A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Química de Petróleo - Apol 1 - 3

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Química do Petróleo
Leia o texto abaixo:
“A geologia busca entender a história da terra e a origem do seu relevo complexo, através de estudos que obedecem às leis fundamentais da natureza, relacionadas com a física, a química e a matemática”.
Após esta avaliação, caso queira ler a matéria completa, ela está disponível em CORRÊA, Otton Luiz Silva, Petróleo: noções sobre exploração, perfuração, produção e microbiologia. Rio de Janeiro: Interciência, 2003, p. 3
Considerando o texto acima, e os conteúdos do livro base Petróleo: noções sobre exploração, perfuração, produção e microbiologia, relacione corretamente as divisões da geologia às suas respectivas descrições:
1. Geologia histórica
2. Geologia Física
 (    ) Aborda o entendimento dos processos que atuam sobre ou logo abaixo da superfície da terra.
(     ) A formação dos oceanos, por exemplo, é um dos objetos de estudo desta divisão da geologia.
(     ) Enfoca a cronologia dos eventos físicos e biológicos que ocorreram no passado, há milhões de anos
(    ) Vulcões e terremotos são exemplos de objetos de estudo desta divisão da geologia
          
Agora, identifique a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	1, 2, 2, 1
	
	B
	2, 1, 2, 1
	
	C
	2, 1, 1, 2
Esta é a resposta correta porque: “A geologia histórica Enfoca a cronologia dos eventos físicos e biológicos que ocorreram no passado, há milhões de anos. Quando os oceanos se formaram, quando os dinossauros apareceram [...] A geologia física aborda o entendimento dos processos que atuam sobre, ou logo abaixo da superfície da terra (vulcões, terremotos, deslizamentos de terra, inundações, etc.)” (Livro-base, p.3).
	
	D
	1, 2, 1, 2
	
	E
	1, 1, 2, 2
Questão 2/10 - Química do Petróleo
Leia o texto a seguir:
No que se refere a rochas sedimentares, as características físicas, químicas e biológicas dos sedimentos, são utilizadas para caracterizar cada um dos ambientes deposicionais.
Fonte: Texto criado pelo formulador da questão.
Considerando o texto acima, e os conteúdos do livro base Petróleo: noções sobre exploração, perfuração, produção e microbiologia, assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome pelo qual são chamadas as variações das características dos sedimentos de um ambiente deposicional para outro:
Nota: 10.0
	
	A
	Mudança de depositês
	
	B
	Variações delta
	
	C
	Diferenciações combustíveis
	
	D
	Mudança de fácies
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque: “As variações nas características dos sedimentos que ocorrem de um ambiente deposicional para outro, caracterizam o que se denomina mudança de fácies” (Livro-base, p.8).
	
	E
	Variações sedimentares
Questão 3/10 - Química do Petróleo
Leia o texto abaixo:
“As rochas sedimentares são aquelas que se formaram pela deposição de areia, argila, carbonatos, e outros materiais, carregados através dos tempos, pelas águas, ventos ou neve [...] Sob tais condições, cada nova camada é depositada sobre outras mais velhas”
Após esta avaliação, caso queira ler a matéria completa, ela está disponível em CORRÊA, Otton Luiz Silva, Petróleo: noções sobre exploração, perfuração, produção e microbiologia. Rio de Janeiro: Interciência, 2003, p.6.
Considerando o texto acima, e os conteúdos do livro base Petróleo: noções sobre exploração, perfuração, produção e microbiologia, assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome das camadas das rochas sedimentares:
Nota: 0.0
	
	A
	Patamares
	
	B
	Estratos
Esta é a resposta correta porque: “Sob tais condições, cada nova camada ou estrato é depositada sobre outras mais velhas, ou então pela superposição de resíduos” (Livro-base, p.6).
	
	C
	Pódiuns
	
	D
	Escalões
	
	E
	Etapas
Questão 4/10 - Química do Petróleo
Leia o texto abaixo:
“As rochas sedimentares são aquelas que se formaram pela deposição de areia, argilas, carbonatos e outros materiais, carregados através dos tempos pelas águas, vento ou neve”
Após esta avaliação, caso queira ler a matéria completa, ela está disponível em CORRÊA, Otton Luiz Silva, Petróleo: noções sobre exploração, perfuração, produção e microbiologia./ Otton Luiz Silva Corrêa. Rio de Janeiro: Interciência, 2003, p.6
Considerando o texto acima, e os conteúdos do livro base Petróleo: noções sobre exploração, perfuração, produção e microbiologia, marque a alternativa que apresenta corretamente as categorias de rochas sedimentares:
Nota: 10.0
	
	A
	Clásticas, químicas e biogênicas
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque: “As rochas sedimentares podem ser de três categorias: Clásticas, químicas e biogênicas” (Livro-base, p. 9).
	
	B
	Biológicas, químicas e físicas
	
	C
	Blásticas, genéricas e megaloblásticas
	
	D
	Orgânicas, Inorgânicas e Mistas
	
	E
	Vulcânicas, Eruptivas e Lapídicas
Questão 5/10 - Química do Petróleo
Leia o texto abaixo:
“A lei da horizontalidade original estabelece que os estratos sedimentares e os fluxos de lava foram originalmente horizontais. Onde são observadas rochas inclinadas, pode-se concluir que ocorreu uma deformação. No sentido de identificar essa deformação, a geologia começa por medir o ângulo e a direção da deformação”.
Após esta avaliação, caso queira ler a matéria completa, ela está disponível em CORRÊA, Otton Luiz Silva, Petróleo: noções sobre exploração, perfuração, produção e microbiologia. Rio de Janeiro: Interciência, 2003, p.11.
Considerando o texto acima, e os conteúdos do livro base Petróleo: noções sobre exploração, perfuração, produção e microbiologia, marque a alternativa que apresenta corretamente como são chamadas as formações que ocorrem por diferenciação do ângulo e diferenciação da deformação:
Nota: 0.0
	
	A
	Rampas magmáticas
	
	B
	Inclinações vulcânicas
	
	C
	Mergulho da formação
Esta é a resposta correta porque: “No sentido de identificar essa deformação, a geologia começa por medir o ângulo e a direção da deformação, que é chamado mergulho da formação” (Livro-base, p. 11).
	
	D
	Formações metamórficas
	
	E
	Inclinações lavogênicas
Questão 6/10 - Química do Petróleo
Leia o texto abaixo:
“Em plataformas e sondas terrestres de última geração, são empregados equipamentos modernos, que substituem vários equipamentos das sondas, ou melhoram o rendimento da perfuração, tais como, top drive, enroscador de tubos, Kelly-spinner, measurement while drilling”
Após esta avaliação, caso queira ler a matéria completa, ela está disponível em CORRÊA, Otton Luiz Silva, Petróleo: noções sobre exploração, perfuração, produção e microbiologia. Rio de Janeiro: Interciência, 2003, p.43.
Considerando o texto acima, e os conteúdos do livro base Petróleo: noções sobre exploração, perfuração, produção e microbiologia, associe corretamente os dois equipamentos modernos utilizados em sondas e plataformas de última geração às suas respectivas características:
1. Kelly-spinner
2. Measurement while drilling
(  ) Neste equipamento, sensores são colocados na coluna de perfuração, nos tanques e dutos de lama.
(   ) Este equipamento fornece grande número de informações sobre parâmetros de perfuração.
(   ) Este equipamento substitui o swivel e as chaves flutuantes ns conexão do Kelly á tubulação de perfuração.
 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	1, 2, 1
	
	B
	1, 2, 2
	
	C
	2, 1, 2
	
	D
	2, 2, 2
	
	E
	2, 2, 1
Esta é a resposta correta porque: “Kelly-spinner substitui o swivel e as chaves flutuantes na conexão do Kelly à coluna de perfuração [...] Measurement while drilling MWD – é um equipamento bastante moderno que vai fornecendo, através de sensores colocados na coluna de perfuração, e nos tanques e dutos de lama, grande número de informações sobre os parâmetros da perfuração do poço, enquanto o mesmo está sendo perfurado” (Livro-base, p.43).
Questão 7/10 - Química do Petróleo
Leia o texto abaixo:
“Há uma grande variedade de brocas de perfuração e de seus fabricantes. Elas são manufaturadas para cada tipo de formação e para todos os tipos de diâmetros de poços”.
Após esta avaliação, caso queira ler a matéria completa, ela está