Buscar

Anatomia Humana: Variações, Funções e Classificações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O osso esterno pode apresentar variações anatômicas. ASSINALE A CORRETA:
Pectus excavatum (funil) Todas as alternativas. Pectus carinatum (em quilha) 
 Forame esternal Fissura esternal completa
Os músculos da região pélvica têm uma inervação especialmente direcionada a eles. Estes nervos são parte do: 
Plexo pundendo. 
Zuleica tem 79 anos de idade. Seu geriatra a tem tratado há cinco anos, desde que sua incontinência urinária havia começado. Seu geriatra lhe recomendou um profissional de educação física para atividade física. Este profissional, em diálogo com o geriatra, decidiu introduzir os exercícios de Kegel na rotina de atividades físicas de Zuleica, revertendo sua incontinência urinária. Qual região muscular é trabalhada para evitar/tratar a incontinência urinária? 
Região do períneo (assoalho pélvico). 
 
Apesar da fragilidade da articulação acromioclavicular, uma série de estruturas articulares estabilizadores estão presentes nessa região. Dentre elas, podemos citar o ligamento coracoclavicular. Marque a opção abaixo que representa os dois feixes desse ligamento. Feixe trapezoide e conoide 
A fratura no osso do quadril na população idosa é uma das principais consequências associadas à osteoporose. Essa lesão óssea representa uma condição bastante debilitante e limitadora, apresentando também alta associação as causas de morte nessa população. O osso do quadril apresenta importantes acidentes anatômicos com inúmeras funções. Marque a opção que apresenta a função da espinha ilíaca ântero-superior. Fixação do ligamento inguinal e do músculo sartório
	
Vando cainhava no bosque com sua namorada Maria, quando um inseto veio em direção aos seus olhos, instintivamente Vando fechou os olhos e o inseto não chegou a lhe causar mal. Qual foi o principal músculo nesta ação e qual nervo responsável por esta ação? Orbicular do olho, nervo facial 
É um osso existente tanto do lado direito quanto esquerdo do crânio, sendo parte tanto do neurocrânio quanto do viscerocrânio. Este osso é? Temporal
Os músculos Iliocostal e Longuíssimo são classificados: Sistema sacroespinal
São músculos eretores da espinha: Ileocostal, longuíssimo, espinal.
Uma mulher é diagnosticada com câncer de mama metastático com envolvimento dos linfonodos. A maior parte da drenagem linfática da mama é conduzida para qual dos seguintes linfonodos? Axilares
1) Em relação ao esqueleto, este pode ser dividido em:
a) axial e membros; ( Embora membros não esteja totalmente errado, a nomenclatura utilizada é apendicular para representar as cinturas (escapular e pélvica) juntamente com os membros que se associam ao esqueleto axial. )
b) axial e apendicular; ( RESPOSTA CORRETA - O esqueleto pode ser dividido em duas grandes partes, o axial (eixo central formado pelo crânio e coluna vertebral) e apendicular (cinturas escapular e pélvica, juntamente aos membros). ) 
c) coluna vertebral e membros. ( Embora o termo coluna vertebral não esteja totalmente errado, o esqueleto axial e formado também pelos ossos do crânio. Membros apenas está errado, pois faltam as cinturas. )
2) O esqueleto possui cerca de 206 ossos que, em conjunto, formam o esqueleto. Marque a alternativa que apresenta osso do esqueleto axial.
a) Ossos do carpo, escápula e úmero; ( Esses ossos fazem parte do esqueleto apendicular.)
b) Patela, úmero e ossos do crânio; ( Nessa alternativa, apenas ossos do crânio fazem parte do esqueleto axial as demais fazem parte do esqueleto apendicular.)
c) Ossos do crânio, vértebras e sacro. ( RESPOSTA CORRETA - Ossos do crânio, vértebras e sacro fazem parte do esqueleto axial. )
3) As articulações são locais onde dois ou mais ossos se encontram. Quanto ao grau de mobilidade, aquelas que permitem pouco movimento são as:
a) Sinartroses; ( São aquelas que não possuem cavidade articular e os ossos são unidos por tecido conjuntivo denso não modelado, permitindo quase nenhum ou nenhum movimento.)
b) Anfiartroses (RESPOSTA CORRETA - Elas permitem pouco movimento e são caracterizadas por ter cartilagem hialina ou fibrocartilagem fazendo a união dos ossos. )
c) Diartroses. ( Geralmente apresentam uma cavidade articular entre as superfícies articulares dos ossos envolvidos, permite movimentos amplos e vários graus de liberdade.)
4) Durante a sua ação, os músculos ________ precisam trabalhar em harmonia pares, ou seja, enquanto um contrai o outro relaxa a fim de realizarem sua função. Complete a lacuna corretamente.
a) lisos, responsáveis pelo peristaltismo; ( Possuem atividade involuntária e está presente na parede dos vasos e de algumas vísceras, em especial do trato digestório, onde atuam promovendo a peristalse.)
b) estriados, responsáveis pelos movimentos do esqueleto; ( RESPOSTA CORRETA - Quando ativados esses músculos agem em pares (agonistas e antagonistas), ou seja, quando o agonista contrai, o antagonista contrai simultaneamente barrando o movimento do agonista, porém relaxa à medida que o movimento ocorre, deixando-o coordenado e rítmico.)
c) cardíaco, responsável pelos movimentos de sístole e diástole. ( É o grande responsável por compor a parede do coração e tem atividade involuntária, realizando a contração do coração com eletrofisiologia própria.)
5) Quanto a forma dos músculos, marque a alternativa que apresenta aqueles classificados como músculos curtos.
a) Pronador quadrado, flexor interósseos dorsais, intercostais internos; ( RESPOSTA CORRETA - São músculos de tamanho reduzido e são responsáveis por movimentos de pouca extensão e muita força. )
b) Bíceps braquial, sartório, reto femoral; ( São músculos longos que cruzam duas ou mais articulações e localizam-se especialmente nos membros.)
c) Peitoral, oblíquos internos e externos, diafragma ( São músculos largos de forma laminar, achatados, e são localizados nas paredes das grandes cavidades do corpo.)
1) As articulações são locais de encontro entre os ossos. Sobre aquela que está presente entre os ossos da perna permeada por tecido fibroso interósseo e possuem pouco movimento, são as:
a) sincondroses; ( As sincondroses são caracterizadas por ter os ossos unidos por cartilagem hialina e por ser, na grande maioria dos casos, uma articulação temporária como nas epífises de ossos longos para permitir que o osso cresça.) 
b) sindesmoses; ( RESPOSTA CORRETA - Trata-se de uma articulação fibrosa, na qual existe entre os ossos uma membrana de tecido fibroso como ligação interóssea, possuindo pouco movimento entre as estruturas. Nesse caso a sindesmose tíbio-fibular. )
c) sínfises. ( As sínfises apresentam tecido fibrocartilaginoso fazendo a união dos ossos, e possui pouca mobilidade. Está presente, por exemplo, na região que une os ossos do púbis (sínfise púbica). )
2) Sobre os músculos que compõe o grupo muscular da coxa todos os possuem a mesma inserção exceto:
a) Reto femoral, vasto lateral e vasto medial; ( Possuem inserção na patela e, através do ligamento patelar, na tuberosidade anterior da tíbia.) 
b) Reto femoral, sartório e vasto intermédio; ( RESPOSTA CORRETA - O sartório possui inserção Superfície medial da tuberosidade da tíbia.)
c) Reto femoral, vasto intermédio e vasto lateral. ( Possuem inserção na patela e, através do ligamento patelar, na tuberosidade anterior da tíbia )
3) As articulações do tipo diartroses permitem movimentos com grandes amplitudes entre os ossos adjacentes. Das articulações citadas abaixo, marque a alternativa que representa um exemplo desse tipo de articulação.
a) Articulações têmporo-parietal; ( Essa articulação é uma sutura (sinartrose).)
b) Articulações tíbio-fibular distal; ( Essa articulação é uma sindesmose (anfiartrose). )
c) Articulação úmero-ulnar. ( RESPOSTA CORRETA - Essa articulação é uma articulação sinovial (diartrose). )
4) Sobre as divisões do esqueleto (axial e apendicular). De todos os ossos citados a seguir, identifique aquela que cita um osso que não faz parte do esqueleto axial.
a) Costelas;( As costelas fazem parte do esqueleto axial. )
b) Úmero; ( RESPOSTA CORRETA - O úmero faz parte do esqueleto apendicular. )
c) Esterno. ( O esterno faz parte do esqueleto axial. )
5) Entre as funções dos ossos, além de dar forma e sustentação ao corpo, estão:
a) armazenar cálcio e fósforo; proteger os órgãos e hematopoiese; ( RESPOSTA CORRETA - Além de conferir proteção aos órgãos, eles armazenam minerais e participam da produção das células do sangue e leucócitos.)
b) armazenar cálcio e fósforo; proteger órgãos e produzir glicogênio; ( Os ossos não produzem glicogênio, o fígado é o principal órgão que o armazena. ) 
c) armazenar glicogênio; proteger órgãos e produzir hemácias e leucócitos. ( Os ossos não armazenam glicogênio, o fígado é o principal órgão que o armazena.)

Continue navegando