadora.
[Texto retextualizado, 29/09/2006, O Globo]
 “Lula não veio porque não tem autoridade moral e tem medo de me enfrentar.”
[Texto retextualizado, 29/09/2006, O Dia]
TEXTO 2
	Trecho transcrito 
Lula: “Damo remédio com o dinheiro que o governo federal repassa para eles, porque as prefeituras dão remédio com dinheiro do dinheiro federal e os estados dão remédio com o dinheiro do governo federal. O Alckmin não percebe que às vezes uma pessoa que toma remédio para hipertensão e gasta 30 reais por mês, vai gastar 3 reais, muitas vezes, fica mais barato que o transporte que tem que pagar se tiver uma farmácia popular perto da casa dele. Nós fizemos uma fábrica de remédios na FioCruz, em Manguinhos, para produzir remédio para a distribuição para o SUS. É uma das fábricas mais modernas desse país. Nós aumentamos o dinheiro da saúde, de 28 bilhões pra 44 bilhões de reais. Ele diz que piorou, agora, ele não diz como era quando eles governavam este país, porque o mutirão de fazer operação de cataratas, o médico, ia e não ficava lá para ver como é que tava o paciente não. Nós vamos adotar uma política, uma política de oftalmologia pra criança ser olhada quando ela nasce (interrompido pelo jornalista).
[Texto transcrito, 27/10/2006, Debate de candidatos à presidência 2° turno – Rede Globo de Televisão]
	Trecho retextualizado 
— Alckmin não percebe que os diabéticos precisam desses recursos. Ele diz que piorou, mas ele não diz como era quando eles governaram.
[Texto retextualizado, 28/10/2006, O Globo]

Outros materiais