Buscar

REAÇÕES EXERGÔNICAS E ENDERGÔNICAS

Prévia do material em texto

Disserte sobre BIONERGÉTICA 
O universo todo é constituído por energia e nos seres vivos essa energia está ligada à respiração e a outros processos que ocorrem sobretudo nas células. Aprofundando-se, pode-se dizer que é a Bionergética que estuda a transferência, conversão e utilização da energia em sistemas biológicos , para tal é necessário se utilizar de conceitos físicos e químicos para melhor estudar e conhecer a bionergética. 
É através de processos metabólicos que a energia é obtida, armazenada, mobilizada então convém definir o que vem a ser metabolismo, e quais são as suas duas vias. Pode-se definir como metabolismo as atividades que a células faz que são dirigidas e coordenadas e que envolvem inclusive sistemas enzimáticos resultando em energia através da oxidação de substâncias. 
Além de compreender o que é metabolismo, é importante conhecer os dois tipos de reações metabólicas que existem: Anabolismo e catabolismo.
O primeiro ocorre quando substancias mais simples, através de uma síntese, uma junção, se transformam em substâncias mais complexas, com consumo de energia. Um exemplo muito comum é a fotossíntese. 
Já o catabolismo é a quebra, degradação das moléculas mais complexas em substâncias mais simples, e esse processo gera energia, em que temos como exemplo a glicólise. 
Sendo assim, entendido os processos metabólicos, pode-se dizer que as principais vias metabólicas são: glicólise, ciclo de Krebs, fosforilação oxidativa, via das pentoses, ciclo da ureia, beta-oxidação, gliconeogênese, glicogênese e glicogenólise.
 Ainda sobre os processos metabólicos não se pode omitir as 3 etapas destes processos, que são:
1º etapa, onde ocorre a quebra de moléculas orgânicas maiores em moléculas menores, o processo de oxidação é responsável por esta degradação, formando assim o composto intermediário Acetil-CoA.
2º etapa, em que as moléculas de Acetil-coA são lançadas numa grande via catabólica denominada de Ciclo de Krebs, e lá são degradadas enzimaticamente, liberando átomos de hidrogênio.
3º e última etapa em que o hidrogênio é separado em prótons e eléctrons cheios de energia. Os elétrons são transportados até o oxigênio molecular, o qual é reduzido para formar água. Neste processo, a energia liberada, é conservada na forma de ATP.
A bionergética , sobretudo o metabolismo, em seus processos metabólicos possuem 3 moléculas energéticas importantes: ATP, NAD e FAD 
ATP:  adenosina trifosfato, uma molécula indispensável que garante a liberação de energia para as células dos seres vivos.
NAD (Nicotinamida-adenina-dinucleotídeo) trata-se de uma coenzima na forma oxidada.
 FAD (Flavina-denina-dinucleotídeo) possui o mesmo papel nos processos metabólicos do que o NAD, diferenciando apenas na quantidade de ATP produzido a partir de cada um deles. 
Trazendo o estudo da Bionergética para o corpo humano, pode-se dizer que o fornecimento de energia para este corpo é feito através do carboidrato, as proteínas e os lipídios que são macronutrientes que na sua forma estrutural são fornecedores de energia. Para que esse processo de fornecimento de energia ocorra, esses macronutrientes precisam ser degradados em substratos, e os processos dessa degradação ocorrem da seguinte maneira: 
O carboidrato fica estocado no corpo em forma de glicogênio que para ser utilizado como energia precisa ser quebrado em glicose.
O triglicerídio é o armazenamento da gordura corporal que para ser utilizado precisa ser quebrado em ácidos graxos.
E as proteínas que precisam estar na forma de aminoácidos para serem utilizadas como fonte de energia. 
Por fim, vale salientar que sempre que ouvirmos falar em Bionergética estamos tratando principalmente da formação de ATP, da formação de energia para que o corpo respire, seja por meio da glicose, os ácidos graxos ou dos aminoácidos, ou até mesmo, em algumas situações, pelos 3 ao mesmo tempo dando fornecimento aos sistemas energéticos.

Continue navegando