Buscar

1 ano - cap 11

Prévia do material em texto

Liceu de Baturité 
Domingos Sávio
Profª.: Esp. Itamara Freitas de Oliveira
Tema: Dinâmica da atmosfera 
Capitulo: 11
Página: 204

A proibição dos sindicatos e das greves.

Consequências do movimento de rotação
A sucessão dos dias e das noites (se a Terra não girasse, era sempre de dia, na parte virada para o Sol, e sempre de noite, na parte escura). ... O movimento aparente das estrelas, durante a noite (pela mesma razão acima).

A proibição dos sindicatos e das greves.

A proibição dos sindicatos e das greves.

Consequência do movimento de translação 
A ocorrência das estações do ano é a consequência do movimento de translação, devido à iluminação desigual dos hemisférios. ... Esse fenômeno astronômico marca o início do verão e do inverno e ocorre duas vezes por ano: em junho e dezembro.

O que é um solstício
Cada uma das duas datas do ano em que o Sol atinge o maior grau de afastamento angular do equador, no seu aparente movimento no céu, e que são 21 ou 23 de junho (solstício de inverno no hemisfério sul e de verão, no hemisfério norte) e 21 ou 23 de dezembro (solstício de verão no hemisfério sul e de inverno, no hemisfério norte).
Imperador.
Imperador é o título nobre do soberano de algumas nações. O termo Imperador é derivado do latim Imperatore e significa “alguém que se prepara contra” ou “comandante”. Mas há ainda suas variações, como, por exemplo, no alemão que se usa Kaiser ou nas línguas de origem eslava onde o termo utilizado é Czar.

Coroação de Napoleão Bonaparte como imperador francês.
Pintura de Jaques-Louis David.

USO DA VIOLÊNCIA PARA REPRIMIR OS ADVERSÁRIOS.


Plebiscito
Assim, podemos dizer que plebiscito é uma consulta ao povo antes de uma lei ser constituída, de modo a aprovar ou rejeitar as opções que lhe são propostas; o referendo é uma consulta ao povo após a lei ser constituída, em que o povo ratifica ("sanciona") a lei já aprovada pelo Estado ou a rejeita.;;

Em 1802, o Senado sugere que seu mandato se torne vitalício. Bonaparte impõe então que se vote em plebiscito um senátus-consulto pré-existente, que já previa a vitaliciedade de seu cargo, obtendo, ademais, o direito de nomear seu sucessor. O senátus-consulto é aceito pelo povo, aplainando o caminho para a monarquia.
O objetivo de Napoleão era obter cada vez mais a concentração de poder em suas mãos. Napoleão não governava sozinho, embora fosse o primeiro cônsul; ele compartilhava o poder com Emanuel Sieyes e Roger Ducos.
Portanto, Napoleão se torna, em 1802, cônsul vitalício da França por meio de um plebiscito; e em 1804 foi coroado Imperador da França.
O Plebiscito de 1802. 


 Cônsul vitalício.
Originalmente, o cargo de ditador poderia ser exercido somente por seis meses. Suas ações seriam depois imitadas pelo líder francês Napoleão Bonaparte que foi apontado como "Primeiro Cônsul vitalício" em 1802. Desde então, muitos ditadores assumiram títulos semelhantes.
Quais as características do consulado?
Uma reação aos "excessos" dos Jacobinos, quando os mais pobres governaram o país, o Consulado representava os interesses da elite militar e da alta burguesia, e pretendiam dar uma estabilidade política - e econômica - à França, impedindo que a Revolução descambasse para uma revolta "camponesa" geral, que destruísse as ...

O Plebiscito de 1804.
Em 1802, o Senado sugere que seu mandato se torne vitalício. Bonaparte impõe então que se vote em plebiscito um senátus-consulto pré-existente, que já previa a vitaliciedade de seu cargo, obtendo, ademais, o direito de nomear seu sucessor. O senátus-consulto é aceito pelo povo, aplainando o caminho para a monarquia.
O Império foi implantado definitivamente após a mobilização da opinião pública. Em 1804 foi realizado um plebiscito, onde foi reestabelecido o regime monarquico e a indicação de Napoleão ao trono. Em 2 de Dezembro foi oficializado Napoleão I, na Catedral de Notre Dame. Napoleão liderou uma série de guerras, expandindo o domínio francês.
Em algum tempo o exército francês se tornou o mais poderoso da Europa. Os ingleses preocupados com o poderio francês, formaram coligações internacionais contra o expansionismo francês.

O ar em movimento
O Brasil, assim, sofre as variações de 
cinco massas de ar diferentes:
 a massa Equatorial continental (mEc),
 Equatorial atlântica (mEa), 
Tropical continental (mTc), 
Tropical atlântica (mTa) e a
 Polar atlântica (mPa).

Anticiclonais
Um ciclone (ou depressão atmosférica ou centro de baixas pressões) é uma região em que o ar relativamente quente se eleva e favorece a formação de nuvens e precipitação. ... O sentido de giro de um ciclone e de um anticiclone é o contrário para um mesmo hemisfério, sendo este determinado pela aceleração de Coriolis.

Furacões
Formados sempre nas águas dos oceanos, os furacões são ciclones tropicais, assim como os tufões. A origem desses fenômenos meteorológicos é a mesma das chuvas. ... Quando isso ocorre nas águas quentes do oceano, com temperatura acima dos 27ºC, furacões podem ser formados.

Tornados
É um fenômeno meteorológico que se manifesta como uma coluna de ar que gira de forma violenta e potencialmente perigosa, estando em contato tanto com a superfície da Terra como com uma nuvem cumulonimbus ou, excepcionalmente, com a base de uma nuvem cumulus.

Ventos alísios
Os ventos alísios são ventos que ocorrem durante todo o mês nas regiões sub-tropicais, sendo muito comuns na América Central. São o resultado da ascensão de massas de ar que convergem de zonas de alta pressão (anticiclónicas), nos trópicos, para zonas de baixa pressão (ciclónicas) no Equador, formando um ciclo.

Ventos contra-alísios
Os alísios são ventos úmidos, que sopram dos trópicos para o equador, provocando chuvas nesta região. Os ventos contra-alísios sopram do equador para os tópicos. São ventos secos que ocorrem ao longo dos trópicos onde se encontram os maiores desertos da Terra.

Monção
Vento periódico de ciclo anual, que sopra principalmente no Sudeste da Ásia, alternativamente do mar para a terra e da terra para o mar, durante muitos meses [Na costa brasileira, sopra em direção ao norte de março a agosto, e para o sul nos outros meses do ano.].

TESTANDO O CONHECIMENTO
6- Embora arredondado, o nosso planeta não é uma esfera perfeita. Seu formato é chamado de geoide.
a) V
b) F

Frente
As frentes de ar são as zonas de contato entre duas diferentes massas de ar. Portanto, quando uma massa de ar quente e uma massa de ar fria encontram-se, forma-se, entre elas, uma frente, que adquirirá as características daquela massa que estiver preponderante em termos de comportamento climático.

TESTANDO O CONHECIMENTO
4- A maior parte dos fenômenos meteorológicos, como chuvas, ventos e deslocamentos de massas de ar, ocorre na:
a) estratosfera.
b) troposfera.
c) mesosfera.
d) termosfera.
e) exosfera.

TESTANDO O CONHECIMENTO
3- É a camada da atmosfera mais próxima da superfície terrestre, com uma altitude que varia entre 12 e 18 km. Nela se concentra cerca de 80% dos gases atmosféricos.
Estamos falando da:
a) Troposfera
b) Ionosfera
c) Mesosfera
d) Estratosfera
e) Biosfera

TESTANDO O CONHECIMENTO
6- Embora arredondado, o nosso planeta não é uma esfera perfeita. Seu formato é chamado de geoide.
a) V
b) F

El niño e la niña.
O El Niño é o fenômeno resultante do aquecimento anormal das águas do Pacífico na costa litorânea do Peru, onde geralmente as águas são frias. ... O La Niña é um fenômeno exatamente inverso. Ela representa um esfriamento anormal das águas do oceano Pacífico em virtude do aumento da força dos ventos alísios.

No Brasil
A atuação do El Niño no Brasil provoca secas em algumas áreas e o aumento das chuvas em outras, ocasionando profundas alterações meteorológicas. O El Niño, fenômeno natural categorizado como uma “anomalia climática”, repete-se em intervalos irregulares, que costumam variar entre dois e setes anos.

TESTANDO O CONHECIMENTO6- Embora arredondado, o nosso planeta não é uma esfera perfeita. Seu formato é chamado de geoide.
a) V
b) F

Evapotranspiração
É a perda de água do solo por evaporação e a perda de água da planta por transpiração. O nome provém desses dois processos, que são simultâneos e precisam ser igualmente mensurados. A quantificação da evapotranspiração é de fundamental importância.

“ Lençol Freático”
O “Lençol Freático” ou “Lençol de Água” é um reservatório de água presente nas partes subterrâneas da Terra, os quais variam de 500 a 1000 metros de profundidade. Dessa maneira, uma parte da água da chuva escoa na superfície, enquanto outra parte se infiltra nos solos formado, assim, os lençóis freáticos.

Correntes marítimas
Correspondem às massas de água que migram em distintos rumos ao longo dos oceanos e mares. As massas de água que se locomovem não interagem com as águas dos lugares que percorrem, desse modo detêm suas características particulares como cor, temperatura e salinidade.

Tempo e Clima

Amplitude térmica
A amplitude térmica ou oscilação térmica é a diferença numérica entre os valores máximos e mínimos de temperatura observada em um determinado local durante um período de tempo ou pela média. Este período pode ser diário, mensal, sazonal ou anual.

Raios ultravioleta ( UV)
Os raios UV podem causar sérios danos à saúde, como o envelhecimento precoce, o câncer de pele, problemas oculares e até mesmo alterações no sistema imunológico.

CONFIRMOU AS CONQUISTAS DA REVOLUÇÃO FRANCESA.

FEZ REFORMAS ECONÔMICAS:

FEZ REFORMAS ECONÔMICAS:

CRIOU UMA NOVA MOEDA;

FEZ REFORMAS EDUCACIONAIS:

NA EDUCAÇÃO
 

TESTANDO O CONHECIMENTO.
01- O Código Civil Napoleônico, promulgado em 1804 e inspirado no Direito Romano, foi fonte de diretrizes legais para os países ocidentais capitalistas porque:
a) assegurava a igualdade civil entre os indivíduos.
b) extinguia a escravidão nas colônias.
c) instituía o direito de greve.
d) limitava o direito à propriedade.

TESTANDO O CONHECIMENTO RESPOSTA.
01- O Código Civil Napoleônico, promulgado em 1804 e inspirado no Direito Romano, foi fonte de diretrizes legais para os países ocidentais capitalistas porque:
a) assegurava a igualdade civil entre os indivíduos.
b) extinguia a escravidão nas colônias.
c) instituía o direito de greve.
d) limitava o direito à propriedade.

TESTANDO O CONHECIMENTO.
02- Napoleão Bonaparte foi um grande Imperador de que país?:
a) Inglaterra
b) Guiana Francesa 
c) França
d) Bélgica
e) Espanha

TESTANDO O CONHECIMENTO RESPOSTA.
02- Napoleão Bonaparte foi um grande Imperador de que país?:
a) Inglaterra
b) Guiana Francesa 
c) França
d) Bélgica
e) Espanha

TESTANDO O CONHECIMENTO.
03- Napoleão defendia qual ideia revolucionária?
a) Conservadores
b) Nacionalista
c) Anarquismo
d) Socialismo
e) Liberalismo

TESTANDO O CONHECIMENTO.
03- Napoleão defendia qual ideia revolucionária?
a) Conservadores
b) Nacionalista
c) Anarquismo
d) Socialismo
e) Liberalismo

TESTANDO O CONHECIMENTO RESPOSTA.
3- Napoleão defendia qual ideia revolucionária?
a) Conservadores
b) Nacionalista
c) Anarquismo
d) Socialismo
e) Liberalismo

Ciclo hidrológico
O ciclo hidrológico, ou ciclo da água, é o movimento contínuo da água presente nos oceanos, continentes (superfície, solo e rocha) e na atmosfera. Esse movimento é alimentado pela força da gravidade e pela energia do Sol, que provocam a evaporação das águas dos oceanos e dos continentes.

TESTANDO O CONHECIMENTO RESPOSTA.
3- Napoleão defendia qual ideia revolucionária?
a) Conservadores
b) Nacionalista
c) Anarquismo
d) Socialismo
e) Liberalismo

TESTANDO O CONHECIMENTO RESPOSTA.
3- Napoleão defendia qual ideia revolucionária?
a) Conservadores
b) Nacionalista
c) Anarquismo
d) Socialismo
e) Liberalismo

TESTANDO O CONHECIMENTO RESPOSTA.
3- Napoleão defendia qual ideia revolucionária?
a) Conservadores
b) Nacionalista
c) Anarquismo
d) Socialismo
e) Liberalismo

TESTANDO O CONHECIMENTO RESPOSTA.
3- Napoleão defendia qual ideia revolucionária?
a) Conservadores
b) Nacionalista
c) Anarquismo
d) Socialismo
e) Liberalismo

TESTANDO O CONHECIMENTO RESPOSTA.
3- Napoleão defendia qual ideia revolucionária?
a) Conservadores
b) Nacionalista
c) Anarquismo
d) Socialismo
e) Liberalismo

 OBRIGADO PELA ATENÇÃO
Quarta-feira 15 de setembro de 2020 
Baturité - CE


Continue navegando