Buscar

Prova objetiva 2 até dia 20 06

Prévia do material em texto

Prova objetiva 2 Ju
1. A estratégia de comparação textual tem uma conexão direta com a intertextualidade, já que o leitor, quando lê um texto, faz relações com informações que vão além daqueles escritos. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O estímulo e a pesquisa são essenciais para que a comparação entre textos se efetive.
( ) As comparações textuais não precisam ser planejadas pelo professor, elas devem acontecer espontaneamente na leitura em sala de aula.
( ) Estratégias como a intertextualidade e a comparação entre textos facilitam a interpretação textual e a percepção de recursos linguísticos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) F - F - V.
	b) V - F - V.
	c) V - V - F.
	d) F - V - V.
2.Esquematizar e sintetizar ideias faz parte das estratégias de leitura que visam organizar as ideias centrais do texto. Estes processos requerem do leitor uma compreensão ampla do texto, pois ambos necessitam de reestruturação a partir de ideias principais. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A esquematização e a sistematização consistem em organizar os textos a partir da ampliação deles e podem ser realizadas por escrito ou mentalmente.
II- A sistematização favorece o hábito de planejamento e, consequentemente, de organização.
III- Quando o aluno está efetuando um trabalho de pesquisa, ele poderá tomar nota. Este processo também faz parte da sistematização.
IV- A esquematização e a sistematização são estratégias facilitadoras que, quando efetuadas corretamente, auxiliam no processo de estudo do texto em questão.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças I e IV estão corretas.
	b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	d) As sentenças I e II estão corretas.
3.O ato de leitura, dentro ou fora do ambiente escolar, orienta-se por objetivos variados, a exemplo do estudo, da aquisição de informações, da revisão de textos escritos pelo próprio aluno, ler por prazer, por sentir necessidade etc. O aluno-leitor precisa identificar tais objetivos, com vistas a direcionar o trabalho à realização de cada um desses. Assim, considera-se diferente ler para identificar determinada informação dentro do texto do ato de ler por simples prazer. No caso da primeira modalidade, deve-se direcionar o trabalho de modo que seja possível tal identificação. Portanto, objetivos diferentes requerem estratégias diferentes, próprias que se atinja o objetivo. Uma estratégia é a Leitura Pontual, a qual é aplicada em situações específicas de leitura. Acerca da estratégia de leitura denominada Leitura Pontual, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Nesta estratégia, o aluno tem por cunho a realização de alguma pesquisa ou a leitura para separar informações específicas.
( ) Nesta estratégia, o aluno necessita manter para si o conhecimento adquirido, distanciando-se da socialização do conhecimento.
( ) Nesta estratégia, o aluno consegue captar uma informação global do texto lido, excluindo a separação de pontos relevantes do texto.
( ) Nesta estratégia, o aluno consegue mensurar o nível de compreensão do texto que foi lido.
( ) Nesta estratégia, o aluno-leitor deveria realizar a discussão com vistas ao desenvolvimento da comunicação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) V - F - F - V - V.
	b) V - V - F - V - F.
	c) F - V - V - F - F.
	d) F - F - V - F - V.
4.A comparação de textos é uma atividade comumente aplicada em sala de aula, durante as aulas de Língua Portuguesa. Comparar textos similares, sejam eles paródias ou simplesmente textos que tratem do mesmo assunto, é uma estratégia bastante eficaz para auxiliar a desenvolver nos leitores a habilidade da argumentação e da criticidade. A partir do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Comparar textos valoriza a leitura de textos literários. As intervenções do professor auxiliam na percepção de aspectos como recursos linguísticos, contexto e tema.
( ) Antes da leitura dos textos que serão comparados, o professor pode fomentar nos alunos a curiosidade e, a partir da estratégia de previsão e antecipação, fazer com que eles conversem acerca do que ambos os textos tratarão.
( ) A atividade de comparação de textos deve ocorrer somente nas séries finais, mais especificamente no Ensino Médio, pois os alunos, nesta etapa, já são proficientes.
( ) A partir da comparação de textos, os alunos conseguem perceber a maneira como os acontecimentos são narrados nos textos. Neste caso, o professor pode questionar os alunos acerca das intenções do autor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) F - V - V - F.
	b) F - V - F - F.
	c) V - V - F - V.
	d) V - F - V - V.
5.A leitura é um processo que envolve o autor, o leitor e o texto. O leitor, ao ler, utiliza estratégias que o auxiliam a compreender o que o autor quis transmitir em seu texto. Entre estas estratégias, está a leitura pontual, que consiste em identificar uma determinada informação que o texto traz, classificando-a como prioritária ou não. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A leitura pontual permite que o leitor verifique seu nível de compreensão do texto lido.
II- A partir da leitura pontual, o leitor pode levantar o que compreendeu e os trechos que não foram bem compreendidos dentro do texto.
III- Para que ocorra a compreensão total do texto, não é necessária a intervenção do professor. O leitor lerá quantas vezes forem necessárias até a plena compreensão.
IV- Discutir o que foi lido é importante para que as habilidades de organização e comunicação sejam desenvolvidas. Este processo também é válido para a socialização dos conhecimentos adquiridos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	d) As sentenças I, II e III estão corretas.
6.Leia o poema a seguir:
1 No descomeço era o verbo.
2 Só depois é que veio o delírio do verbo.
3 O delírio do verbo estava no começo, lá onde a
4 criança diz: Eu escuto a cor dos passarinhos.
5 A criança não sabe que o verbo escutar não funciona
6 para cor, mas para som.
7 Então se a criança muda a função de um verbo, ele
8 delira.
9 E pois.
10 Em poesia que é voz de poeta, que é a voz de fazer
11 nascimentos -
12 O verbo tem que pegar delírio.
Considerando o poema de Manoel de Barros, analise as sentenças a seguir:
I- No trecho "Eu escuto a cor dos passarinhos", na linha 4, o verbo escutar não ocorre no sentido literal porque o poeta, assim como a criança, estabelece relações abstratas e subjetivas com as palavras e os acontecimentos.
II- Para o eu-lírico, as estruturas linguísticas são interpretadas como objetos formais e imutáveis, o que nos faz entender o emprego do substantivo verbo no primeiro verso do poema.
III- No poema, o delírio do verbo pode ser entendido como a capacidade plurissignificativa e subversiva das palavras.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARROS, Manoel de. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro e São Paulo: Record, 1993, p. 15.
	a) As sentenças II e III estão corretas.
	b) As sentenças I e III estão corretas.
	c) Somente a sentença I está correta.
	d) Somente a sentença II está correta.
7.Para Isabel Solé (1998, p. 49) "a leitura por prazer associa-se à leitura de literatura" e "é natural que isso aconteça, pois os textos literários, cada um em seu nível e no nível adequado dos alunos poderão 'enganchá-los' com maior probabilidade". No entanto, segundo a autora, "também é muito frequente que a leitura de um texto literário seja associada ao trabalho sobre esses textos - questionários de comentário de textos, análise da prosa etc. - que, por outro lado, é totalmente necessário". Nesse sentido, podemos perceber que a autora propicia uma discussão acerca das práticas de leitura de textos que, no âmbito escolar, estão relacionadas:
FONTE: SOLÉ, Isabel.Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
	a) Ao reducionismo interpretativo e facilitador da leitura dos textos literários.
	b) Às estratégias de decodificação do texto literário que levam à construção de uma interpretação.
	c) Aos níveis contraditórios das atividades de leitura e escrita sobre os textos literários.
	d) Ao prazer estético resultante do contato do leitor com os textos literários.
8.O ato de ler vai muito além de simplesmente decodificar palavras. Ler implica compreender as ideias que outro alguém colocou no papel, de acordo com o conhecimento prévio que já possuímos sobre determinado conteúdo. Além disso, também é necessário avaliar os argumentos do texto, a fim de validá-los ou confrontá-los. Leia o excerto a seguir: "Quase sempre o leitor crítico não se prende ao nome do autor, é verdade que o título sempre vai dizer algo mais a ele. Seja num texto verbal ou não verbal, ele sempre se colocará em alerta, não aceitando aquilo como uma verdade. E mesmo nos textos de ficção, ele sabe que o que está ali é apoiado no real, no sentido do real. Ele lê nas entrelinhas. Ele sabe que há pistas que o transportam para além do texto". Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.tribodolivro.com/2012/06/masoqueeumleitorcritico.html>. Acesso em: 31 ago. 2016.
	a) O leitor crítico, quando lê para entretenimento, sabe que há pouca possibilidade de aproveitar algum tipo de informação ou conhecimento, pois a leitura para lazer, mesmo que baseada na realidade, não apresenta veracidade nos fatos.
	b) Quando o texto é ficcional, não há necessidade de fazer inferências, pois a necessidade de aceitar ou refutar as hipóteses não é necessária, já que se sabe que o texto não é baseado na realidade.
	c) Mesmo quando se trata de uma leitura para entretenimento, quando o leitor é crítico, ele pode fazer inferências e é capaz de aceitar ou refutar hipóteses, de acordo com os argumentos apresentados.
	d) O leitor crítico deve, acima de tudo, compreender que o texto, quando tem por finalidade somente o lazer, não é passível de leitura crítica, pois não apresenta cientificidade suficiente para criar sobre ele argumentos.
9.A previsão e/ou a antecipação auxiliam muito na formulação inicial de hipóteses do que há no texto, isto é, ela consiste em uma racionalização metalinguística sobre a textualidade e sua construção composicional. Sobre a previsão e/ou antecipação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Ler com previsão consiste em uma estratégia de leitura de antecipação de conteúdo do texto pelo leitor.
( ) A estratégia de leitura de previsão utiliza os conhecimentos prévios e as pistas linguísticas deixadas pelo escritor.
( ) O procedimento de previsão e/ou antecipação é um procedimento interpretativo.
( ) O procedimento de previsão é uma proposta de leitura como processo mecanizado que abrange o leitor e o texto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) V - V - V - F.
	b) V - F - V - F.
	c) F - V - F - F.
	d) F - V - V - V.
10.A escola, para que o processo da promoção da leitura realmente se efetive, necessita, dentre suas atividades diárias, conceber meios em que a leitura seja vista como uma forma de interação. Para tanto, a leitura pressupõe várias atividades que envolvem desde o aprender a ler e interpretar até tê-la como prazerosa. Sobre a leitura, analise as seguintes afirmativas:
I- Um processo de leitura organizado em uma escola engloba interação, exteriorização de pensamento, informações, ações, entre outras.
II- O professor precisa propor atividades diferenciadas para que a promoção do processo de leitura aconteça com êxito, como pontuar trechos importantes, destacando capítulos ou seções, separar e explicar trechos confusos etc.
III- A leitura se dá pelo simples entendimento do sentido denotativo do texto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As afirmativas I e II estão corretas.
	b) Somente a afirmativa III está correta.
	c) As afirmativas II e III estão corretas.
	d) Somente a afirmativa II está correta.

Continue navegando