Buscar

Física Geral e Experimental Energia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FÓRUM: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL-ENERGIA
Aluno: JOSÉ ANTONIO MARQUES DOS SAANTOS 
Disciplina Engenharia Elétrica/3° Período
A – Defina ponto material e corpo rígido;
Ponto material, massa pontual ou massa puntiforme é uma abstração feita para representar qualquer objeto que em virtude do fenômeno tem dimensões desprezíveis, ou seja, dimensões tais que não afetam o estudo do fenômeno. Por exemplo, no estudo dos movimentos da Terra, dada a distância que separa este corpo dos demais, suas dimensões são desprezíveis e ela pode ser considerada um ponto material, porém caso algum outro corpo se aproximasse da Terra, seria preciso abandonar esta aproximação e considerar o tamanho da Terra e sua estrutura.
 
Corpo rígido é um objeto idealizado em que a distância entre dois pontos (ou duas partículas) quaisquer que o compõem é invariável sob a ação de forças externas; isto é, um corpo indeformável sob quaisquer forças a ele aplicadas. Em linguagem matemática, é definido como um conjunto finito de N partículas de massas mi e posições ri (i = 1,..., N), tal que a distância entre duas partículas i e j, |ri-rj|, é constante no tempo. Em outras palavras, um corpo rígido é uma "nuvem" de partículas cuja distância entre elas não muda no tempo, assim não alterando as dimensões nem formas do corpo quando aplicada uma força.
B - O movimento de um corpo pode ser explicado através da cinemática e/ou da dinâmica. Qual a principal diferença na descrição do movimento considerando a cinemática ou a dinâmica?
Essas duas áreas estudam o comportamento dos corpos em movimento. Porém, a diferença entre cinemática e dinâmica é que apenas a segunda considera a massa dos objetos e as forças que atuam sobre eles.
Assim, em exercícios de cinemática, os conceitos mais comuns são velocidade, deslocamento e aceleração. Já em exercícios de dinâmica, força, massa e aceleração são os elementos que se destacam.
Nesse sentido, a cinemática se preocupa em saber a velocidade média de um carro ou em quanto tempo dois ciclistas vão se encontrar, por exemplo. Já a dinâmica procura resolver questões como a força resultante que atua em um objeto ou a aceleração deste, levando em consideração a sua massa.
	
C - Defina equilíbrio estático e dinâmico. E explique em quais condições de equilíbrio para um ponto material ou corpo rígido.
Quando um corpo se encontra em equilíbrio estático significa que ele está em repouso, o que quer dizer que:
· A sua velocidade vetorial é nula;
· A aceleração do corpo em relação a um referencial inerte é nula;
· A soma de todas as forças que atuam no objeto é igual a zero;
No equilíbrio das forças, os somatórios das componentes vetoriais do sistema se anulam e também se verifica a ausência de torque, capaz de rotacional o objeto.
Como exemplo de equilíbrio estático, podemos citar o que acontece com pontes, prédios e até mesmo uma pessoa.
O centro de gravidade é a região onde se aplica a resultante das forças que agem sobre o corpo, ou seja, concentra a força de gravidade atuando sobre ele. No ser humano, essa região se localiza dentro da barriga, na altura do umbigo.
Quando um corpo se encontra em equilíbrio dinâmico significa que ele está em movimento retilíneo uniforme (MRU), o que quer dizer que a sua velocidade vetorial não é nula, mas sempre constante. Em outras palavras, é o mesmo que dizer que o movimento de um corpo é uniforme e invariável.
D - Analise seu ambiente de trabalho e/ou estudo e descreva 3 situações em que ocorrem equilíbrio de um corpo rígido.
Temos como exemplo um lustre pendurado em um teto, no qual a força de tração aplicada pelo fio equilibra a força peso.
Outros exemplos, quando andamos de bicicleta ou patins, ficamos em pé em cima de uma prancha de surf, quando tentamos andas em uma corda esticada ou quando fazemos algum tipo de construção como paredes, prédios ou pontes.

Continue navegando