Buscar

Avaliação II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação II - Individual (Cod.:691224)
1 É considerado acidente de trabalho toda lesão corporal ou perturbação da capacidade funcional que, no exercício do trabalho, ou por motivo dele, resultar de causa externa, súbita, imprevista ou fortuita, que cause a morte ou a incapacidade para o trabalho, total ou parcial, permanente ou temporária. Sobre os acidentes de trabalho, analise as opções a seguir:
I- Doença profissional.
II- Doença inerente a grupo etário.
III- Doença degenerativa.
IV- Doença do trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.infoescola.com/direito/acidente-de-trabalho/. Acesso em: 9 nov. 2015.
A As opções II e IV estão corretas.
B As opções I e III estão corretas.
C As opções I e IV estão corretas.
D As opções II e III estão corretas.
2 Poeminha sobre o trabalho
Chego sempre à hora certa,
Contam comigo, não falho,
Pois adoro o meu emprego:
O que detesto é o trabalho. 
(Millôr Fernandes)
Três apitos
Nos meus olhos você lê
Que eu sofro cruelmente
Com ciúmes do gerente
Impertinente
Que dá ordens a você.
(Noel Rosa)
Fábrica 
Quero trabalhar em paz
Não é muito o que lhe peço
Eu quero um trabalho honesto
Em vez de escravidão. 
(Renato Russo)
A partir dos textos apresentados, analise as sentenças a seguir: 
I- No trecho "gerente / Impertinente / Que dá ordens a você" do texto de Noel Rosa, há referência indireta a um dos elementos caracterizadores da figura do empregado, que é uma pessoa física que presta serviços de forma não eventual; sob dependência do empregador - subordinado. 
II- No trecho do texto de  Noel Rosa "Com ciúmes do gerente/ Impertinente / Que dá ordens a você" há referência ao tema de ordem trabalhista, especialmente ao princípio da dignidade da pessoa humana, ou seja, é através do princípio da dignidade da pessoa humana, que se defendem o nome, a intimidade, a vida, a integridade física e psicológica, a propriedade, a liberdade e a igualdade - em todos os seus aspectos etc. 
III- Todos os textos fazem referência a algum tema do Direito do Trabalho, como jornada e horário de trabalho, subordinação do empregado às ordens de quem representa a empresa e ambiente de trabalho equilibrado. 
IV- O texto de Renato Russo apresenta um apelo à erradicação do trabalho escravo no Brasil. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C As sentenças III e IV estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.
3 O artigo 160 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) dispõe que nenhum estabelecimento poderá iniciar suas atividades sem prévia inspeção e aprovação das respectivas instalações pela autoridade regional competente em matéria de segurança e medicina do trabalho. Para que referida inspeção seja realizada, é necessária a presença de um Auditor Fiscal do Trabalho (AFT), que avaliará e aprovará as instalações. Com relação ao auditor fiscal do trabalho, analise as afirmativas a seguir: 
I- O auditor fiscal do trabalho, que realizará a inspeção prévia, deverá estar portando carteira de identificação fiscal, conforme exige a CLT.
II- O auditor fiscal do trabalho, munido de credencial, tem o direito de ingressar, livremente, sem prévio aviso e em qualquer dia e horário na empresa. 
III- Caso não lhe sendo permitido adentrar nos estabelecimentos, o auditor poderá fazer uso da força policial. 
IV- Poderá apreender materiais, livros, papéis, arquivos e documentos, menos os mantidos em meio magnético ou eletrônico, todos os outros que constituam prova material de infração poderão ser utilizados para exame ou instrução de processos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.cltlivre.com.br/artigos_clt/artigo-160-da-clt-da-inspecao-no-estabelecimento-pela-autoridade#:~:text=Artigo%20160%20da%20CLT%20%2D%20Da,autoridade%20regional%20competente%20%7C%20CLT%20Livre. Acesso em: 3 jun. 2020.
A As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B As afirmativas I e IV estão corretas.
C As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D As afirmativas I, II e III estão corretas.
4 A Lei 10.097/2000 afirma que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. Os jovens têm a oportunidade de inclusão social com o primeiro emprego e de desenvolver competências para o mundo do trabalho, enquanto os empresários têm a oportunidade de contribuir para a formação dos futuros profissionais do país, difundindo os valores e cultura de sua empresa. Com relação à contratação de menor aprendiz, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Com relação ao serviço militar, se o menor permanecer em serviço até o momento em que vai prestar o serviço militar, a empresa ficará obrigada a recolher contribuições para o FGTS sobre o salário que percebia.
(    ) O menor deve ter suas férias fracionadas e deverá gozá-las duas vezes, coincidindo suas férias com as férias escolares. 
(    ) O contrato de trabalho de aprendiz não poderá ser superior a dois anos. 
(    ) Os depósitos do empregador, relativos ao FGTS do empregado aprendiz, foram limitados de 8% para 2% da remuneração.
Assinale a alternativa CORRETA:
A V - F - V - V.
B V - V - F - V.
C F - V - F - V.
D V - V - V - F.
5 Com relação à segurança dos empregados, a responsabilidade do empregador é de tamanha importância que lhe confere um poder, inclusive, o poder de dispensar, por justa causa, o trabalhador que se recusar injustificadamente a cumprir as normas de segurança por si estabelecidas, bem aquelas decorrentes de lei. Encontram-se atreladas às responsabilidades de ambos, empregado e empregador, já que a parcela do poder disciplinar do empregador está intimamente ligada ao cumprimento, pelo mesmo, das suas obrigações de efetivar as normas de segurança no trabalho. Se o empregador não cumpre a sua parte, não pode exigir do empregado a sua. Com relação às responsabilidades do empregador, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O empregador possui a responsabilidade de elaboração e implementação de Programas de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRAs), prevendo os riscos à segurança do trabalhador. 
(    ) O empregador possui a responsabilidade pelo estabelecimento das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes - CIPAs - e os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). 
(    ) O empregador tem o dever de fornecer os instrumentos e equipamentos ergonômicos para as atividades que assim o exigem e especialmente os Equipamentos de Proteção Individual - EPIs, os quais deverão estar certificados e em perfeitas condições de uso e funcionamento.
(    ) O poder disciplinador é a única forma que o empregador possui de controle do ambiente de trabalho seguro, pois ele deve envolver o empregado nas discussões sobre a segurança no trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - V.
B V - V - V - F.
C V - V - F - V.
D F - V - F - V.
6 Ocupando sempre o papel de subordinada, a mulher ao longo dos anos e desde o início da civilização sofreu com a opressão e discriminação em razão do gênero e pela forma da sociedade compreender seu papel, pois em tempos remotos a sociedade compreendia a mulher unicamente como filha, futura esposa e mãe dedicada. No mercado de trabalho não havia respeito, a mulher sofria discriminação e era explorada, trabalhando sempre acima de seus limites físicos por até 16 horas diárias, recebendo salários sempre inferiores ao salário do homem. Após grandes lutas e tentativas de melhoria e igualdade, a mulher conseguiu ter seus direitos e deveres garantidos por lei, conseguindo proteção em todos os âmbitos, como também no âmbito trabalhista. Atualmente, as mulheres têm direito a ter salários iguais aos dos homens, a poder assumir cargos de chefia como tantos outros direitos que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e a Consolidação das Leis Trabalho asseguram o que antes não era possível. Com relação à evolução do trabalho da mulher no Brasil, classifique V paraas sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Historicamente, as primeiras medidas tutelares em favor do trabalho da mulher de que se tem notícia se destinavam às atividades das professoras públicas (notadamente no Distrito Federal e São Paulo).
(    ) As primeiras normas de proteção do trabalho da mulher surgiram com o Decreto Nº 16.300, voltadas para a maternidade (repouso antes e depois do parto, facilidades para amamentação do filho, obrigação de instalação de creches ou salas de amamentação próximas dos locais de prestação de serviço).
(    ) O trabalho da mulher no Brasil só veio a ser efetivamente regulado em 1932, quando se proibiu o trabalho noturno e nas minerações e subsolo, nas pedreiras e obras e serviços públicos, dos serviços perigosos e insalubres. 
(    ) Em 1943, foi editada a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), consolidando todas as matérias relativas ao trabalho. A primeira alteração foi em 1944, quando foi proibido o trabalho noturno da mulher se esta fosse maior de 18 anos, somente em algumas atividades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/direito/a-evolucao-mulher-no-mercado-trabalho.htm. Acesso em: 4 jun. 2020.
A V - V - V - F.
B V - F - V - F.
C F - F - F - V.
D F - V - V - V.
7 Aprendiz é o jovem entre 14 e 24 anos que por algum motivo decide entrar para o mercado de trabalho e com direitos trabalhistas e previdenciários assegurados, não será explorado em seu ambiente de trabalho e terá oportunidade de aprender algum ofício ou profissão, tanto na questão teórica quanto na prática, empregado em um estabelecimento propício a sua formação técnico-profissional metódica, garantindo, assim, um futuro melhor. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o contrato de trabalho de aprendiz:
A A jornada de trabalho não poderá ser superior a quatro horas, proibida a prestação de horas extras e a compensação de jornadas.
B A remuneração do aprendiz é de um salário mínimo hora.
C Admite-se a possibilidade da prestação de no máximo mais duas horas extras a jornada de trabalho se o aprendiz já tiver concluído o ensino fundamental. Nas duas horas adicionais não são computadas as horas destinadas ao aprendizado teórico.
D O prazo do contrato não poderá ser superior a dois anos.
8 É através do Princípio da Dignidade Humana que se defende o nome, a intimidade, a integridade física e psicológica, a propriedade, a liberdade e a igualdade etc. Com relação ao princípio da dignidade humana, assinale a alternativa CORRETA:
A O princípio da dignidade humana do trabalhador implica não apenas o corolário do direito ao trabalho, como também que seja digno e, desse modo, se estende ao meio ambiente laboral saudável.
B A dignidade da pessoa humana é importante, mas não está prevista na lei.
C O princípio da dignidade humana não é tão importante para a sociedade contemporânea.
D O Direito entende que todo ser humano pode renunciar à sua dignidade humana porque ela não pertence a ele, mas ao próprio gênero humano.
9 A exploração da mão de obra de crianças e de adolescentes não é um fato novo, mas remonta à época do Código de Hamurabi, que já continha medidas de caráter protetivo aos menores, pois o contexto histórico o qual estava inserido utilizava-se do seu labor, com intuito de obter lucros. Grandes organizações, como a OIT (Organização Internacional do Trabalho), aconselham a extinção do labor infantil, pois a função desse tipo de mão de obra barata e abundante é a de ser utilizada de maneira intensa pelos países subdesenvolvidos e até mesmo por aqueles que se encontram em vias de desenvolvimento. É necessário promover uma conscientização mais abrangente dos empregadores ao contratarem crianças e adolescentes para desenvolver o labor na condição de menor aprendiz, de acordo com a legislação vigente da CLT, permitindo, contudo o acesso desse menor aprendiz à educação. Com relação aos deveres dos empregadores que mantêm menores a seu serviço, analise as afirmativas a seguir:
I- Enviar ao Ministério do Trabalho a RAIS, com uma relação de todas as funções que poderão ser exercidas na empresa. 
II- Afixar em lugar visível e com caracteres claros o quadro de horário de trabalho dos menores.
III- Zelar pela observância, nos estabelecimentos, dos bons costumes, da decência, das regras de higiene e segurança do trabalho.
IV- Fornecer ao menor que trabalha em serviço externo a "papeleta" de serviço externo para menor. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas I e II estão corretas.
B As afirmativas II, III e IV estão corretas.
C As afirmativas I e III estão corretas.
D As afirmativas I e IV estão corretas.
10 A Segurança do Trabalho corresponde ao conjunto de ciências e tecnologias que tem por objetivo proteger o trabalhador em seu ambiente de trabalho, buscando minimizar e/ou evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Assim, dentre as principais atividades da segurança do trabalho, podemos citar: prevenção de acidentes, promoção da saúde e prevenção de incêndios. A Responsabilidade Penal do profissional de segurança está fundamentada no art. 132 do Código Penal. Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente gera a pena de detenção de quanto tempo?
FONTE: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/conceito-e-objetivo-da-seguranca-do-trabalho/52231; https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10623672/artigo-132-do-decreto-lei-n-2848-de-07-de-dezembro-de-1940#:~:text=Art.,n%C3%A3o%20constitui%20crime%20mais%20grave. Acesso em: 2 jun. 2020.
A Dois anos, se o fato não constitui crime mais grave
B Três meses a dois anos, se o fato não constitui crime mais grave.
C Seis meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave.
D Três meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave.

Continue navegando