Buscar

FOLDER TGP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Há terceiros que remanescem terceiros, apesar de terem passado a integrar o processo (assistentes), e outros que, no momento em que passam a integrar o processo, assumem a condição de parte, como, por exemplo, o denunciado à lide ou o nomeado à autoria.
De qualquer maneira, para que terceiro possa ingressar em processo alheio, há necessidade de expressa previsão legal.
Wambier, Almeida e Talamini 
 
UNICEUMA-COHAMA
DIREITO NOTURNO-2ºP
SALA:306
2011
OPOSIÇÃO
 (
Curso 
de Direito Noturno-2ºPeríodo
Uniceuma-Campus-COHAMA
)
 (
DISCIPLINA:
 
TEORIA GERAL DO PROCESSO
PROFESSORA: 
MARJORIE MARANHÃO
EQUIPE:
ANDRESSA
 FERNANDA
FARAILDE DUARTE
GEYSA
 
AZEVEDO
KARINE
 CUTRIM
MICHELA
 MOREIRA
WALTER
 
BARROS
VICENTE
 ADAMO
)
SÃO LUÍS-MA
3ºS
INTERVENÇÃO DE TERCEIROS
OPOSIÇÃO
CONCEITO: FIXAR A PREMISSA DE QUE O TERCEIRO É AQUELE QUE DE ALGUMA FORMA TEM INTERESSE DE ENGRESSAR EM UM PROCESSO, OU PORQUE ELE É INTERESSADO OU PORQUE ALGUÉM QUER QUE ELE INGRESSE.
INICIALMENTE TEMOS AS SEGUINTES MODALIDADES TÍPICAS DE INTERVENÇÃO DE TERCEIROS AUTORIZADAS PELO CPC, ARTIGOS 50 A 80. TAIS COMO: ASSISTÊNCIA, OPOSIÇÃO, NOMEAÇÃO Á AUTORIA, DENUNCIAÇÃO DA LIDE, CHAMAMENTO AO PROCESSO.
A NOSSA MODALIDADE DE INTERVENÇÃO DE TERCEIROS A SER ABORDADA É A OPOSIÇÃO.
OBS: A OPOSIÇÃO DE TERCEIROS COMEÇA NO ART 56 DO CPC,DIZ QUE A AÇÃO DE TERCEIRO QUE INTERVÉM NA CAUSA PARA EXCLUIR AS PRETENSÕES DE AUTOR E RÉU.TRATA-SE DE UMA DEMANDA AUTÔNOMA QUE SE TRANSFORMA EM INCIDENTE DE DEMANDA PRINCIPAL,COM O OBJETIVO DE ENSEJAR O JULGAMENTO SIMULTÂNEO,DEVERÁ SER PROPOSTA POR PETIÇÃO E DISTRIBUÍDA POR DEPENDÊNCIA,SENDO QUE A CITAÇÃO DOS OPOSTOS SERÁ FEITA NA PESSOA DE SEUS RESPECTIVOS ADVOGADOS,PARA CONTESTAR EM 15 DIAS.E QUE PARA ISSO É NECESSÁRIO QUE A CAUSA PRINCIPAL ESTEJA PENDENTE E AINDA NÃO JULGADA,EM PRIMEIRA INSTÂNCIA,OU SEJA,NÃO PODERÁ SER PROPOSTA A OPOSIÇÃO NA FASE RECURSAL,EM SEGUNDO GRAU DE JURISDIÇÃO.
MODALIDADE DE INTERVENÇÃO DE 3ºS:
OPOSIÇÃO
	CPC/1973-Da Oposição
	
*Art 56.Quem pretender no todo ou em parte,a coisa ou o direito sobre que convertem autor e réu,poderá,até ser proferida a sentença,oferecer oposição contra ambos.
	*Art.57. O oponente deduzirá o seu pedido,observando os requisitos exigidos para a propositura da ação(artigos 282 e 283).Distribuída a oposição por dependência,serão os opostos citados,na pessoa de seus respectivos advogados,para contestar o pedido no prazo comum de 15 dias.
	*Art.58 Se um dos opostos reconhecer a procedência do pedido, contra outro prosseguirá o opoente.
	*Art.59 A Oposição, oferecida antes da audiência, será apensada aos autos principais e correrá simultaneamente com a ação, sendo ambas julgadas na mesma sentença.
	*Art.60 Oferecida depois de iniciada a audiência, seguirá a oposição o procedimento ordinário, sendo julgada sem prejuízo da causa principal. Poderá o juiz, todavia, sobrestar no andamento do processo, por prazo nunca superior a noventa dias, a fim de julgá-la conjuntamente com a oposição.
	*Art.61 Cabendo ao juiz decidir simultaneamente a ação e a oposição, desta conhecerá em primeiro lugar.
	
Obs. Na oposição ocorre uma unidade procedimental e decisória, onde o primeiro processo a ser julgado é o processo de oposição e depois o processo principal, em julgamento simultâneo, através de uma única sentença com dois dispositivos, que julga as duas lides.
	Em regra a oposição ocorre após a citação, mas nada impede que ela corra antes, isto porque, conforme o artigo 263 do CPC, o processo existe desde o momento da distribuição da ação.
	Finalmente, cabe-nos apresentar uma síntese do exposto, enfatizando que o instituto da intervenção de terceiros, é um meio que oportuniza a todo aquele que tiver um direito que possa ser atingido, mesmo que de forma reflexa, pelos efeitos da sentença, poderá intervir no processo a fim de acompanhar seu andamento, através de uma das formas de intervenção, dependendo da situação que se encontra ao terceiro interessado ou prejudicado. Constata-se que o Código de Processo Civil esgotou as formas de intervenção de terceiro, inclusive de forma a proporcionar uma oportunidade a todos os que de alguma forma possam ser atingidos pelos efeitos de uma sentença.

Outros materiais