Buscar

Manejo de Plantas Espontâneas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Controle de Plantas Emergentes
1 - O impacto das plantas de coberturas nos diferentes estádios de desenvolvimento das plantas daninhas é regulado por diferentes mecanismos que estabelecem o seu processo fisiológico. Assinale alternativa correta com relação à identificação das plantas daninhas. (1 ponto)
(A) Nome popular: Buva – nome científico: Ipomea purpurea (L.) Roth.
(B) Nome popular: Caruru – nome científico: Amaranthus spp. 
(C) Nome popular: Capim mimoso – nome científico: Sida spp.
(D) Nome popular: Cardo pé de galinha – nome científico: Galinsoga geniculata P. Beauv.
2 - Numa cultura instalada com infestação de plantas daninhas, tipo picão branco, com um par de folhas, que tipo de defensivo químico se deve utilizar? (1 ponto)
(A) Graminicida – Pós-emergente;
(B) Latifolicida – Pré-emergente;
(C) Não seletivo – Pós-emergente;
(D) Graminicida – Pré-emergente;
(E) Latifolicida – Pós-emergente 
3 - A dependência da agricultura moderna em relação ao controle químico, especialmente nas áreas de plantio direto de grãos, tem exercido uma grande influência sobre a seleção de biótipos resistentes. No que se refere a esse assunto, julgue o item que se segue. (1 ponto)
O controle químico da buva (Conyza spp) com herbicidas pós-emergentes se torna eficiente na medida em que as plantas se desenvolvem, ou seja, quanto mais folhas verdadeiras a planta apresentar, mais sensível aos herbicidas pós-emergentes ela se tornará. 
( ) Certo
( x ) Errado
4 - A dosagem de herbicida a ser aplicada em uma cultura agrícola é de 0,8 litro/ha. Considere que o volume de pulverização gasto para ser aplicado em um hectare foi de 178,5 litros. A quantidade de inseticida a ser diluída no tanque de um pulverizador de barra com capacidade de 400 litros será: (1 ponto)
(A) 2,240 litros. 
(B) 1,792 litros.
(C) 3,200 litros. 
(D) 1,420 litros. 
5 - De acordo com a legislação que regulamenta o uso de agrotóxicos e afins no Brasil, qual é a definição de “adjuvante”? (1 ponto)
(A) Produto técnico, pré-mistura ou produto formulado contendo ingrediente ativo ainda não registrado no Brasil.
(B) Agente químico, físico ou biológico que confere eficácia aos agrotóxicos e afins.
(C) Produto utilizado em mistura com produtos formulados para melhorar a sua aplicação.
(D) Substância ou produto resultante de processos de degradação, de um agrotóxico, componente ou afim.
(E) Substância diferente do ingrediente ativo derivada do seu processo de produção.
6 - Destaque em quais das etapas do ciclo de vida anual das plantas daninhas o manejo deve ser feito com o objetivo de reduzir o banco de sementes e evitar a interferência com as culturas. (1 ponto)
O controle de plantas daninhas deve ser realizado quando as plantas ainda são pequenas (no máximo 10 cm), quando a eficiência é maior.
Primeiro tem-se o período de convivência que é logo após a implantação da cultura. A segunda fase é a qual a cultura deve ser mantida sem plantas daninhas, que é quando causam competição e perdas na produção, momento qual deve ser realizada aplicação de herbicida, eliminando plantas daninhas reduzindo o banco de sementes.
7 - Como os herbicidas são translocados nas plantas? Como você diferencia um herbicida de contato e outro de translocação? (2 ponto)
Os herbicidas são translocados na planta via simplastos que é quando penetram na plasmalema e daí vai para o floema, ou é via apoplastos que é quando atravessa a cutícula ou as raízes, penetra através das paredes celulares e chega ao xilema. 
Herbicida de translocação é absorvido e terá ação na planta inteira causando a morte na planta nas áreas onde atua (sistêmico); já o de contato terá ação aonde atingiu, matando a planta naquele local, por isso devem-se escolher pontas de pulverização adequadas.
8 - Comente sobre a necessidade de diversificação de herbicidas para o manejo de plantas daninhas resistentes ao glyphosate. (2 ponto)
O Glyphosate é uma ferramenta muito importante no manejo de plantas daninhas, principalmente no plantio direto. Tendo em vista a importância desde herbicida, a diversificação de herbicidas por modo e sitio de ação se faz necessária para que não haja resistência e que possa ser utilizado o produto por mais tempo.
Para plantas já resistentes ao Glyphosate vale ressaltar ainda mais a importância de rotacionar herbicidas com modo e sitio de ação diferente, a fim de evitar que esta planta fique resistentes a mais produtos, tornando-se uma planta que nos primórdios do Glyphosate era de fácil controle, mas por causa do mau uso hoje apresenta dificuldades de controle.

Continue navegando