Buscar

Relatório de Prática 1 de Patologia Geral

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA ____
	
	
	DATA:
__03___/__04____/_2021_____
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 01: PATOLOGIA GERAL
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: Caroline Barroso Maranhão
	MATRÍCULA: 28295912
	CURSO: Fisioterapia 
	POLO: Guarulhos
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Luciano de Albuquerque Mello
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 
		TEMA DE AULA: Necroses, Inflamação, Lesões reversíveis e irreversíveis. 
=RELATÓRIO:
1. Kwashiorkor é uma forma de desnutrição que resulta de uma dieta pobre em proteínas, mesmo que haja balanço energético (consumo de calorias) adequado ou até excessivo. Sabendo das características dessa patologia, descreva o aspecto microscópico de um tecido hepático com kwashiorkor.
Kwashiorkor é uma doença que ocorre devido à desnutrição devido à falta de ingestão de proteínas, mas ainda há alguma ingestão de carboidratos para manter o suprimento calórico suficiente (caso contrário, pode ser marasmo, que é outro tipo de doença relacionada à desnutrição). Na ausência de proteína, a concentração de albumina no sistema circulatório diminui e, à medida que a pressão osmótica diminui, o indivíduo desenvolve inchaço. A produção de Apolipoproteína responsável pelo transporte de lipídios no fígado também é reduzida, resultando em um estado de repouso do fígado. Portanto, devido à desnutrição causada pela ingestão insuficiente de proteínas (Kwashiorkor), acumulamos gordura e glicerídeos no fígado. Observando pelo microscópio os tecidos hepáticos são glicerídeos ( monoglicerídeos,diglicerideo e triglicerídeo)e depósitos de gordura neutra. A gordura subcutânea é preservada.
2. Elabore um mapa Mental sobre o tema inflamação.
3. Quais são as diferenças morfológica de um hematoma e uma sufusão?
Os hematomas refletem placas difusas, planas e irregulares (quando afetam a pele (ou quando o tamanho é menor que o fluido de coleta) 2-3 cm, o termo "equimoses" também tem sido usado para descrever este tipo de sangramento). Hematoma refere-se à formação de uma cavidade para coleta de sangue ( popularmente conhecido como mancha roxa+ .Já a sufusão trata se o extravasamento de um liquido orgânico ( sangue ou secreção )
4. Através do seu conhecimento adquirido nas aulas teóricas e prática de Patologia, descreva quais células poderão estar presente em uma resposta inflamatória aguda.
A inflamação é a resposta fisiológica do corpo ao dano ou infecção local do tecido. A resposta inflamatória faz parte da resposta imune inata, portanto não é uma resposta específica, mas ocorre de forma padronizada independente do estímulo e poderão estar presentes em uma inflamação aguda neutrófilos, basófilos, mastócitos, eosinófilos, macrófagos, células dendríticas e células epiteliais.

Continue navegando