Buscar

EXERCÍCIO DE REVISÃO - ORÇAMENTO

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO DE REVISÃO
RECEITA PÚBLICA E INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO PÚBLICO
1ª) (FCC-SEFAZ/PI-2015) O Governo do Estado do Piauí realizou operação de crédito junto a uma instituição financeira para o recapeamento de rodovias estaduais, contudo, isso não estava previsto originalmente no orçamento. Essa receita deve ser classificada como:
a) extraorçamentária.
b) infraorçamentária.
c) paraorçamentária.
d) orçamentária.
e) orçamentária mista
2ª) (FGV-TJ/RO-2015) As receitas públicas arrecadadas por meio da exploração de atividades econômicas pela administração pública, decorrentes de rendas do patrimônio mobiliário e imobiliário do Estado (receita de aluguel), de preços públicos, de prestação de serviços comerciais e de venda de produtos industriais ou agropecuários são denominadas:
a) derivadas;
b) extraorçamentárias;
c) originárias;
d) permutativas;
e) primárias.
3ª) FCC-TRT/14R-2016) Com relação à classificação da receita orçamentária, a Origem é o detalhamento das Categorias Econômicas “Receitas Correntes” e “Receitas de Capital”, com vistas a identificar a natureza da procedência das receitas no momento em que ingressam no Orçamento Público. São Origens de receitas orçamentárias, EXCETO:
a)  receita de impostos e de contribuições de melhoria.
b)  receita de operações de crédito e patrimonial.
c)  alienação de bens e amortização de empréstimos.
d)  receita industrial e de serviços.
e)   transferências correntes e transferências de capital.
4º) No setor público, há a ocorrência de ingressos extraorçamentários de recursos financeiros de caráter temporário, sendo que, nesses casos, o Estado é mero agente depositário. Ao encontro disso, são considerados exemplos de ingressos extraorçamentários:
a) Os depósitos em caução.
b) As operações de crédito com bancos estatais.
C) A amortização de empréstimos.
d) Os tributos indiretos arrecadados.
e) O produto da alienação de imóveis
5ª) A Receita Orçamentária é classificada nas seguintes categorias econômicas:
a) Receitas Correntes e Receitas Tributárias.
b) Receitas de Capital e Receitas Correntes.
c) Receitas de Capital e Receita Patrimonial.
d) Receitas Orçamentárias e Receitas Extra-Orçamentária
6ª) A contabilidade pública mantém um processo de registro apto para sustentar o dispositivo legal do regime da receita orçamentária de forma que atenda a todas as demandas de informações da execução orçamentária, conforme dispõe o Art. 35 da Lei nº 4.320/1964. De acordo com as Etapas da Receita Orçamentária, é correto afirmar que a etapa denominada “Recolhimento” compreende o(a)
A) transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira.
B) entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente.
C) ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.
D) realização da estimativa da arrecadação das receitas orçamentárias que constarão na proposta orçamentária.
E) evidenciação dos fatos ligados à administração financeira e patrimonial, de maneira que os fatos sejam levados à conta de resultado.
7ª) “Representa o ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta”. Este conceito, de acordo com a Lei nº 4.320/1964, refere-se à etapa da receita orçamentária denominada
A) previsão.
B) lançamento.
C) arrecadação.
D) identificação.
E) Recolhimento
8ª) Conforme a Lei e a Doutrina, são estágios da Receita Pública, EXCETO:
A) Previsão.
B) Recolhimento.
C) Lançamento.
D) Liquidação.
E) Arrecadação
9º) Quanto às etapas de execução da Receita Pública, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1.Previsão. 
2.Lançamento. 
3.Arrecadação ou Recolhimento.
Coluna 2
( 3)Disponibilização dos valores nos cofres públicos através de entrega aos agentes ou bancos autorizados.
(1 )Realização da estimativa de arrecadação daquele determinado ano.
(2 )Verificação de crédito fiscal, cálculo do imposto, identificação do devedor e notificação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A) 1-2-3.
B )1-3-2.
C) 2-1-3.
D) 3-2-1.
E) 3-1-2
10ª) A ordem das etapas da Receita Pública Orçamentária, geralmente, segue o fluxograma a seguir.
Fonte: MCASP (2018)
Há situações em que nem todas as etapas apresentadas estão presentes em todos os tipos de receitas orçamentárias. Por exemplo, se a UFRN receber uma doação em espécie para auxiliar no custeio das ações de enfrentamento à COVID-19, essa receita não passará pela etapa
A) da destinação.
B) do recolhimento.
C) da arrecadação.
D) do lançamento.
11º) A Lei de Orçamento Anual (LOA) deverá ter sua proposta encaminhada do Executivo ao Legislativo, quatro meses antes do término do exercício financeiro e, indicativamente, compreenderá:
A) as prioridades orçamentárias, programas e metas e normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos do orçamento
B) a evolução do patrimônio líquido, a avaliação da situação financeira e o demonstrativo da estimativa e compensação da renúncia de receita e margem de expansão das despesas obrigatórias
C) o orçamento fiscal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o orçamento de investimentos das empresas em que o estado detenha maioria do capital social com direito a voto e o orçamento de seguridade social
D) a avaliação de cumprimentos de metas do ano anterior, o equilíbrio entre as receitas e despesas e a evolução do patrimônio líquido nos últimos três exercícios, destacando a origem e as aplicações dos recursos obtidos com a alienação de ativos
12ª) FCC-TRT/14R-2015) Segundo a Constituição Federal, um dos instrumentos de planejamento é o Plano Plurianual − PPA. No âmbito da União o Plano Plurianual
a) será apreciado pelas duas Casas do Congresso Nacional e terá vigência de dois anos, iniciando-se no primeiro e terceiro ano de mandato do chefe do Poder Executivo.
b) será apreciado pelas duas Casas do Congresso Nacional e terá vigência de quatro anos, iniciando-se, no segundo ano de mandato do chefe do Poder Executivo.
c) será apreciado, apenas, pela Câmara dos Deputados, com vigência de quatro anos, iniciando-se, no segundo ano de mandato do chefe do Poder Executivo.
d) o encaminhamento do projeto de lei do PPA ao Legislativo é de iniciativa exclusiva do Ministro do Planejamento, orçamento e gestão, com vigência de quatro anos.
e) terá vigência de quatro anos, iniciando-se no primeiro ano do mandato do chefe do Poder Executivo.
13ª) FCC-PREFEITURA/TERESINA-2016) O planejamento no setor público requer processo adequado para que se alcance sua efetividade. Um instrumento valioso para isso é caracterizado pelo Plano Plurianual, que
a) cria as receitas necessárias para as despesas de capital a serem consideradas na Lei Orçamentária Anual.
b) estabelece as diretrizes de forma totalizante para o país, deixando a regionalização para a Lei de Diretrizes Orçamentárias.
c) se limita ao planejamento de curto prazo para o governo federal.
d) também deve considerar os programas de duração continuada.
e) estabelece diretrizes e objetivos da administração pública, sendo as metas tratadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
14ª) É CORRETO afirmar que o processo orçamentário compreende as fases de elaboração e execução das leis orçamentárias:
a) Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).
b) Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), apenas.
c) Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), apenas.
d) Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), apenas.
15º) Considerando que a Constituição Federal, ao dedicar um capítulo às finanças públicas, estabelece que a arquitetura do sistema orçamentário é composta por Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei OrçamentáriaAnual (LOA), é correto afirmar:
a) A Lei de Diretrizes Orçamentárias, de iniciativa do Executivo, orienta a elaboração da lei orçamentária anual, dispõe sobre as alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento
b) O Plano Plurianual constitui um plano prévio de preparação de ações de curto prazo, com vigência anual, de iniciativa do Chefe do Poder Executivo e cuja tramitação deve ocorrer no primeiro semestre de cada ano.
c) A Constituição Federal fixa que o Plano Plurianual dever respeitar as disposições da Lei de Diretrizes Orçamentárias e ambas devem estar em consonância com o teor da Lei Orçamentária Anual, sendo que todas elas devem estar adequadas ao planejamento global da ação do Estado.
d) A Lei Orçamentária Anual, de iniciativa do Poder Legislativo, tem competência para eleger as metas e ações prioritárias na execução do orçamento seguinte e deverá dispor sobre o equilíbrio não só entre receitas e despesas como também entre critérios e forma de limitação de empenho

Continue navegando

Outros materiais