Buscar

ARCO DE MAGUEREZ

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CAMPUS UNIVERSITÁRIO PROF.ANTÔNIO GARCIA FILHO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PRÁTICAS DE ENSINO NA COMUNIDADE 
Discente: Joyce Sobral Dos Santos 
Docente: Carla Francisca Dos Santos Cruz 
APLICAÇÃO DO ARCO DE MAGUEREZ NA QUESTÃO DO DESPERDÍCIO E FALTA D’ÁGUA CONSTANTE NO POVOADO JENIPAPO NA CIDADE DE LAGARTO/SE 
-Observação Da Realidade: A problemática em questão ocorre num povoado na cidade Lagarto chamado povoado jenipapo, com pouco mais de 4 mil habitantes, a comunidade vem sofrendo com a falta d’água constante no local, isso ocorre principalmente pela falta de manutenção na área de preservação ambiental que fornece agua para toda população. A ausência de manutenção e também a falta de consciência social da comunidade é a principal causa do problema pois além dos problemas do próprio reservatório que está enferrujado e vazando água há um bom tempo, os moradores do povoado danificam, poluem, e desmatam a área aumentando e agravando ainda mais o problema.
-Pontos Chaves: Primeiramente é necessário que haja novos projetos de recursos hídricos que atenda a demanda da população Jenipapense, e também a necessidade de conscientizar a população sobre a preservação da área.
-Teorização: Em primeira análise, a carência de projetos e investimentos acarretam para a crise hídrica do povoado, pois como citado anteriormente a situação do reservatório é precária, assim como toda a área em questão, por ser de fácil acesso, a população tornou-a de um ambiente de laser onde frequentemente visitam ,tomam banho, lavam roupas fazem festinhas e esse não é o problema, a questão é que ao saírem não limpam suas bagunças não fazem a coleta do lixo, não apagam as fogueiras, prejudicando ainda mais o que já está em estado de emergência. 
Em segundo plano essas visitações ocorrem de forma ilegal a área é restrita proibida aos moradores e isso ocorreu justamente pela poluição e os danos que os mesmos causaram. Claro que, a companhia de saneamento também é responsável por essa escassez a população vive de promessas feitas pelos mesmo, que a todo momento comunicam que vão resolver todos os problemas, e isso nunca acontece.
-Formulação De Hipóteses e Soluções: 
· Reeducação Ambiental 
· Manutenção da cerca que protege a área e troca do reservatório
· Investimentos em obras do manancial 
-Aplicação á realidade 
Por fim, se medidas, como a manutenção e preservação da área forem tomadas é possível que todos os problemas sejam solucionados. Ademais também é de suma importância que haja a necessidade de impactos diretos em planos econômico e educacional sobre o mau planejamento de uso da fonte hídrica no povoado e também que seja aplicada uma lei que multe aqueles que danificarem ou prejudicarem a única fonte que fornece agua para toda população.

Continue navegando