Buscar

Redação sobre biotecnologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Texto dissertativo argumentativo sobre Biotecnologia
Escrito por Joyce da Silveira Pereira
 Segundo Steve Jobs, a tecnologia move o mundo e é inegável a praticidade que ela trouxe ao desenvolvimento científico. No entanto, avanço nem sempre é sinônimo de progresso, uma vez que, quando há o desrespeito à moral, toda espécie de vida é colocada em risco, o que evidencia o caráter fundamental, embora árduo da conciliação entre ética e biotecnologia. Nesse sentido, é imprescindível a análise de dois aspectos, a saber, a falta de respeito aos direitos humanos e dos animais, bem como o uso imprudente da tecnologia. Portanto, medidas atitudinais e administrativas tornam-se necessárias a fim de coibir essa problemática.
 Primeiramente, é fulcral destacar como o uso da modificação genética sob o viés hegemônico contribui para o atual cenário. Nesse sentido, a bióloga Jenifer Doudna, desenvolvedora da ferramenta CRISPR-Cas9, usada para fazer edições gênicas, exibe os riscos da introdução de genes que manifestam características consideradas “superiores”, com o objetivo de levar os seres humanos à homogeneização, pois tal desrespeito à diversidade já está condenado ao fracasso, com base em experiências passadas, como o ocorrido sob o regime nazista na Alemanha do século XX. Além disso, o pensamento intrínseco à sociedade de soberania em relação aos outros animais, leva a uma naturalização de seu sofrimento ao usá-los como cobaias, o que evidencia o individualismo humano como um grande obstáculo ao progresso da biotecnologia.
 Outrossim, é cabível salientar a busca irracional pelo aperfeiçoamento científico no agravamento da problemática. No início do século XIX, a escritora britânica Mary Shelley narrou a história do médico Frankestein, que na tentativa de ultrapassar os limites da Ciência criou um protótipo humano, cuja ira o fez virar-se contra o seu inventor. Fora da ficção, o físico Stephen Hawking discutia o fato de a insaciedade na busca pelos avanços científicos, levar o ser humano em direção à autodestruição. Desse modo, a substituição excessiva do natural pelo artificial e do ético pelo produtivo gera grandes malefícios à saúde humana, como o caso da soja transgênica, em que no plantio, se fez necessário o uso de herbicidas com potencial cancerígena. No entanto, quando usada de forma consciente e regulada, a biotecnologia é essencial no fortalecimento do sistema imunológico, seja através de vacinas ou na utilização de células-tronco, o que resulta, por exemplo, no progresso na cura de doenças como a Covid-19. 
 Isso posto, urge que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em parceria com o Ministério da Educação promovam a introdução da ética desde o ensino básico, de forma dinâmica através do teatro e pinturas que, sob a supervisão de profissionais da área da Ciência, visem promover o pensamento crítico, desde a infância, dos limites acerca avanço científico. Além disso, o Poder Legislativo deve consultar cientistas e sociólogos para elaborarem leis efetivas que definam os limites da pesquisa científica e estabeleçam uma punição plausível em caso de infração, a fim de evitar danos à saúde dos seres humanos e de outros animais. Assim, a tecnologia poderá promover o progresso, como influi Steve Jobs e a conciliação entre ética e biotecnologia logrará êxito.

Continue navegando