Buscar

AVA 1 - MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS
AVA 1
Nos últimos vinte anos, com a implantação do Plano Real e estabilização das políticas econômicas tem melhorado o desempenho macroeconômico do Brasil. Neste mercado, a preservação do poder de compra de sua moeda com o controle da inflação apresentam-se cíclicas, mas com menor impacto do que o verificado nos anos 1980, o que contribuiu com a estabilidade dos mercados financeiros e sua alocação à produção brasileira por meio de seus recursos financeiros. Dessa forma, dentre as opções que o sistema financeiro concede de investimento (mercado monetário, mercado de crédito e mercado de ações), qual considera de maior impacto ao financiamento do desenvolvimento econômico? 
Indicação de leitura: 
FEIJÓ, Carmem (et. al.). Para entender a conjuntura econômica. Barueri: Manole, 2014. Pág. 213 a 234. 
MACHADO, Luiz Henrique Mourão. Sistema Financeiro Nacional. São Paulo: Pearson, 2015. Pág. 32 a 37. 
IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS DO FORTALECIMENTO DO MERCADO DE CAPITAIS NO BRASIL. Acenture, 2018. Disponível em: https://www.anbima.com.br/data/files/1A/D4/9B/D8/1845661086B1AE5678A80AC2/ImpactoSocio_ANBIMA_AccentureVF.pdf. Acesso em: 19 de agosto de 2021.
· Carvalho, Antônio Gledson. Desenvolvimento financeiro e crescimento econômico. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 33, n. 4, p. 694-715, 2002.
· Mishkin, Frederic. Moedas, bancos e mercados financeiros 5Ş. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
· Na prática, o mercado de capitais estimula as pessoas a investirem em busca de bons retornos e também facilita a captação de recursos pelas empresas. Ou seja, é um motor importante da economia.Já citamos aqui que sua principal função é distribuir títulos (ou ativos) emitidos por empresas — chamados de valores mobiliários. Mas quais são esses ativos e quem regula esse mercado? É exatamente isso que você vai descobrir agora.
· O mercado de capitais, certamente, é o que mais causa impacto ao desenvolvimento econômico. Este sistema é o termômetro da economia, quanto mais desenvolvimento, mais ativo é o mercado.Este mercado capta recursos, desenvolve as empresas, gera empregos, democratiza o uso de recursos (sendo opção de investimentos para pessoas e empresas), e com isso, contribui para o desenvolvimento do país.Funciona distribuindo valores mobiliários, objetivando a liquidez dos títulos. auxiliando no fluxo de capitais entre os agentes da economia.A negociação de ações é parte principal do mercado de capitais. Os investidores adquirem ativos das empresas movimentando o capital para custear o desenvolvimento econômico.
· Dentre as opções que o sistema financeiro concede de investimento, o mercado de ações é o que causa maior impacto no financiamento do desenvolvimento econômico. 
· O regimento do ecossistema que viabiliza a alocação do capital disponibilizado pelos investidores para o capital demandado pelas empresas para executar seus projetos e financiar suas operações é parte executada pelo chamado Mercado de Capitais. Este, por sua vez, atua na redução dos custos de informação e transação do sistema, promovendo um retorno em linha com o risco dos projetos de investimento, permitindo assim que o poupador/investidor possa aplicar seu patrimônio de forma mais eficiente
· Há evidências que países em que o mercado de capitais tem maior protagonismo na economia, em geral, têm melhores desempenho em termos de crescimento econômico e desenvolvimento social. Melhores indicadores, tais como capitalização de mercado, número de empresas listadas na bolsa de valores e volume de títulos de dívida emitidos, estão positivamente relacionados a uma maior formação de capital, melhores investimentos, mais serviços de infraestrutura, inovação e qualidade de vida (figura 4)

Continue navegando