Buscar

ATERIOSCLEROSE E ARTERIOSCLEROSE - Clínica médica I

Prévia do material em texto

Clínica médica I
	Arteriosclerose: processo natural de endurecimento, perda de elasticidade da artéria.
· É o espessamento, endurecimento e perda de elasticidade da parede arterial, em função da proliferação celular excessiva, acumulação de gordura e calcificação.
Aterosclerose: formação de placa de gordura
· É a doença de artérias de grande ou médio calibre caracterizada por acúmulo de lipídios, carboidratos, componentes do sangue, células e material intercelular, dando origem as placas de ateroma.
· Uma aterosclerose pode estar presente uma arteriosclerose, pois a artéria endurece, perde a elasticidade
· As artérias afetadas por aterosclerose perdem sua elasticidade e, à medida que os ateromas crescem, tornam-se mais estreitas. Com o passar do tempo, os ateromas acumulam depósitos de cálcio, que podem tornar-se frágeis e romper
· O ateroma rompido também pode liberar seu conteúdo gorduroso, dando início à formação de um coágulo sanguíneo (trombo). O coágulo pode diminuir ainda mais a luz da artéria ou mesmo obstruí-la
	 Aterogênese : gênese da formação da placa.
· caracterizada pelo desenvolvimento de placas gordurosas, denominadas placas ateromatosas, na superfície interna das paredes arteriais.
· Os cristais de colesterol, juntamente com a proliferação celular, podem ocasionar a projeção da placa para o lúmen arterial, causando redução acentuada do fluxo sanguíneo podendo gerar oclusão completa do vaso. 
	Redução acentuada do fluxo sanguíneo: vai diminuir a luz dessa artéria, podendo causar rompimento ou fechamento total da artéria.
	Lesões iniciais são denominadas de estrias gordurosas, formam-se ainda na infância e caracterizam-se por acúmulo de colesterol (Na infância já começamos a ter cristais de colesterol)
 
Importante!! As placas de gordura podem se formar já na infância, em pacientes que apresentam predisposição genética  vai progredindo durante a vida. 
Qualquer pessoa pode desenvolver ATEROSCLEROSE, porém os mais atingidos são indivíduos com predisposição genética, com história familiar, e que apresentem pressão alta, diabetes, obesidade, ou seja, tabagista.
 
	 Fatores que predispõem ao desenvolvimento da placa de ateroma:
 Avanço da idade, Hipertensão arterial, Hipercolesterolemia, Tabagismo, Diabetes mellitus, Obesidade, Doença arterial coronariana. 
São ainda fatores de risco para o desenvolvimento da placa de ateroma a herança genética, o sedentarismo e o estresse.
	Sintomas da Aterosclerose
A aterosclerose é uma doença que muitas vezes tem a evolução silenciosa.
 Algumas pessoas só descobrem a formação de placas de gordura quando uma artéria é obstruída completamente e o paciente precisa ser atendido imediatamente.
 São as situações de infartos, AVC e até morte súbita.
Quando apresenta sintomas, estes vão depender principalmente da localização de acometimento. Quando afeta o coração, os mais frequentes são dores no peito (peso, aperto, queimação ou até pontadas), falta de ar e sudorese.
Diagnóstico da Aterosclerose
Em muitos casos o diagnóstico ocorre em uma situação de emergência, como por exemplo, após um infarto ou AVC. 
Então... Todas as pessoas deveriam procurar um médico para realização de exames periódicos para rastreamento e tratamento dos fatores de risco.
Pacientes com alta probabilidade de aterosclerose ou com sintomas compatíveis podem necessitar de avaliação através de exames mais específicos, como teste ergométrico, cintilografia, tomografia ou cateterismo.
Tratamento da Aterosclerose
O melhor tratamento para aterosclerose ainda é a prevenção, instituindo-se estilo de vida saudável e tratamento dos fatores de risco. 
Porém quando existe a placa de ateroma
 
O tratamento consiste em retirar as placas de gordura que estão presas nas paredes das artérias e curar as lesões que ficam no local. 
através de cirurgia, cateterismo, angioplastia e/ou tratamento medicamentoso associado a mudança no estilo de vida
Tratamento medicamentoso
· Inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA) para baixar a pressão arterial e proteger coração e rins;
· Aspirina para prevenir a formação de coágulos nas artérias;
· Betabloqueadores para reduzir os batimentos cardíacos, baixar a pressão arterial e o consumo de oxigênio pelo coração
· Bloqueadores de canais de cálcio que relaxam as artérias, baixam a pressão arterial e reduzem a tensão no coração
 Diuréticos para baixar a pressão e tratar a insuficiência cardíaca
Nitratos para aliviar a dor no peito e melhorar o fluxo de sangue para o coração
 Estatinas para reduzir o colesterol.
 IMPORTANTEEEEEE!!!!!!
 A prevenção é o melhor remédio para combater a Aterosclerose, então ter uma alimentação correta, praticar atividade física regularmente, não fumar, são as principais maneiras de se prevenir a formação da aterosclerose. 
ATEROSCLEROSE PODE LEVAR A:
· Aneurisma da aorta abdominal
· Doença Arterial Coronariana(DAC)
· Acidente Vascular Cerebral (AVC)
PREVENÇÃO:
· Inatividade física é o principal fator de risco para doenças vasculares.
· A falta de atividade física contribui para o surgimento da obesidade, pressão alta, baixo HDL (" bom") colesterol e diabete.

Continue navegando