A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
ANALISES PARASITOLÓGICAS

Pré-visualização | Página 1 de 2

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	 
		
	
		1.
		O método considerado simples e que realiza a concentração de ovos de helmintos e de cistos de protozoários pelo método de sedimentação espontânea é:  
	
	
	
	Willis
	
	
	Faust
	
	
	Lutz
	
	
	Stoll
	
	
	Kato-Katz 
	Data Resp.: 12/10/2021 06:39:26
		Explicação:
A resposta correta é: Lutz
	
	
	 
		
	
		2.
		Um paciente foi ao laboratório entregar fezes frescas, mas chegou após o horário. Para não perder a viagem a amostra foi recebida, mas como é sexta-feira ela só será analisada na segunda-feira. O que você recomenda? 
	
	
	
	Congelar as fezes. 
	
	
	Adicionar Solução salina e deixar a 2-8°C.
	
	
	Adicionar formaldeído a 40%.
	
	
	Adicionar meio de cultura NNN ao material. 
	
	
	Adicionar formaldeído a 10%.
	Data Resp.: 12/10/2021 06:39:45
		Explicação:
A resposta correta é: Adicionar formaldeído a 10%.
	
	
	 
		
	
		3.
		Os protozoários são seres unicelulares, eucariontes e heterotróficos que normalmente possuem vida livre. Algumas espécies, entretanto, são parasitas e estão relacionadas com doenças que atingem o homem. Como exemplo, podemos citar a Giardia lamblia, protozoário causador da giardíase. A respeito dessa patologia, marque a alternativa incorreta:
	
	
	
	O metronidazol é o medicamento mais utilizado no tratamento da giardíase.
	
	
	A giardíase é causada por um protozoário flagelado.
	
	
	Podemos encontrar nas fezes de pacientes infectados a presença de cistos e também trofozoítos.
	
	
	Pessoas com giardíase, em razão da diarreia provocada pela doença, podem apresentar desidratação.
	
	
	A giardíase é uma doença transmitida pela picada de um inseto e causa diarreia e cólicas abdominais. 
	Data Resp.: 12/10/2021 06:39:52
		Explicação:
A resposta correta é: A giardíase é uma doença transmitida pela picada de um inseto e causa diarreia e cólicas abdominais.
	
	
	 
		
	
		4.
		Segundo o boletim epidemiológico ano 5 nº 6, de 28 de dezembro de 2005, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, no Brasil, no período de 1999 a 2004, foram identificados 3.737 surtos de doenças transmitidas por alimentos, incluindo a ingestão de água. Sobre o tema marque a opção correta.
	
	
	
	E.nana e Giardia lamblia são microrganismos comuns em mananciais que recebem esgoto sem tratamento. Contudo a G. lamblia se apresenta com o maior risco a saúde pública já que sua dose infecciosa é menor que a da E.nana.
	
	
	Um parasito que representa pouco risco a saúde pública é o Cryptosporidium sp. por ser facilmente detectável por métodos de campo e a sua criptosporidiose, geralmente, tem cura espontânea após um mês.
	
	
	Os coliformes fecais indicam indiretamente a presença de contaminantes intestinais na água. Esses são excelentes bioindicadores, já que não sofrem variações na sua população do ambiente natural.
	
	
	O tratamento mais comum de efluentes domésticos é o de lodos ativados. Esse processo utiliza digestão aeróbica ou anaeróbica para a remoção de sólidos dissolvidos. Adicionalmente esse método é capaz de eliminar ovos de protozoários entéricos, o que permite seu uso na agricultura de hortaliças.
	
	
	As doenças de transmissão hídrica são provenientes somente do consumo e/ou contato com água não tratada, contato com efluentes de esgotos domésticos ou industriais.
	Data Resp.: 12/10/2021 06:39:58
		Explicação:
A respota correta é: Os coliformes fecais indicam indiretamente a presença de contaminantes intestinais na água. Esses são excelentes bioindicadores, já que não sofrem variações na sua população do ambiente natural.
	
	
	 
		
	
		5.
		As principais doenças causadas por protozoários que envolvem o sangue e os órgãos internos são:
	
	
	
	Toxoplasmose, difteria, filariose e micose. 
	
	
	Tripanossomíase, hepatite, esquistossomose e filariose. 
	
	
	Dengue, difteria, micose e disenteria. 
	
	
	Malária, toxoplasmose, tripanossomíase e leishmaniose. 
	
	
	Esquistossomose, Dengue, Leishmaniose e Difteria.  
	Data Resp.: 12/10/2021 06:40:17
		Explicação:
A resposta correta é: Malária, toxoplasmose, tripanossomíase e leishmaniose. 
	
	
	 
		
	
		6.
		Uma determinada moléstia que pode causar lesões nas mucosas, pele e cartilagens é transmitida por um artrópode e causada por um protozoário flagelado. Os nomes da doença, do artrópode transmissor e agente causador são, respectivamente:
	
	
	
	Doença do Gato, Toxoplasma gondii. 
	
	
	Doença de Chagas, barbeiro e Trypanosoma cruzi; 
	
	
	Doença-do-sono, mosca tse-tsé e Trypanosoma cruzi; 
	
	
	Úlcera de Bauru, mosquito flebótomo e Leishmaniaspp; 
	
	
	Malária, mosquito culex e Plasmodium vivax. 
	Data Resp.: 12/10/2021 06:40:28
		Explicação:
A resposta correta é: Úlcera de Bauru, mosquito flebótomo e Leishmaniaspp; 
	
	
	 
		
	
		7.
		Habitat é o ecossistema, local ou órgão, onde determinada espécie ou população vive. Exemplo: a fêmea adulta de Strongyloides stercoralis tem por hábitat o:
	
	
	
	Músculo estriado dos humanos.
	
	
	Intestino delgado humano.
	
	
	Estômago humano.
	
	
	Fígado humano.
	
	
	Intestino grosso humano.
	Data Resp.: 12/10/2021 06:40:40
		Explicação:
A resposta correta é: Intestino delgado humano.
	
	
	 
		
	
		8.
		Pesquisa usa vermes contra doença celíaca, pois os parasitas reduziram resposta inflamatória ao glúten, proteína do trigo, em dez pessoas. Um grupo de pessoas com doença celíaca aceitou se submeter a uma terapia inusitada para tentar controlar o problema: uma infestação de vermes parasitas. A doença celíaca é resultado de uma alteração no sistema imunológico que provoca um ataque desordenado de células do próprio doente ao seu intestino quando ingere glúten, proteína presente em alimentos à base de trigo, como macarrão e pães. Entre os sintomas estão diarreia crônica, inchaço, fadiga e até prejuízo de desenvolvimento em crianças. Até agora, o único tratamento eficaz para doença celíaca é uma dieta sem glúten. 
A terapia em teste usou o verme Necator americanus. Os efeitos colaterais ao verme observados nos pacientes foram uma leve dor de estômago e pequena inflamação na pele ¿ no local por onde as larvas penetraram. Esses efeitos foram rapidamente sanados. Paul Giacomin, um dos autores do trabalho, da Universidade James Cook, explica que as larvas penetram a pele e viajam pela corrente sanguínea até o pulmão, onde se desenvolvem. Depois sobem as vias aéreas, são tossidas, engolidas e chegam, então, ao intestino, e lá se alojam. O papel dos vermes, segundo os cientistas, foi mudar o padrão de resposta do sistema imune ao glúten, de modo a reduzir a reação inflamatória causada pela proteína. 
O trabalho foi publicado no "Journal of Allergy and Clinical Immunology". 
Lido o texto, analise as afirmativas a seguir: 
 
I. O verme usado na pesquisa pertence ao mesmo filo que o Ascaris lombricoides. 
II. O verme usado na pesquisa costuma sugar sangue do estômago humano. 
III. Os animais pertencentes ao filo ao qual pertence o Necator são todos parasitas. 
IV. O tubo digestório do filo é completo. 
 
Estão CORRETAS: 
	
	
	
	Apenas II e III.
	
	
	Apenas III e IV.
	
	
	Apenas I e IV.
	
	
	I, II, III e IV.
	
	
	Apenas I, II e IV.
	Data Resp.: 12/10/2021 06:40:55
		Explicação:
A resposta correta é: Apenas I, II e IV.
	
	
	 
		
	
		9.
		Os ovos das tênias são esféricos e medem cerca de 30 mm de diâmetro, podem possuir 6 pequenos ganchos e são conhecidos como oncosferas. Para a diferenciação dos ovos dos parasitos, sabemos que uma

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.