Buscar

RESPONSABILIDADES BÁSICAS DA ATIVIDADE POLICIAL

Prévia do material em texto

O foco do módulo em questão está nas tarefas do responsável pela aplicação da lei para a prevenção do crime e a manutenção da ordem, alinhadas ao respeito aos direitos humanos. 
1- O que nos diz o conteúdo do módulo 3 no que diz respeito a ordem pública e manutenção da ordem pública?
Ordem pública pode ser entendida como uma situação de fato caracterizada por uma sensação de tranqüilidade, adquirida por meio do respeito a princípios éticos e a legalidade de uma forma geral. Esse estado de paz social permite que a população possa desempenhar suas atividades sem a existência de temor pela violência ou outras formas que interrompam a tranqüilidade e a harmonia características da ordem pública. Cabe ao Estado buscar a manutenção da ordem pública, valendo-se de suas atribuições legalmente conferidas pelo ordenamento jurídico, devendo quando o caso assim o exigir empregar o uso força para a manutenção da paz e da tranqüilidade. Dessa forma, a manutenção da ordem pública requer do Estado o uso da ação típica de órgãos policiais no âmbito da segurança pública. Essa ação compreende o uso de meios coativos com o intuito de manter os direitos e garantias das pessoas, prevenindo, mantendo e restaurando a ordem se necessário. 
2- Conforme o conteúdo do 3º módulo transcorra sobre perturbação da ordem.
Perturbação da ordem é uma ação que prejudica a normalidade da convivência harmônica, advinda de situações como a calamidade pública, entre outros casos que prejudiquem a manutenção da ordem pública por desrespeito ao estado de legalidade criando com isso uma forma de ameaça a população, as propriedades públicas e privadas.

Mais conteúdos dessa disciplina