Buscar

Prova 22 09 2021

Prévia do material em texto

2ª AVALIAÇÃO – VALOR: 3,00 PONTOS.
DISCIPLINA: FILOSOFIA DO DIREITO
PROFESSOR: DOUTOR FRANCISCO QUINTANILHA VÉRAS NETO
ALUNO(S):MATRÍCULA(S):
DATA: 26/08/2021
PRAZO-26/08/2021-LIMITE: 27/08/2021-29/09/2021.
É PERMITIDO FAZER ESTA AVALIAÇÃO INDIVIDUALMENTE OU EM DUPLA.
ATENÇÃO: No caso de plágio ou flagrante que desrespeitem os direitos de terceiros, o(s) trecho(s) não será(ão) considerado(s) para efeitos de pontuação.
·	DISSERTE SOBRE A FILOSOFIA DO DIREITO EM HEGEL SALIENTANDO A SUA VISÃO DO
·	 A) ESPIRÍTO ABSOLUTO, DA DIALÉTICA; 
·	Na perspectiva do filósofo alemão a filosófia do direito ,tem a idéia de como ser pensada ,como um sujeito absoluto ,que ao ser exteriorizada se constitui em uma realidade objeitvada e na segunda natureza espiritual .No plano espírito (finito) ,a filosofia especulativa aresenta idéia infinita,como o sujeito do Direito ,da moralidade e da eticidade,que são momentos de espírito objetivo são formas de manifestrações de idéias . A filosófia do direito ou Direito natural é a ciência do estado em compêndio se encontra o elemento alvo da crítica marxiana a concepção especulativa do Estado moderno ,crítica que se baseia no fundamento do Direito e da Ciência .Para Hegel a ciência consiste em sua apresentação de automovimento do espírito ,na autoexposição da vida espiritual .A ciência filosófica do Direito tem tem de partir de um conceito de desenvolver a idéia, enquanto essa é a razão de um ob-jeto ,ou dirigir o olhar para o próprio imanente da coisa mesma de idéia e liberdade . A razão opera nesses dois momentos do conceito ,a sua efetivação e a seu autoconhecimento folosófico. .O movimento real pelo qual se apresente o Direito à própria realidade efetiva,e identico a captação desse mesmo movimento pelo próprio espírito em um retorno reflexo-especulativo. Para Hegel o espírito essencialmente age. ,se faz o que ele é em si ,seu ato, sua obra , e assim se torna objeto de si. Para dialética de Hegel toda tese existe uma antítese ,sempre houve e sempre haverá as contardições na sociedade Contradição é o que move o mundo estrutura mais realidade ,idéia de constante mudança. ,Dialética move o mundo . Todas as mudanças que vem da sociedade estão em constantes mudanças . O ESPÍRITO ABSOLUTO Consciência em si ,você usa a razão para viver em sociedade ,em estado de harmonia ,mas nem todos alcançam esse estagio . O Direito vem da convivência da socieadde ,atrvés das normas morais do povo .(arte , religião e filosofia).Para Hegel o processo dialético comprreende um momento de afirmação abstrata e outra da negação ,e o posterior racional positivo ,uma ligação de real e racional . 
·	 B) DO ESTADO; O Estado é a manifestação de espírito ,nele estando as noçôes de moralidade e de liberdade que cumpre a missão racional .é uma realidade através de ato de idéia moralç ,objetivo de si por si .Estado é um estágio evolutivo dos corpos, razões humanas ,que oferece aos cidadões a ordem , o imperio da razão ,tem como objetivo na prática a racionalização substancial moral.,uma sociedade em organização jurídica -direito positivo .O Estado só se completa quando arealidade for necessária racional,o Direito e o Estado são o local em que Hegel vai enxergar a racionaliddae qualificar o sistema de Direito. Na cocepção Hegiliana,é possível chegar na síntese social individuais ,resgatar novamente a idéia de coesão social. .Realiza a plenitude da junção entre o ser o dever ser ,o indivíduo está conectado com o Estado.Estado dá uma significação aos indivíduos com uma objetividdae ,aí entra o dialético entre o indivíduo e o Estado ,portanto não ´uma folosofiaabsoluta para Hegel,o Estado é a realidade e se tornam racionais.Pressupõe que os indivíduos proprietários se reconhençam na própria esfera do mercado . Hegel é a manifestação do próprio Estado,revolução idealista ,é o cerebro ,centralização burocrática ,cobra impostos e processo de lutas 
·	C) SOCIEDADE --É a idéia dos burgueses Direito Universalista,juspositivismo,teoria geral,transformação da mudançae muitas revoluções .pois é formada por mudanças se volta para o aspecto histórico para a realidade.Tem específicidade viva ,não ignorar as mazelas da realidade.Não se constroi na dicotomia a uma inteligação no plano de idéias e a realidade do real e racional ,não podendo ser separdos um do outro. Não descarta o impírismo próprio . "SER RACIONAL" o que se apresenta ,idéia da liberdade ,sociedade livre e universal para todos ,liberdade para todos indivíduos se sentirem realizados todos por iguais. Direito positivo jurídico uma liberdade internacionalizada ,almejada com consciência de sua liberdade ,através da moralidade, onde se respeitam e se reconhecem ,uma liberdade formal e abstrata ,tange as instituições ,famílias,sociedade Civil Estado ,não se diferencia do estado de natureza ,não é teológica como na sociedade da idade média ,não é uma sociedade social e política ,é uma sociedade despolitizada sem política. Os indivíduos são livres ,na esfera privada,indivíduos são autonômos ,livres ,estão preocupados com os seus interesses individuais ,é uma relação com o outro, nunca são isolados. Precisam se satisfazer as suas necesssidades .N asociedade Cívil tem a mediação da produção do trabalho ,onde as riquezas e bens se estabelecem .Sem o tabalho não há produção de propriedades , não há a satisfação das carências e de suas vontades e necessidades dos indivíduos . Sociedade Cívil é o antagonismo , plebe ,mas tabém há pobreza , mas Hegel não expõe muito .Para Hegel a momento Constituinte que é a justiça ,é um bem necessário para garantir a ordem , evitar os conflitos ,propriedade privada .Hegel não nega a liberddae , ele efetiva a liberdade e a justiça legitima a liberdade .A administração pelo trabalho realizado através dos interesses são através do trabalho ,essêncial para garantir a cidadania dos indivíduos , a reputação,fas a legitimação da propriedade privada , saúde, moradia, saneamento, direitos fundamentais para a garantia das necessidades básicas . 
·	 D) SUAS CONCEPÇÕES ACERCA DO DIREITO NATURAL E POSITIVO. (0,6 PONTOS)
·	Direito natural se funda no direito da razão a priori ,pertence a cada um naturalmente independentemente do direito ,trata daquilo que se tem em função da natureza não está submetido ao outro a um arbítrio ,igauldade natural ,impossibilidade moral de estar abrigado além daquilo que obriga a todos ,direito natural pode ser compreendido ou visto como um direito social para Kant A liberdade para Kant no estado de natureza podera ser compreendida como independência do arbítrio do outro ,a liberade natural não se extingue da igualdae natural .Positivismo para Hegel ,dominou o poder passando em cima de um cavalo pela Prussia ,Direito positivo está na razão Direito resolve a norma justa,o Estado que dá a razão ,a propriedade é privada ,tem que respeitar a justiça do Estado. Pra Hegel dialética as coisas são históricas,filosófia do Direito ,a razão está o Estado ,o estado impõe,produção da razão idéia de família social,a humanidade evolui Página 258 livro " O Estado é a razão em si e para si" Discondância iluminista para Kant. .Hegel diz que Direito justo é o positivo não é o natural .Para Hegel a experiência ciência se volta ao impirísmo por meio do entendimento negativamente racional ,positivamente irraacional, estático .Direito natural começa desde o seu nascimento, a partir do momento em que você tem direito a vida . Natural é imutável ,eterno ,não se modifica,não é criado pela sociedade ,é universal, sempre vai existir . O Natural cai a partir em que nasce a escrita Direito positivo é o conjunto de regras e normas jurídicas para a sociedade imposto pelo estado .Direito é escrito e mutável ,ele tem a necessiddae de mudar e se aperfeiçoar as leis, e se modificam para a melhoria da sociedade ,Estado se impõe para manter a solução dos conflitos . 
·	DISCORRA SOBRE:
·	 A) O ROMANTISMO; 
·	 Romantismo foi movimento cultural crítico na visão racionalista ,criticavam que os sentimentos dos humanos não eram considerados na sociedadeindustrial mecanizada . .A natureza era força vital como uima resposta ao mundo urbano na medida em que se expandia .A razão de Deus era explicada pela sociedade como uma razão da supremacia iluminista b,e vai passando ater uma concepção emocional e mistíca , por que Deus fala com o coração e não da razão. Hegel era um crítico do sentimentalismo romântico .Romantismo é o momento filosófico cultural e artístico ,enfatizao "eu" ,tem a criatividade, a imaginação e o valor da arte . Emana fortes emoçôes ,tem como fonte da experiência estética.Era representado por meio das artes visuais,da música filosófica,a sua fundamental idéia era que o universo se baseava em uma entidade única , de valores da vida .Tem o predominío das emoções pois os sentimentos estão acima da razão. Na visão do romantismo falsifica a realidade das entidades desconectadase inogrgânica,e a melhor forma de se perceber a realidade será por meio dos sentimentos subjetivose pela intuição .Hegel foi o principal expoente do idealismo alemão ,o seu ponto éra o racionalismo ,e sua principal obra é a fenomenológia do espírito ,os princípios da filosófia do direito e lições sobre a história da filosófia . Para Hegel entender a realidade como espírito e não como substância ,mas entender como um sujeito .é o pensar a realidade como um processo e movimento ,não apenas como uma substância algo ou coisa . .A realidade como espírito possui vida própria ,movimento dialético ,para Hegel a realidade não é estatica ,e sim dinâmica .Hegel dominou a dialética ,essa dialética é a aplicação ,e a realidade para Hegel é o verdadeiro devir ,onde um prepara o outro ,e para isso acontecer tem que ser negado o anterior ,tese , afirmação , síntese é negação , contradição, o novo que surge dos opostos . Hegel ensina como prensar de forma frutífera ,o espírito para Hegel tem a consciência de si mesmo ,o espírito fica mais consciênte do valor intríseco. 
·	 B) FEUERBACH; é um dos grandes influenciador de Marx ,a divindade do homem é o escopo final da religião . A idéia de que o homem é o que come ,para Feuerbach a tarefa da filosófia não é provar que o ser humano foi criado por Deus ,mas inversamente ,que Deus é produzido pelo ser humano ,não foi a idéia de Deus que criou ,mas o ser humano que criou a idéia de Deus . Resolve a essência religiosa na essência humana ,mas a essência humana não é uma abstração inerente a cada indivíduo ,na sua realidade ela é o conjunto das relações sociais. Feuerbach tece a religião com parte do pressuposto que o homem tem consciência de si mesmo ,ele é capaz de se tornar sua própria essência com objeto da sua consciência. Para Feuerbach a oposição entre o divino e o humano é apenas ilusão ,é uma ilusão de essência humano e indivíduo que é objeto e o conteudo da religião é humano . .A religião não vai me se ocupar de Deus mas sim do ser humano. O homem aliena-se de si mesmo. O homem pode se transformar em um crítico ,usando a consciência ,se tem uma compreensão do mundo a partir do seu pensamento sobre a compreensão do mundo onde os indivíduos se orientam através de suas vidas . 
·	 C)MARX; Para Marx a sociedade civil é constituída de pessoas reais,age de acordo com suas vontades e circunstâncias que determinam configuração do Estado ,ou seja o home é produto da socieddae civil. Mrax afirma que não é a consciência dos homens que determina seu ser,mas ao contrário ,é o ser social que determina a sua consciência ,método dialético para Marx. é adaptado a sua teoria ,cria o materialismo histórico que considera o modo de produção da vida material para a satisfação das necessidades humanas ,como o motor é a base da explicação da história.Pra Marx a satisfação das necessiddaes humanas não é apenas uma entre as outras atividade,mas de constituir uma condição fundamental de toda história .A produção de matéria prima para matéria humanamente utilizável ,os homens não paenas satisfazem necessidades como também se enquadram em relações sociais das quais se relacionam com aprória natureza. 
·	 D) A ESCOLA DE FRANKFURT; Escola de Frankfurt recebeu esse nome por que seus princípais representantes integravam o Institutoo de Pesquisas Sociais de Frankfurt , na década de 1930.Existia uma crítica sobre esse grupo fez das sociedades desnvolvidas ,exerceu uma poderosa influência sobre movimentos de contestação da segunda metade do século XX,particularmente as manifestações estudantis de 1968 na França. A Instituição lançou os fundamentos da teoria crítica ,uma expressão que designou um conjunto de ´déais sobre acultura conteporânea,baseadas no marxissismo , mas abertas para influências que o pensamento em movimento . Segunda fase do pensamento ,mais pessimista veio após a guerra mundial,com a ascessão do nazismo ,os principais representanters da escola refugiaram-se nos Estados Unidos ,entre eles Horkheeimer,que lecionou na Universidade de Columbia em Nova York,até 4949,quando regressou a Frankfurt .Pra derrotar o fascismo não bastou uma revolução ,foi precispo uma guerra ,com o terror stalinista deixou profundas marcas no pensamento marxista .
·	 E) KIERKEGAARD, HANNA ARENDT ;Kierkegaard, o cristianismo era tão grandioso e irracional que só podia haver ,para ele era impossível ser" só um pouco"cristão ou cristã.Jesus ressucitou no dia de domingo ou não . ,ele ressuscitou verdadeiramente dos mortos. ,se ele moreu verdadeiramente por nós. ,para ele isso é muito grandioso. ,para ele a igreja era valiosa para os cristãos no seu tempo, pois hávia uma relação pedante dos religiosos .A razão e religião era como àgua e fogo . Kierkegaard tinha iniciado os estudos em teologia aos dezessete anos, mas seu interesse por filosófia .
·	 HANNA ARENDT; Hanna Arendt desenvolveu a teoria da dignidade da pessoa humana ,tinha a idéia de que não era possível adquirir, atribuir uma correspondência monetária ao homem ,para Kant o ser humano possui um fim a si mesmo ,não estava subordinado a elementos externos, por ser um ente autonômo enquanto ,por ser racional possuia dignidade .Para Kant não era somente a verdade ,mas os deveres morais decorrente da aplicação do imperativo categórico ,não se pode atribuir um preço ao indivíduo 
·	 F)DELEUZE E GUATARI --Deleuze inicia sua filosófia contra a história oficail,tradição metafísica,a obra princípal de sua crítica é um ant-hegeliano o filosófo da representação. .Deleuze procura novos tipos de filosófia,a abordagem pela arte. Ve uma diferença entre maldição ou amaldiçoadop por estra preso na rep´resentação.Filosófia de Deleuze e Guattari é denominada pela própria realidade superando a dicotomias do consciente e inconsciente ,natureza e história, corpo e alma,o seu modelo de realização não é a hierarquização da àrvore -raiz ,mas a pluralidade do rizoma.Constroem seu pensamento através do rizoma. Rizoma é a construção do pensamento onde os conceitos não estão hierarquizados ,e não partem de um pontpo central de outro centro do poder de referência ,funciona através de encontros e agenciamentos de uma verdadeira cartográfia de multiplicidades ,mapa voltado a uma experimentação encarado no real . Guattari 1991,papel do filosófo é "devir" concieito e não de descobrir essências ,descobrir a realidade ou contemplar o universo .A filosófia está lado a lado da ciência ,com a arte nos conceitos. .Deleuze é o que cria conceitos ,esses precisa ser entendido como algo distânciado ,definição ,revelar alguma coisa e não é universal . Conceito relativamente a uma parte da existência do universo ,idéia, razão, o eu de cartesiano .Não faz sentido o conceito existir se antes não existir um problema,atarvessar,complementar ou se opor. .O conceito de manemcia o lugar se movimenta.Ex: mar e a água que toca a ilha ,entram em conexão com os conceitos ,se movimenta no plano de Manencia .é a vida própria ,articula os conceitos e faz com que eles se movimentam dentro do plano de imanencia Cria as respostas aos problemas ,e não se tem o encaixe perfeito .Não é criado para ser estático e universal,é provisório .Praa Sócrates e Platão faz comque os conceitos platonicos se configurem. .A idéia de geofilosófia ,se volta para os seus primordidos não mais de idéia de sujeito ,mas como podemos lidar com a idéia sobre a terra . Geo- palno manência, Filo-personagem conceitual, Sofia-conceito .Propos coisas liga ao plano de manência que é a terra ,criada pór conceitos para problemas e não para outros conceitos . Conceito de Rizoma é sistema descentralizado com instâncias reais e virtuais ,tudo é composto por máquinas ,estão em um constânte " devir" ,constante fluxo de ser ,onde uns aos outros se interagem . Devir constante mudança da diferença . Multicidades não é o único objeto e sim multiplicidade e não uma realidade . De forma substâncial e não objetiva ,vista como uma metáfora para o desenvolvimento do conhecimento Sem hierárquias ,sem períferias, sem centros.é descobrir novas formas de pensar conceitos ,pensante sempre voltado as suas origens .São nossos organizações sociais ,ppara encontarmos soluções dos problemas no mundo em que nós habitamos ,utópia com conceito Rizomatico0,miséria , pobreza, isso por causa das hierárquias para viver no mundo mais justo temos que ter que imaginar o Rizoma .Não há outra saída a não ser Devir revolucionário diante das pressões , das necessidades, da tirania não elimina o entusiasmo . 
·	 G) JURGEN HABERMAS. (0,6 PONTOS) Filosófo alemão um dos dos mais ilustres representantes da segunda geração da escola de Frankfurt,crítico da doutrina positivista e do tecnicismo.Jugen Habermas nasceu em Dusseldorf,em 1929,graduou-se em 1954,com uma tese sobre
·	A) DISSERTE SOBRE A FILOSOFIA DE SCHOPENHAUER E NIETZSCHE EXPRESSANDO AS DIFERENÇAS ENTRE ESSES DOIS AUTORES.
·	 SCHOPENHAUER é conhecido como o filósofo da vontade ,ele se afasta de Kant ,a vontade é a sua própria essência da subjtividade,isto é do "eu" ,a razão do homem está subjugada a vontade segundo SCHOPENHAUER .No homem a vontade é o fundamento do querer viver,do sentimento de posse , de domínio ,e de se afirmar" o casamento é o martirio da reprodução",enchergamos o mundo da forma em que vivemos ,afirma que o mundo não tem sentido até darmos ou encontrarmos um sentido ,ele é a vida ,se você não for uma boa companhia para si mesmo ,vc não será´para ninguém ,ser sozinho e solitário, são coisas diferentes .Você pode estar sozinho e acompanhado por si mesmo sem se sentir solitário.A vontade de um cego robusto que enxerga ,o ser humano está em constante processo de libertação .Já NIETZSCHE 
·	 direcionou seu foco para o estudo da moral,religião, das ciências , das artes ,sua filosofia possui caráter assistemático e fragmentado ,diz que o saber chega pela percepção do que pela razão,valoriza os meios primitivos e sdiz que as manifestações artísticas são muito mais perceptiveis do que a intelectualidade de Parmênides, ,a essência das coisas não muda, O mundo para Nietzsche não é a ordem da racionalidade ,mas sim uma desordem e irracionalidade ,para ele a moral não se passava de uma ilusão, por isso descratou o homem como ser racional .Para ele o homem tinha que ter a conciência do mundo real e de seu próprio corpo ,não tinham que viver nas ilusões e tomar decisões através de pensamentos irreais. O homem que usa a razão para viver pode suportar quase tudo . A moral racionalista que defende a razão acima da percepção foi inventada pelos fracos para poder dominar e controlar os fortes de uma forma que se tornassem fracos. A sua crítica a platonismo é a igreja católica ,ele valoriza a razção acima de tudo e qualquer sensação ,defende que não devemos ter valores impostos pela moral ou religião ,devemos ser livres para nós tomar as nossas decisões ,o homem não pode ser dominado pela decadência da moral Grega. ,o problema da nossa humanidade para Nietzsche está na forte preocupaão em viver conforme o espírito apalíneo(razão) como pode levar ao caos ,é preciso viver um pouco com dois espíritos o da lucidez e dos excessos. 
·	 B) TEÇA COMENTÁRIOS, SOBRE A GRANDE ALIANÇA DO TEXTO DE PAULO BARROSO
·	As massas políticas ideologia,inversão da realidade-falsificada,interesse de determinado grupo,reformismo.Teoria dos 3 estados deriva dessa direitos sociais,para se estabilizar. No século XIX questão da vontade popular e do conhecimento minímo por parte dos governados no final formação partidos de massa . Sufragismo e soberania popular ,pressão primária dos povos. O movimento sufragista foi amplo movimento ocorrido em vários países democráticos do mundo no final do século XIX e início do século XX para organizar lutas de mulheres pelo direito sufrágio(voto).Constituiu em lutas de reinvindicações pela participação das mulheres ,dando a elas o direito de votar.As massas políticas transacionais surgem no século XIX ,internacionalismo ,operário proletários de todo mundo unidos na pregação do manifesto comunista de Marx. Aliança entre o racionalismo e o historicismo pelas elites,vitorianos como contraposto .Racionalismo jurídico com certo reformismo social.Reavivar o racionalismo utópico guerra contra o pensamento jurídico clássico .Historicismo sobrevive como tradicionalismo ,argumentos jurídicos finalmente ,predominante da grande aliança sobre a política (pragmático) técnica (análise conceitual ,síntese e equilibrio) reflexivo ou referência democrática contínua que prevalece no Direito . Uso da teoria de Hegel teve influência para a nosa teoria de hoje ,evolucionismo -evolução dos costumes ,luta pela vida .De uma lado costume constói ,século XIX Estados Nacionais História do Direito povo sem democrácia ,surgiu medo ,idéai de concentração racionalismo,costumes-vontade popular -espiríto do povo. as teorias críticas abraça esse Direito . 
·	 C) A PERSPECTIVA DA HERMENÊUTICA ONTOLÓGICA DE HEIDEGGER NO TEXTO DE JOAQUIM KRELL (0,6 PONTOS) A prespectiva da hermeneutica ontológica de Heidegger no texto de Joaquim Krell interpretação da facticidade da estrutura ontologica em relação a fenomenologia do seu mestre Hussel intuição subjetiva individual ,consciência transcendental. A procura de uma forma de falar ontólogica-criação de palavras próprias por Heidegger ,a criação de linguagem . Latinização dos termos Gregos na filosófia -a fala revela o mundo ,o próprio ser se revela atarvés de palavras . A fenomenologia ontológica e listencial Heideggeriana fala da inautenciddae da forma jurídica ,a ídéia do Direito leva a uma sobrevalorização da compreensão em detrimento da aplicação e da argumentação .Heidegger vê em sua ontologia fundamental a realização do homem para com o mundo à luz de sua existência com o cuidado e a preocupação e compreensão . é através da linguagem que marca a determinação do homem ,é atarvés dela que se que se esclarece o sentido do ser enquanto verdadeira essência ,capaz de ser revelada mediante reflexão filosófica -ontologica hemeneutica "Ser -aí " A linguagem torna a casa do ser ,a voz do ser,clareira do ser ,isso significa trazer a luz que dá acesso aos significados. Declara o compreender em si ,como destino constitutivo do ser humano ,que seria dominado pela compreensão do ser antes do poder de investigar algo científicamente .A Hermenêutica -a coisa se manifesta no encontro direto com o homem , sendo capaz de compreender mediante captação das pontecialidades reais do ser ,pois a compreensão não depende de uma interpretação indivídual de conceito relacionada a coisas .O homem não precisa mais ultrapassar os limites da consciência interna do seu eu para chegar ao mundo afora ,pois nesse mundo tudo se compreende ,cuida e se preocupa com algo .O homem não é só razão ,tem paixões , emoções .A razão científica iluminista ,é o poder substituido da religião .A visão de Heiddger parte da premissa de que é a pr´pria vida e não o sujeito.é o seu pensante que torna real a sua tendência ,ocultando como é a experiência fundamental da vida . Heiddger assumiu o modelo de uma Hermenêutica -ontológica -fundamental expondo as razões pelos quais O " SER -AÍ " sempre implica naquilo que ele entende em comprrender a si mesmo. 
·	A) DISSERTE SOBRE A FILOSOFIA DE SCHOPENHAUERE NIETZSCHE EXPRESSANDO AS DIFERENÇAS ENTRE ESSES DOIS AUTORES..
·	 SCHOPENHAUER é conhecido como o filósofo da vontade ,ele se afasta de Kant ,a vontade é a sua pr´pria essência da subjtividade,isto é do "eu" ,a razão do homem está subjugada a vontade segundo SCHOPENHAUER .No homem a vontade é o fundamento do querer viver,do sentimento de posse , de domínio ,e de se afirmar" o casamento é o martirio da reprodução",enchergamos o mundo da forma em que vivemos ,afirma que o mundo não tem sentido até darmos ou encontrarmos um sentido ,ele é a vida ,se você não for uma boa companhia para si mesmo ,vc não será´para ninguém ,ser sozinho e solitário, são coisas diferentes .Você pode estar sozinho e acompanhado por si mesmo sem se sentir solitário.A vontade de um cego robusto que enxerga ,o ser humano está em constante processo de libertação .Já Nietzsche direcionou seu foco para o estudo da moral,religião, das ciências , das artes ,sua filosofia possui caráter assistemático e fragmentado ,diz que o saber chega pela percepção do que pela razão,valoriza os meios primitivos e sdiz que as manifestações artísticas são muito mais perceptiveis do que a intelectualidade de Parmênides, ,a essência das coisas não muda, O mundo para Nietzsche não é a ordem da racionalidade ,mas sim uma desordem e irracionalidade ,para ele a moral não se passava de uma ilusão, por isso descratou o homem como ser racional .Para ele o homem tinha que ter a conciência do mundo real e de seu próprio corpo ,não tinham que viver nas ilusões e tomar decisões através de pensamentos irreais. O homem que usa a razão para viver pode suportar quase tudo . A moral racionalista que defende a razão acima da percepção foi inventada pelos fracos para poder dominar e controlar os fortes de uma forma que se tornassem fracos. A sua crítica a platonismo é a igreja católica ,ele valoriza a razção acima de tudo e qualquer sensação ,defende que não devemos ter valores impostos pela moral ou religião ,devemos ser livres para nós tomar as nossas decisões ,o homem não pode ser dominado pela decadência da moral Grega. ,o problema da nossa humanidade para Nietzsche está na forte preocupaão em viver conforme o espírito apalíneo(razão) como pode levar ao caos ,é preciso viver um pouco com dois espíritos o da lucidez e dos excessos. 
·	 B) TEÇA COMENTÁRIOS, SOBRE A GRANDE ALIANÇA DO TEXTO DE PAULO BARROSO E-
·	As massas políticas ideologia,inversão da realidade-falsificada,interesse de determinado grupo,reformismo.Teoria dos 3 estados deriva dessa direitos sociais,para se estabilizar. No século XIX questão da vontade popular e do conhecimento minímo por parte dos governados no final formação partidos de massa . Sufragismo e soberania popular ,pressão primária dos povos. O movimento sufragista foi amplo movimento ocorrido em vários países democráticos do mundo no final do século XIX e início do século XX para organizar lutas de mulheres pelo direito sufrágio(voto).Constituiu em lutas de reinvindicações pela participação das mulheres ,dando a elas o direito de votar.As massas políticas transacionais surgem no século XIX ,internacionalismo ,operário proletários de todo mundo unidos na pregação do manifesto comunista de Marx. Aliança entre o racionalismo e o historicismo pelas elites,vitorianos como contraposto .Racionalismo jurídico com certo reformismo social.Reavivar o racionalismo utópico guerra contra o pensamento jurídico clássico .Historicismo sobrevive como tradicionalismo ,argumentos jurídicos finalmente ,predominante da grande aliança sobre a política (pragmático) técnica (análise conceitual ,síntese e equilibrio) reflexivo ou referência democrática contínua que prevalece no Direito . Uso da teoria de Hegel teve influência para a nosa teoria de hoje ,evolucionismo -evolução dos costumes ,luta pela vida .De uma lado costume constói ,século XIX Estados Nacionais História do Direito povo sem democrácia ,surgiu medo ,idéai de concentração racionalismo,costumes-vontade popular -espiríto do povo. as teorias críticas abraça esse Direito . 
·	C) A PERSPECTIVA DA HERMENÊUTICA ONTOLÓGICA DE HEIDEGGER NO TEXTO DE JOAQUIM KRELL (0,6 PONTOS)
·	 A PERSPECTIVA DA HERMENÊUTICA ONTOLÓGICA DE HEIDEGGER NO TEXTO DE JOAQUIM KRELL (0,6 PONTOS) A prespectiva da hermeneutica ontológica de Heidegger no texto de Joaquim Krell interpretação da facticidade da estrutura ontologica em relação a fenomenologia do seu mestre Hussel intuição subjetiva individual ,consciência transcendental. A procura de uma forma de falar ontólogica-criação de palavras próprias por Heidegger ,a criação de linguagem . Latinização dos termos Gregos na filosófia -a fala revela o mundo ,o próprio ser se revela atarvés de palavras . A fenomenologia ontológica e listencial Heideggeriana fala da inautenciddae da forma jurídica ,a ídéia do Direito leva a uma sobrevalorização da compreensão em detrimento da aplicação e da argumentação .Heidegger vê em sua ontologia fundamental a realização do homem para com o mundo à luz de sua existência com o cuidado e a preocupação e compreensão . é através da linguagem que marca a determinação do homem ,é atarvés dela que se que se esclarece o sentido do ser enquanto verdadeira essência ,capaz de ser revelada mediante reflexão filosófica -ontologica hemeneutica "Ser -aí " A linguagem torna a casa do ser ,a voz do ser,clareira do ser ,isso significa trazer a luz que dá acesso aos significados. Declara o compreender em si ,como destino constitutivo do ser humano ,que seria dominado pela compreensão do ser antes do poder de investigar algo científicamente .A Hermenêutica -a coisa se manifesta no encontro direto com o homem , sendo capaz de compreender mediante captação das pontecialidades reais do ser ,pois a compreensão não depende de uma interpretação indivídual de conceito relacionada a coisas .O homem não precisa mais ultrapassar os limites da consciência interna do seu eu para chegar ao mundo afora ,pois nesse mundo tudo se compreende ,cuida e se preocupa com algo .O homem não é só razão ,tem paixões , emoções .A razão científica iluminista ,é o poder substituido da religião .A visão de Heiddger parte da premissa de que é a pr´pria vida e não o sujeito.é o seu pensante que torna real a sua tendência ,ocultando como é a experiência fundamental da vida . Heiddger assumiu o modelo de uma Hermenêutica -ontológica -fundamental expondo as razões pelos quais O " SER -AÍ " sempre implica naquilo que ele entende em comprrender a si mesmo. 
·	DISSERTE SOBRE A FILOSOFIA DO DIREITO NO AMBITO DA FILOSOFIA DECOLONIAL PROBLEMATIZANDO QUESTÕES COMO:
·	 A) SUBALTERNIZAÇÃO;
·	 B) RACISMO ESTRUTURAL -
·	 O racismo estrutural não é natural,mas algo contínuo ao longo da história e da sociedade, onde entram em choque entre raça branca e negros. A violência entre a raça negra é alarmante nos dias atuais ,atingindo principalmente cidadãos das classes mais vulneráveis das períferias .Existe uma taxa muito alta de homicídios ,as mulheres estão entre as mais afetadas ,muitos feminicídios,violência doméstica , desigualdades. No Brasil o movimento feminista negro começou na década de 1970,teve como marcop o Encontro Feminista Latino Americano. é preciso entender o racismo estrutural como um fenômeno conjuntural ,é algo que perpassa todas as esferas de poder das redes publicas e privadas.políticas,econômicas,produção e cultural A maioria dos apenados são da raça negra e pobres. Achille Mbembe,também faz referência a Foucault ,afirma que o racismo e a raça são conceitos de finidos pelo estado de tal forma que sempre vai utilizar tais definições para manter a normalidade dos crimes por eles praticados . O estado que define as práticas sociais em favor de grupos dominantes ,onde se faz produzir o racismo .O capitalismo do Estado estruturado e a economia ,a liberdae de igualdade são são moldados para garantir o controle da sociedade .O Estado age sempre em constante dominação e exceção e estado de sítio .,reproduzindo a guerra ,homicídios ,políticas de repressão e suicídio,descriminalizaçãoracial,eclusãode negros,e a justificativa desta atitudes e o comportamento foram inconstitucionalizados por Estados como o Estados Unidos da América e da África do Sul. Há uma estrutura de desigualdades muito grande entre barncos e negros ,e fragilidade nas políticas públicas para amenizar o enfrentamento .é preciso consciêntizar as pessoas sobre a importância das lutas contra o racismo,muitas injustiças pairam sobre esses indivíduos fragilizados .é visivél a descriminação com a cor da pele, os cabelos , etnias .Preconceito mracial é baseado em esteriotipos e associado em determinados grupos. 
·	 C) O ANTROPOCENTRISMO, DIREITO DOS ANIMAIS COM PETER SINGER, A ECONOMIA ECOLÓGICA TRAZENDO AS REFLEXÕES RELATIVAS AOS DIREITOS HUMANOS QUE ESTÃO RELACIONADAS A ESTES PONTOS NOS TEXTOS DO MOODLE? (0,6 PONTOS)
·	A) REFLITA SOBRE O FEMINISMO E SUA RELAÇÃO COM O COLONIALISMO E O PATRIARCALISMO. O movimento feminista expressa um conjunto de lutas ,une as políticas sociais ,a econômia,,cultura.São divididas em três formas de pensar e atuar ao longo da história A primeira onda do movimento feminista deu-se início do final de século XIX e início do século XX ,na primeira esfera se luta pelo reconhecimento das mulheres casadas ,movimentos sufragistas ,a luta pelo direito de votar e de ser votada ,direito jurídico .Em segundo veio a onda do feminismo conteporâneo ,ocorrido no final dos anos 1960com início do ano de 1970,tem as lutas marcadas por igualdade no âmbito voltado ao social ,um deles a conquista por direitos de as mulheres terem acesso ao mercado de trabalho fora de seus lares . Uma década contra a desigualdade, lutas por direitos iguais ,ter a autodeterminação do uso de seu próprio corpo , a liberdade sexual,lutas contra violências doméstico . Ganha força durante o regime da Ditadura Militar ,lutaram contra a ditadura,implantaram o socialismo ..A terceira onda teve a continuação de críticas onde emana as diferenças entre as mulheres ,classe,etnia,raça, ,racionalidade e religião. Na terceira onda anos 90 ficou mais organizado , a mulher ficou mais ativa na política e na sociedade . Feminismo decolonial ,nomeia uma corrente do feminismo subalternos contra hegemônia que incluem também o feminismo pós- colonial .Através da geopolítica do conhecimento denominado como país do capitalismo ,impõe vários lugares do mundo a uma epistemologia baseada nas categorias modernas universais .Feminismo esta em nossos corpos ,nossa vivência ,uma experiência do sistema que domina alienação vem da dominação ,precisa de uma consciência crítica no mundo onde vivemos e lutar contra as explorações do sistema capitalista . O patriarcado foi estruturado com um processo histórico ,uma estrutura de poder dos homens .Através do mundo do trabalho se dividem em grandes proprietários de homens brancos nos meios de produção e por outro lado as forças do trabalho ,o corpo está inserido no capitalismo ,acumulação primitiva ,consiste em desapegar em relação de calsse ,em reapropriar e desapropriar e logo vem a exploração .Colonização das períferias das grandes cidades ,tiraram os meios de se apropriar ,tem a divisão racial ,o trabalho escravagista ,escravizou o povo já na África teve um processo de Descolonização ,implicou em grandes genocídios. Colonização, racionalização ,divisão hemogenica é nas lutas que se ganha uma consciência crítica de emacipação ,ganha resistência política e social . As mulheres podem transformar a realidade do mundo em que se vive ,apesar de existir muitas desigualdades ,na maioria patriarcal .Noa dias de hoje a Colonização européia é um marco na constituição do capitalismo patriarcal ,e a econômia é a sua dominação ,só faz aumentar as desigualddaes socioeconômicas do capitalismo 
·	 B) DEFINA A IMPORTÂNCIA DO FEMINISMO PARA A FILOSOFIA A PARTIR DOS TEXTOS DE BELL HOOKS, DOS DOCUMENTÁRIOS DE LELIA GONZALES, DE ANGELA DAVIES E DOS TEXTOS DE MARIA LUGONES ACERCA DE FEMINISMO E DESCOLONIALIDADE.
·	 C) APONTE QUESTÕES SOBRE O ARTIGO SOBRE ECOFEMINISMO E O DOCUMENTÁRIO DE VANDANA SHIVA ACERCA DA AGROECOLOGIA E COMÉRCIO AGRÍCOLA INTERNACIONAL.
·	. E) POR ÚLTIMO REALIZE, UMA SÍNTESE DO TEXTO SOBRE O CAPACITISMO CONSTANTE DA PLATAFORMA MOODLE. (0,6 PONTOS)
·	B) RACISMO ESTRUTURAL E- O racismo estrutural não é natural,mas algo contínuo ao longo da história e da sociedade, onde entram em choque entre raça branca e negros. A violência entre a raça negra é alarmante nos dias atuais ,atingindo principalmente cidadãos das classes mais vulneráveis das períferias .Existe uma taxa muito alta de homicídios ,as mulheres estão entre as mais afetadas ,muitos feminicídios,violência doméstica , desigualdades. No Brasil o movimento feminista negro começou na década de 1970,teve como marcop o Encontro Feminista Latino Americano. é preciso entender o racismo estrutural como um fenômeno conjuntural ,é algo que perpassa todas as esferas de poder das redes publicas e privadas.políticas,econômicas,produção e cultural A maioria dos apenados são da raça negra e pobres. Achille Mbembe,também faz referência a Foucault ,afirma que o racismo e a raça são conceitos de finidos pelo estado de tal forma que sempre vai utilizar tais definições para manter a normalidade dos crimes por eles praticados . O estado que define as práticas sociais em favor de grupos dominantes ,onde se faz produzir o racismo .O capitalismo do Estado estruturado e a economia ,a liberdae de igualdade são são moldados para garantir o controle da sociedade .O Estado age sempre em constante dominação e exceção e estado de sítio .,reproduzindo a guerra ,homicídios ,políticas de repressão e suicídio,descriminalização racial,eclusãode negros,e a justificativa desta atitudes e o comportamento foram inconstitucionalizados por Estados como o Estados Unidos da América e da África do Sul. Há uma estrutura de desigualdades muito grande entre barncos e negros ,e fragilidade nas políticas públicas para amenizar o enfrentamento .é preciso consciêntizar as pessoas sobre a importância das lutas contra o racismo,muitas injustiças pairam sobre esses indivíduos fragilizados .é visivél a descriminação com a cor da pele, os cabelos , etnias .Preconceito mracial é baseado em esteriotipos e associado em determinados grupos. 
·	 C) O ANTROPOCENTRISMO, DIREITO DOS ANIMAIS COM PETER SINGER, A ECONOMIA ECOLÓGICA TRAZENDO AS REFLEXÕES RELATIVAS AOS DIREITOS HUMANOS QUE ESTÃO RELACIONADAS A ESTES PONTOS NOS TEXTOS DO MOODLE? (0,6 PONTOS)
·	A) REFLITA SOBRE O FEMINISMO E SUA RELAÇÃO COM O COLONIALISMO E O PATRIARCALISMO
·	O movimento feminista expressa um conjunto de lutas ,une as políticas sociais ,a econômia,,cultura.São divididas em três formas de pensar e atuar ao longo da história A primeira onda do movimento feminista deu-se início do final de século XIX e início do século XX ,na primeira esfera se luta pelo reconhecimento das mulheres casadas ,movimentos sufragistas ,a luta pelo direito de votar e de ser votada ,direito jurídico .Em segundo veio a onda do feminismo conteporâneo ,ocorrido no final dos anos 1960com início do ano de 1970,tem as lutas marcadas por igualdade no âmbito voltado ao social ,um deles a conquista por direitos de as mulheres terem acesso ao mercado de trabalho fora de seus lares . Uma década contra a desigualdade, lutas por direitos iguais ,ter a autodeterminação do uso de seu próprio corpo , a liberdade sexual,lutas contra violências doméstico . Ganha força durante o regime da Ditadura Militar ,lutaram contra a ditadura,implantaram o socialismo ..A terceira onda teve a continuação de críticas onde emana as diferenças entre as mulheres ,classe,etnia,raça, ,racionalidade e religião. Na terceira onda anos 90 ficou mais organizado , a mulher ficou mais ativa na política e na sociedade . Feminismo decolonial ,nomeia uma corrente do feminismo subalternos contra hegemônia que incluem também o feminismo pós- colonial .Através da geopolítica do conhecimento denominado como país do capitalismo ,impõe vários lugares do mundo a uma epistemologia baseada nas categoriasmodernas universais .Feminismo esta em nossos corpos ,nossa vivência ,uma experiência do sistema que domina alienação vem da dominação ,precisa de uma consciência crítica no mundo onde vivemos e lutar contra as explorações do sistema capitalista . O patriarcado foi estruturado com um processo histórico ,uma estrutura de poder dos homens .Através do mundo do trabalho se dividem em grandes proprietários de homens brancos nos meios de produção e por outro lado as forças do trabalho ,o corpo está inserido no capitalismo ,acumulação primitiva ,consiste em desapegar em relação de calsse ,em reapropriar e desapropriar e logo vem a exploração .Colonização das períferias das grandes cidades ,tiraram os meios de se apropriar ,tem a divisão racial ,o trabalho escravagista ,escravizou o povo já na África teve um processo de Descolonização ,implicou em grandes genocídios. Colonização, racionalização ,divisão hemogenica é nas lutas que se ganha uma consciência crítica de emacipação ,ganha resistência política e social . As mulheres podem transformar a realidade do mundo em que se vive ,apesar de existir muitas desigualdades ,na maioria patriarcal .Noa dias de hoje a Colonização européia é um marco na constituição do capitalismo patriarcal ,e a econômia é a sua dominação ,só faz aumentar as desigualddaes socioeconômicas do capitalismo
·	. B) DEFINA A IMPORTÂNCIA DO FEMINISMO PARA A FILOSOFIA A PARTIR DOS TEXTOS DE BELL HOOKS, DOS DOCUMENTÁRIOS DE LELIA GONZALES, DE ANGELA DAVIES E DOS TEXTOS DE MARIA LUGONES ACERCA DE FEMINISMO E DESCOLONIALIDADE- A partir da época do Brasil Colônia surge a nossa história ,nesta época era muito erraizado a cultura de desiguladdaes, repressões do patriarcado As mulheres eram consideradas como suas propriedades dos homens, maridos. a partir deste momento começam as lutas das mulheres para garantir a própria vida ,ao acesso ao mercado de trabalho e os direitos ao voto e a política ,ficou conhecido como a primeira onda do feminismo ,também surge o movimento sufragista ,as mulheres lutavam por garantias de disputar as eleições ,lutavam por liberdade de escolhas ,igauldade e direitos sociais. Movimento feminista é o movimento social,político,econômico tendo o objetivo de discutir por direitos das mulheres .Fazendo com que as mulheres principalmente as negras deixem de ser vítimas do patriarcado na sociedademachista ,das opressões ,tentando conseguir por melhores estruturas na sociedade,com estrutura sociais mais justas e iguais entre as mulheres. Bell Hookcs-teoria feminista,a problemática precisa está em constântes auto crítica ,para que as contradições da sociedade impostas não acabem sendo dentro do movimento .A sociedade em si já é machista,classista .sexista,precisamos estar atentos e vigiar todo momento ,pois a sociedade incorpora um pensamento racista .é preciso discussão de uma auto análise sobre o assunto ,movimentos contínuos devem estar sempre em pauta . O feminismo se consolidou nos EUA a partir dos movimentos das mulheres feministas brancas ,que eram visats com maior facilidade no trabalho,pois eram aprosionadas em seus lares . Sexismo não dá a mulher a sua escolha ,em uma socieddae patriarcal ,com sistemas de opressões ,nas lutas as mulheres brancas conseguem mais vantagens do que as negras .O feminismo não é sobre a escolha de liberdade na sociedade ,é lutar por conquistas de direitos iguais entre asa mulhres Liberdade é relativo , descolonização do pensamento ,que desapropriemos do comprometimento de como o imperialismo Ocidental e o capitalismo transacional ,são eles que legetimam por várias práticas de emancipação .Precisa de uma transformação ,mas isso precisa partir de dentro de si para fora e sair a luta por conquistar o seu espaço. Os homens também precisam ser convidados nessa luta ,temos que desconstruir o inimigo na sociedade. é preciso um trabalho em equipe onde todos estejam engajados e ajudem a construir uma sociedade mais justa contra o racismo e violências .A prática feminista ajuda a construir uma justiça social ,isso faz com que exista uma compreensão mútua entre os indivíduos ,adquirindo a desmitificação de políticas de direitos fundamentais ,com compartilhamento de solidariedade entre as mulheres. O capitalismo também faz com que as lutas feministas sejam produtos ,isso acaba prejudicando o andamento e enfraquece o que se esperava chegar num ideal. Lélia Gonzales-era mestre em sociologia, graduanda em ciências políticas pela Unicamp ,lutava por justiça social ,apoiava os movimentos sociais e das mulheres negras . Fazia parte da Formaçãoa Nacional ,levava o diálogo aos racistas . ,não pensava em um Brasil , mas nas semelhanças das populaçõse negras de todo país,pois a herança se processa nos movimentos de genêro e raças .A raça organiza as classes com as intra - classes , dicute por não ter uma democracia racial para discutir problemas elencados as políticas sociais. Ainda existem muitas dificuldades para alcançar um objetivo com amplas dimensões voltadas as polítcas públicas anti-racistas. O capitalismo fala mais alto ,os recursos são divididos entre as classes 
·	. C) APONTE QUESTÕES SOBRE O ARTIGO SOBRE ECOFEMINISMO E O DOCUMENTÁRIO DE VANDANA SHIVA ACERCA DA AGROECOLOGIA E COMÉRCIO AGRÍCOLA INTERNACIONAL. Para Vandana a reciprocidade entre seres humanos e a natureza devia ser com mais responsabilidade ,pois como precisamos dela ,precisamos também saber preservar e zelar .Mas na práitica isso não acontece ,há uma imensa devastação suicída com o meio ambiente .O que mais se ve é o desmatamento e os recuros naturais cada vez mais em extinção ,seja por uso de agrotoxicos ,fertilizantes .O homem precisa se conciêntizar mais sobre os problemas causados ao meio ambiente partindo dele mesmo. Existe disputa por capital ,isso faz com que o desmatamento cause prejuízo a natureza e aos nativos das cumunidades ,pois os alimentos dessas pessoas muitas das vezes são retiradsos para o seu suistento das próprias terras onde vivem e habitam. Por causa do consumismo capitalista ,essas reservas naturais são desvastadas .é preciso uma luta para eese tipo de injustiçacom o bem mais precioso que vem da natureza ,é preciso ter cuidado e um controle sobre os recursos naturais . O pressuposto do ecofeminismo incidem na análise de questões e preocupações ambientais do ponto de vista feminina ,moralidade,conciência moral,natureza, social . Moralidade indivídual e sociedade individual si mesmo . Moviemto de mulheres Camponesas de SC Década de 80,movimento das mulheres agricultoras teve apoio da Corrente Progressista MMAe igreja católica que defendia a teologia da Libertação. As mulheres tinham interesse nas questões do tabalho .Resgata a preocupação com o uso da natureza.ecofeminismo se refere a diversos estudos fisiológicos sobre as mulheres no meio ambiente .preocupação com a natureza,uma dominação pelo capitalismo causa danos ao meio ambiente trazendo a desvatação ambiental. Não é só biológico que determina a proximidade da mulher ,issdo já fas parte do processo de elas ter contato com os filhos ,cuidando e não é por ser mulher .A natureza teve a partir do iluminismo .Existe uma ligação entre a mulher e a natureza ,a natureza tem ligação com a espiritualidade seguida pela tradição indigena onde mantem suas crenças .Ecofeminismo é o bom selvagem para Rousseau ,pois a mulher conseguiu se liberatr da alienação masculina e volta ao estado de natureza ,a natureza natural .A ligação da mulher com a natureza se relaciona com a natureza mãe e suas gravidades .Existe a dominação do homem ,utiliza o efecofeminismo clássico como se apropria da natureza ,usando como capitalismo industrial e degradando o meio ambiente . 
·	D) PROCURE RELACIONAR OS RESPECTIVOS TEXTOS E DOCUMENTÁRIOS COM A TEMÁTICA DO GÊNERO E A ESFERA DA INTERSECCIONALIDADE ENTRECRUZANDO ESSES ASSUNTOS COM O DOCUMENTÁRIO SOBRE A HOMOFOBIA DA TV SENADO LISTADO COMO ATIVIDADE ASSÍNCRONA. Pela busca de cidadadania e identidade de genêro ações de promoções de Direitos Humanos são inseridos na forma de políticaspúblicas afirmativas ,fazendo com que asociedade compreenda que todos são diferentes uns dos outros, cada indivíduo segue seu padrão individual e sua identidade. Muitos buscam fora de casa um apoio com assistentes sociais, psicologos, advogados, poís vivemos em uma sociedade que presa pela cultura tradicional . No caso de LGBT, muitas das vezes são descriminados pela própria família , existe a rejeição . No caso da TV Senado na Câmera dos Deputados muitos são contrários ,elegam que a medidas são Inconstitucional e absurda ,pois o que está na Constituição é um casal formado por homem e uma mulher,companheiros esses que possam constituir familia e ter filhos .Acabam banindo os direitos dos LGBT,gerando homofobia social praticada por perseguições.Um dos pontos em debate foi sobre implamtar uma cartilha nas escolas públicas ,isso causou muita polêmica , acabaram não chegando a um consenso comum ,mesmo sabendo que homofóbia é descriminação .O que precisa na realidade é estabelecer formas segmentadas ,organizações sociais ,sociedade, Estado..A decoloniedade se emprega para juntos poder pensar sobre os direitos , apresentando que cada um tem sua individualidade e precisa ser respeitada . muitos dessas classes tem dificuldade para serem inseridos no mercado de trabalho por preconceito, descriminação de genero ,raça ,cor. LGBT. Ou mesmo estando no mesmo grupo que frenquentam encontram diversas formas de descriminação, exclusão,são rótulados e oprimidos. Precisa pensar em equidade,o preconceito está estruturado na sociedade ,compreender as relações de denominação ,exploração ,buscando uma união de raças,gênero,sexualidade,etnia,cidadania ,é preciso para que todos vivam em harmonia sem causae homofobia e dewcriminação ,cada um é responsável por sua identidade ,só precisa do respeito .
 E) POR ÚLTIMO REALIZE, UMA SÍNTESE DO TEXTO SOBRE O CAPACITISMO CONSTANTE DA PLATAFORMA MOODLE. (0,6 PONTOS)- Capacitismo está inserido na sociedade,onde rótulam as pessoas com deficiência ,menosprezando,tratando com indiferença, achando que são pessoas inferiores as pessoas ditas como normais. São cosideradas imcapazes para suas atividades Os corpos saudaveis são considerados os normais para a sociedade ,são considerados padrões e o que está inferior a esses sofrem com o preconceito .Capacitismo está em voçê não dar o suporte adequado ao deficiênte ,isso é ume questão social em como buscar auternativas para o bom relacionamento com a pessoa deficiênte Tem muitas empresas que usam essas pessoas para cumprir metas , ou atingir o que a lei demanda , mas preferem os que irão causar menos prejuízo a empresa. Muitos vêem a deficiência na pessoa , e não pessoa com deficiência. Um exemplo de capacitismo está nas paraolímpiadas , incluem os deficiênteas para mostar que a inclusão é realizada , quando na verdade esses deficiêntes nem se quer aparecem nas redes de televisão após o evento. As ações afirmativas existem para tentar dar suporte e fazer a inclusão das pessoas com deficiência , inserindo no mercado de trabalho ,enfrentando conjuntamente barreiras para com essas pessoas ,garantindo uma política para promover e permitindo informações sobre a inclusão dos PcDs dentro da Legislação de políticas antidiscriminatórias .Seria bom mais empatia ,fazer com que as pessoas posasm enxergar os deficiêntes com outros olhos se colocando no lugares delas ,muitos caham que a deficência tem que estar visívies ,,mas muitas das vezes não está. Capacitismo acha que por voçê ter uma deficiência precisam sentir pena mas na verdade o que precisa é a concientização e respeito do ser humano para com o próximo . Sociedade capacitativa usa rótulos para essas pessoas como seres humanos inacapazes, loucos, dementes .Capacitismo- ableism. Lei N° 13.146 de 6 de julho de 2015.Estatuto da Pessoa com Deficiência -forma de Descriminação deve ser ancarado como violação de Direitos. Ato de descriminação preconceito,opressão contra pessoa com deficiência .Praticar ,induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência-Pena reclusão de 1(um) a 3(três) anos ,e multa . Qualquer forma de descriminação contra pessoa com Deficiência é Crime.

Continue navegando