Buscar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 01: PATOLOGIA GERAL 1. Kwashiorkor é uma forma de desnutrição que resulta de uma dieta pobre em proteínas, mesmo que haj...

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 01: PATOLOGIA GERAL
1. Kwashiorkor é uma forma de desnutrição que resulta de uma dieta pobre em proteínas, mesmo que haja balanço energético (consumo de calorias) adequado ou até excessivo. Sabendo das características dessa patologia, descreva o aspecto microscópico de um tecido hepático com kwashiorkor.
2. Elabore um mapa Mental sobre o tema inflamação.
3. Quais são as diferenças morfológica de um hematoma e uma sufusão?
4. Através do seu conhecimento adquirido nas aulas teóricas e prática de Patologia, descreva quais células poderão estar presente em uma resposta inflamatória aguda.

Essa pergunta também está no material:

Relatório de Prática 1 de Patologia Geral
1 pág.

Patologia Geral Faculdade Maurício de Nassau de MaceióFaculdade Maurício de Nassau de Maceió

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1. No tecido hepático com kwashiorkor, é possível observar a presença de hepatócitos com vacúolos claros, que representam a acumulação de gordura no citoplasma. Além disso, pode haver degeneração hidrópica, que é a dilatação do retículo endoplasmático rugoso, e necrose de coagulação. 2. O mapa mental sobre inflamação pode ser elaborado de diversas formas, mas geralmente inclui os seguintes tópicos: definição de inflamação, causas, sinais e sintomas, tipos de inflamação (aguda e crônica), células envolvidas (neutrófilos, macrófagos, linfócitos), mediadores químicos (histamina, prostaglandinas, citocinas), fases da inflamação (vascular, celular e de resolução) e consequências (cura, fibrose, abscesso). 3. Hematoma e sufusão são lesões traumáticas que resultam em extravasamento de sangue dos vasos sanguíneos. A diferença morfológica entre eles é que o hematoma é uma coleção de sangue confinada em um espaço limitado, como uma cavidade ou um tecido, enquanto a sufusão é uma difusão de sangue em um tecido ou órgão, sem formação de uma coleção. 4. Na resposta inflamatória aguda, as células que podem estar presentes incluem: neutrófilos, que são as primeiras células a chegar no local da inflamação e fagocitam bactérias e outros agentes infecciosos; macrófagos, que são células fagocitárias que eliminam os agentes infecciosos e produzem citocinas; mastócitos, que liberam histamina e outros mediadores químicos que aumentam a permeabilidade vascular; e células endoteliais, que expressam moléculas de adesão e permitem a migração de células inflamatórias para o tecido afetado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais