Buscar

4 - Sentido da Audição

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
O SENTIDO DA AUDIÇÃO
Natureza do estímulo
Estrutura da audição
Codificação sensorial
Discriminação de qualidades
*
*
*
AUDIÇÃO
O estímulo auditivo é físico. Qualquer objeto que vibre produz um deslocamento de ar em ondas comprimindo e distendendo as moléculas em sua trajetória.
*
*
*
AUDIÇÃO
Quando uma onda sonora apresenta a mesma distância entre a parte côncava e a parte convexa, dizemos que ela é uma onda senoidal. 
As ondas senoidais formam os tons puros
Caso as distâncias sejam diferentes então estamos diante tons impuros
*
*
*
AUDIÇÃO
As ondas chegam a uma membrana denominada tímpano que vibra na mesma frequencia delas. O tímpano transmite sua vibração para uma estrutura de tres ossinhos encadeados cuja função é amplificar o som. Dos ossinhos martelo,bigorna e estribo a vibração passa a outra membrana denominada janela oval. A janela oval é uma estrutura óssea em espiral, sua última camada contém os receptores sensoriais para a audição.
*
*
*
AUDIÇÃO
Os receptores sensoriais para a audição são denominados células ciliares porque parecem pequenos pelos distribuídos linearmente como os cílios.
*
*
*
AUDIÇÃO
Codificação das qualidades auditivas
Teoria do diapasão
A codificação sensorial dos tons diferentes ocorre por um processo denominado ressonância: quando tocamos uma nota musical num instrumento de cordas, um outro instrumento de cordas que esteja próximo ao primeiro tem a corda afinada naquela nota tocada vibrada.
As células ciliares são distribuídas em áreas correspondentes à frequencia dos diferentes tons, quando nós tocamos a nota lá no piano, apenas a área cuja frequencia destas células é a mesma da nota lá é ativada. Assim, interpretamos como lá o estímulo que ativou estas células.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando