APOSTILA WINDOWS AVANÇADO
33 pág.

APOSTILA WINDOWS AVANÇADO


DisciplinaInfraestrutura de Redes de Computadores450 materiais3.170 seguidores
Pré-visualização7 páginas
Windows Avançado
SUMÁRIO
3INTRODUÇÃO	\ufffd
6INSTALANDO O WINDOWS	\ufffd
8CAPITULO I	\ufffd
8CRIANDO PASTAS E SUB-PASTAS	\ufffd
9SUB-PASTAS	\ufffd
10Exercício	\ufffd
11UM POUCO DE TEORIA	\ufffd
12CAPITULO II	\ufffd
12PAINEL DE CONTROLE	\ufffd
13TEMAS PARA A ÁREA DE TRABALHO	\ufffd
14GERENCIAMENTO DE ENERGIA	\ufffd
15OPÇÕES DA INTERNET	\ufffd
17TECLADO	\ufffd
18CAPITULO III	\ufffd
18ÍCONES E SUAS EXTENSÕES	\ufffd
19LOCALIZANDO UM ARQUIVO	\ufffd
20MANUTENÇÃO DO SISTEMA	\ufffd
22PROPRIEDADES DA LIXEIRA	\ufffd
23PROPRIEDADES DA LIXEIRA ( 2ºa PARTE)	\ufffd
24COPIAR E RECORTAR ARQUIVOS	\ufffd
25CAPITULO IV	\ufffd
25FORMATOS DE DOCUMENTOS OU ARQUIVOS	\ufffd
27SEGURANÇA	\ufffd
28SEGURANÇA ( 2a PARTE)	\ufffd
31CRIANDO UMA CONEXÃO	\ufffd
32CÁLCULOS DE CAPACIDADES	\ufffd
34CONSIDERAÇÕES FINAIS	\ufffd
\ufffd
INTRODUÇÃO
A verdadeira história do windows avançado, destina-se ao conteúdo detalhado desse sistema operacional tão nosso conhecido e usado por muitos em todo o mundo. Mas, dentro desse contexto, surge um outro sistema operacional chamado LINUX, que veio com uma promessa de destronar o windows, mas isso é uma outra história e bastante complicada para iniciantes. Contudo, o windows avançado, destina-se ao ensino e aprendizado da continuação do windows básico, que, por excelência, dominamos.(fique bem claro disso). As oportunidades de aprender o windows avançado, requer um pouco de detalhes finos do conteúdo do básico, entraremos mais em requinte no decorrer do curso. A todo principio, daremos ênfase ao inicio de tudo, desde a instalação de dentro da máquina (sem CD-Rom), como realmente a coisa acontece e os critérios finais desse sistema operacional. Vamos conhecer a história do windows, o sistema DOS, que ainda é fundamental até hoje, aplicativos, extensões, arquivos, propriedades, onde se localizam os arquivos e como localiza-los e o lugar ao qual chamamos de diretório, etc. 
O sistema Windows, em sua parte avançado, você conhecerá os dois lados da moeda, quer dizer, o MS-DOS e o Windows. O DOS, também criado por Bill, era bem administrado pela IBM, ao qual o Bill Gates, o foi oferecer-lhe o novo sistema que tinha criado (Windows). Não foi nem ouvido. Lógico, naquela época, a IBM era o bicho-papão dos sistemas. Por iniciativa própria, e alguns investimentos, fundou a tão famosa Microsoft. Contudo, a IBM se rendeu ao novo sistema, e foi procura-lo. Bill fez o mesmo, e contra-atacou, não vendeu o novo sistema (Windows) e do contrário, a própria IBM teve que, agora, usar o sistema criado por Bill. Foi uma febre e rios de dinheiro para Bill Gates, até hoje. Bill que se cuide, para os papeis não se invertam dessa vez com LINUX. Se liga Bill.
Já que você conheceu uma pouco da história dos sistemas operacionais, vamos começar com a instalação do sistema operacional windows, os primeiros passos e a criação do BOOT. Então, mãos a obra.
 
NOTA AO ALUNO
José Luiz Barbosa Júnior
Professor de informática
	Prezado aluno. Se você esta lendo essa importante nota a seu respeito é por que você conseguiu uma das procuradas vagas para esse curso, leia com atenção seu conteúdo, pois o despertará até a sua conclusão. 
Todo o desempenho contagiante e participação efetiva só dependem de você. Todos os esforços foram feitos para estarmos aqui desenvolvendo essa tecnologia da informação para o seu conhecimento futuro e disciplinar, tanto que muitos órgãos governamentais foram envolvidos, e muito trabalho será feito para mantermos essa tão almejada conquista que é um curso de informática para a sua comunidade. Muitas outras comunidades, como a sua, também estiveram \u201cconcorrendo\u201d para a instalação e aplicação desse curso mas a sua comunidade foi contemplada, resta que você, aluno, aproveite com exatidão, toda a desenvoltura do curso e o que \u201cele\u201d pode e poderá proporcionar a você, treinando, no seu futuro. Oportunidades assim, não baterão, na sua porta outra vez, aproveite o máximo, NÃO procure faltar, mas se tiver que fazer, contate com o seu Professor o por que da sua ausência, deixando assim, que você tem grande interesse para com o curso. Debata, o seu debate pode ser importante também para os outros alunos e muito mais pra você. Procure escutar o que o Professor fala, uma explicação bem esclarecida é muito mais importante que simples palavras. Se não entendeu, pergunte e sua resposta chegará bem rápido, dependendo dos seus afazeres dentro da sala de aula. Participe e faça com que seus colegas também participem de cada aula que houver. Procure anotar cada informação que você achar importante e necessária, por que só em escrever, você já memoriza e aprende. Se for o caso, procure ajudar seu Professor a manter a ordem na sua sala de aula, mostre que você é interessado, assim, a cada dia a aula fica mais dinâmica, mais evolutiva e a responsabilidade, o prazer e o dever de ensinar, nos vem com mais garra e firmeza de compartilhar os ensinamentos que um dia eu tive. Pense bem, muitos gostariam de estar no seu lugar...então PARABENS a você e tenha um ótimo e proveitoso curso.
PROMPT (MS-DOS)
	O Prompt do MS-DOS ou simplesmente Prompt do DOS, se trata do inicio da criação do windows. Os primeiros sistemas operacionais eram como e exatamente a cara do DOS onde a IBM aprimorou e foi o começo da era dos computadores. É sem duvida uma tela sem graça, toda preta e pra quem não sabe de nada, pensa: \u201co que faço agora?\u201d...E foi assim que Bill Gates desenvolveu o windows, não nessa tela, mas em outra bem parecida, pois o DOS faz parte do windows. Hoje em dia, o MS-DOS já vem pré-instalado nas maquinas, para facilitar o restante da instalação para o usuário final. É como se fosse um \u201cpé\u201d do sistema do windows e esse mesmo \u201cpé\u201d se chama \u201cRAM-DRIVE\u201d (Lê-se \u201crã-draive\u201d), é um drive virtual do sistema windows e sua função é manter as coisas em ordem para a instalação, é como um motor de arranque de um carro, para fazer o motor do carro funcionar é preciso um outro motor, que é o motor de arranque, e assim é quase que o DOS faz, também não vamos comparar o DOS com um motor de arranque né!...mas é quase isso. Observe a tela do DOS, ela é necessária para algumas tarefas que vamos conhecer e principalmente para instalar ou re-instalar o windows em casos de reparos ou até mesmo, se o modo gráfico do windows não estiver em atividade (deu algum pau). Então o jeito é usar o MS-DOS para repararmos o sistema. 
INSTALANDO O WINDOWS
O primeiro passo, é criar um disco de \u201cBOOT\u201d. O que é isso? Disco de boot,é um disco de inicialização do sistema, saiba que, nenhum computador deve ser reiniciado com algum disquete dentro, então, o disco de boot é diferente, deve-se reiniciar o computador com o disco dentro. Onde crio esse disco? Esse disco é criado em um artefato chamado \u201cAdicionar e remover programas\u201d, que se encontra em meu computador + painel de controle.
Após isso, localize uma aba chamada \u201cdisco de inicialização\u201d, clique nela, e agora insira um disquete comum e clique no botão \u201ccriar disco\u201d. Pronto, ele criará sozinho o disco de boot para você. Terminado, dê ok, feche tudo e reinicie o sistema(CTRL+ALT+DEL) com o disquete dentro.
Após a reiniciação, o sistema irá ler o disquete, e reconhecerá que o boot e abrirá, em sistema DOS, e dará 3 opções para você.
Escolha a opção \u201cInicializar o computador com suporte a cd-rom\u201d, se for o seu caso, então, dê um \u201center\u201d. NÃO RETIRE O DISQUETE, ele continuará á ler o disquete e abrirá na unidade C: assim: \u201cC:>\u201d
Para isso, você tem que ter um drive de CD-ROM.
Agora que você tem um drive de CD, entre no diretório E:>, para isso, digite como mostra o exemplo: E: e dê um \u201center\u201d.
 Agora, como você está no diretório \u201cE:>\u201d, digite: \u201cinstalar\u201d e dê um \u201center.\u201d
Pronto, ele acionará o drive de cd e lerá o seu cd de instalação do windows, e começará a instalação.
Clique no botão \u201ccontinuar\u201d e o próprio sistema pedirá a senha de registro, (você tem que ter essa senha para iniciar a instalação), digite a senha corretamente e continue a avançar.
10- Chegará uma hora, em que ele pedirá novamente para criar um disco de boot, clique em cancelar e obedeça a instrução de comando. 
 Pronto, o sistema
Fredson
Fredson fez um comentário
Cara nova, de mais...
0 aprovações
Carregar mais