Buscar

03 atividade O Perfume

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Licenciatura em Química 				
Disciplina: História da Química 2020/2	Professor: Renato André Zan 
Aluno(a): Elielton Marcelino Souza Nota___________ Data: 20 / 09 / 2020.	 
Lista de atividades
As atividades propostas estão baseadas nas leituras sugeridas ao longo da disciplina.
LISTA DE EXERCÍCIO AVALIATIVA SOBRE O FILME “O PERFUME – A HISTÓRIA DE UM ASSASSINO” .
 1. No início do filme acontece o nascimento de Jean Baptiste Grenouille, de acordo com as condições mostradas e narradas explique por que todos os seus irmãos não sobreviveram. Leve em consideração o lugar e a época de seu nascimento. 
R. Todos os seus irmãos morreram devido a precariedade do local, e claro que também devido a falta de cuidados da mãe com os filhos.
2. O filme nos transporta à época do Renascimento, onde os grandes perfumistas, também conhecidos por alquimistas na Idade Média, eram os detentores do conhecimento científico na época. Através de uma breve pesquisa [cerca de 25 linhas] faça um paralelo entre os cientistas medievais [alquimistas], os renascentistas [perfumistas] e os contemporâneos.
R. Estudando os cientistas, até hoje, muitos acreditam que o pensamento racional foi o grande responsável pelo desenvolvimento de todo conhecimento científico até então acumulado. A observação e os experimentos auxiliaram o homem no descobrimento grande de obscuridades da natureza. Observa - se, as ciências naturais, como as grandes beneficiárias de todas estas ações promovidas pelo interesse humano. A alquimia medieval traz uma cura para males e morte, além da tentativa de transformar metais em ouro, Tanto que alquimia era um serviço para a nobreza.
Durante o renascimento muito ela se deu Por pesquisas empíricas em filosofais unindo a ciência e a natureza; e tendo forte opressão por parte do catolicismo especificamente a “Santa inquisição”. No caso particular da ciência que se desenvolveu no mundo, há de se acentuar a óbvia influência que o cristianismo exerceu sobre ela. A concepção aristotélica de cosmos, por exemplo, não foi plenamente absorvida pelos doutores, haja vista que, para o filósofo grego, o mundo era eterno em si mesmo, mas, para o cristianismo, o mundo foi criado por Deus. Nos tempos contemporâneos alquimia, se desprendeu das crenças religiosas e conduz inovações tecnológicas da ciência sozinha; seu foco principal é a produção de ouro através de técnicas de metalúrgica. O Renascimento modificou as formas de produção das artes. Na Idade Média valorizavam-se obras religiosas, geralmente abordadas em um plano (reto). Nas artes (pinturas e esculturas), os artistas do Renascimento basearam-se na observação do mundo e nos princípios matemáticos e racionais como: harmonia, equilíbrio e perspectiva. Os principais artistas renascentistas italianos foram Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti, e Rafael Sanzio, Leonardo da Vinci não foi somente representante das artes plásticas (pintor e escultor), mas também estudou música, arquitetura, engenharia, foi inventor e filósofo. Suas obras de arte baseavam-se nas pinturas científicas a partir de minuciosas observações da natureza – essa abordagem científica está presente nas seguintes obras: “Última Ceia” (Santa Ceia) e “A Giocon”
 Resumindo, a alquimia medieval traz uma cura para males e morte, além da tentativa de transformar metais em ouro, Tanto que alquimia era um serviço para a nobreza.
 Durante o renascimento muito ela se deu Por pesquisas empíricas em filosofais unindo a ciência e a natureza; e tendo forte o pressão por parte do catolicismo especificamente a “Santa inquisição”.
Nos tempos contemporâneos alquimia, se desprendeu das crenças religiosas e conduz inovações tecnológicas da ciência sozinha; seu foco principal é a produção de ouro através de técnicas de metalúrgica
 3. Descreva os procedimentos realizados por Grenouille para produzir o perfume “Amor e psique” apontando todos os erros cometidos de acordo com as devidas técnicas de segurança em laboratório. Indique todas as essências que ele identificou esse perfume
R. Os procedimentos realizados por Grenouille para produzir o perfume Amour & Psychè  eram basicamente a destilação de óleos essenciais, com um processo sem nehuma metodologia e sem o uso de nenhuma técnica de segurança, porque nesse então os laboratórios eram simples, mais artesanais. Grenouille, impregnou as flores com gordura animal fundida, à qual o álcool é posteriormente adicionado e lavado para obter o óleo essencial, assim com fogo, água, vapor e um aparelho apropriado, a alma fragrante poderia ser arrancada das coisas.
Para produzir o perfume Amour & Psychè ele usava os seguintes materiais: Alecrim, Jasmim, Óleo de rosas, Flor de laranjeira, Bergamota, Benjoim, Cravo, Limão, Espírito de vinho, Estoraque.
 4. Baldini, renomado perfumista da época, utilizava se de que tipo de técnicas para identificação de aromas? Para ele o que era preciso para ser um perfumista?
R. Baldini se trancava em seu escritório e através do olfato, onde ele colocava o perfume em lenços e sentia a cheiro das essências e descrevia em um caderno, 
R. um perfumista não se limita a ter um nariz sensível à percepção dos odores; deve possuir um olfato devidamente treinado para a identificação dos aromas e criação de novos cheiros. A disciplina e o estudo levam ao desenvolvimento,
 5. Segundo Baldini explique sobre as três notas (acordes) que compõem os perfumes e a duração de cada uma delas. 
R. São eles cabeça, coração, de fundo, o de cabeça carrega a primeira impressão que dura alguns minutos antes de dar lugar ao acordes de coração, que é o tema do perfume ele dura varias horas, e o acordes de fundo é o rastro do perfume e dura vários dias.
6. O “grande Baldini” possuía no porão de sua casa, um laboratório químico característico da Renascença. Descreva as diferenças entre um laboratório pertencente a tal período e um laboratório químico atual. Acrescente em seu esquema abaixo uma imagem (foto) de cada tipo de laboratório. LABORATÓRIO SECULO XVIII e LABORATORIO SÉC XXI
R. Os laboratórios do século XVIII eram escuros e desorganizados, com poucas características de um laboratório de química na atualidade, os alquimistas manipulavas os ingredientes químicos como pessoas comuns a fim de produzir ouro apartir de outros metais. Já os laboratórios da atualidade, são amplos e com uma vasta tecnologia que ao decorrer do tempo foram adquiridas, os profissionais são capacitados e treinados.
 7. Grenouille tentou destilar vários tipos de materiais diferentes como metais, vidro e gatos, mas porque ele não obteve essências? Explique utilizando conceitos de destilação, solubilidade , e extração.
R. Porque os materiais não obtinha essência, para se obter a essência era preciso que o processo de separação se da por gravidade, sucção ou por pressão, onde o aquecimento do liquido formam gotículas passando de um ambiente para o outo, assim obtendo liquido desejado.
 8. No decorrer da história são apresentadas duas formas de extração dos aromas para elaboração das essências para se criar posteriormente os perfumes. A primeira é a destilação, a segunda a chamada enfleurage, na qual se utiliza banha animal para coletar o aroma das flores. Comente sobre cada um dos processos químicos.
R. Destilação: Essa é a técnica mais antiga, Nesse processo, usa-se uma aparelhagem equipamento acoplado ao condensador com uma saída que contém uma espécie de torneira. Nesse processo, a matéria-prima, geralmente folhas de plantas, é colocada em um balão de fundo redondo misturado com água destilada. Esse balão é aquecido em uma manta térmica até a ebulição. O vapor da água arrasta essas substâncias aromáticas voláteis e chega ao condensador, passando por um resfriamento, onde essa mistura volta para o estado líquido. 
 Enfleurage, processo épico e característico pelo próprio nome, essa técnica de extração a frio é usada para a extração dos óleos essenciais de flores delicadas, sensíveis ao calor e que possuem um baixoteor desses óleos. consiste em colocar camadas das pétalas de flores frescas sobre cera em uma placa de vidro. Todos os dias essa camada de flores é trocada por novas e, lentamente, a cera extrai esses componentes aromáticos, sendo posteriormente filtrada e destilada em baixa temperatura. O líquido oleoso obtido é misturado ao álcool e novamente destilado
 9. Grenouille se torna um assassino no filme, explique por quê. 
R. Grenouille em um segundo momento percebeu que só conseguiria a essência das mulheres a força, assim como aconteceu com a primeira a qual não conseguiu de forma simples extrair o perfume desejado, porem em outros momentos já com praticas tentou extrair, mas não conseguiu por boa vontade, onde teve que assassinar suas vitimas.
10. Durante a Idade Média quem detinha todo o domínio da sociedade, era a Igreja. Mesmo no Renascimento ainda se viam resquícios de tal domínio, o que é extremamente visível no decorrer da história narrada, quando em meio a uma celebração o padre sente no poder de julgar e excomungar a Grenouille. Fale sobre a interferência da Igreja no desenvolvimento científico Renascentista e, em seguida, faça uma comparação do poder da Igreja nos dias de hoje, em relação ao desenvolvimento da sociedade, seja no ramo científico, seja no ramo político. 
R. Como visto no filme, a igreja no passado tinha o poder de condenar e excomungar as pessoas, isso se dava pelo fato do povo acreditar que ali estavam os verdadeiro guardiões da moralidade, e assim, os tinha como juízes divinos, hoje as igrejas tem seu direito de opinar mas não de julgar como juiz, observa se que as varias denominação criadas que deveriam buscar um só objetivo, vem se transformando em um grande comércio e que muitas vezes desfigura o que se esta escrito na bíblia, fazendo com o próprio povo criem seus conceitos de vida e de crença.
11. É importante salientar as pessoas, que preservar a cena de um crime é fundamental para a investigação e a solução do caso. Por isto que existe toda uma preocupação, como o isolamento do local do crime. Além disto, os procedimentos de coleta e conservação das evidências devem passar por um rigoroso protocolo, a fim de evitar a contestação de provas. Como você julga a ação dos peritos criminais brasileiros atualmente? E como você supõe que possa ter ocorrido por volta do século XVIII, mediante os crimes cometidos por Grenouille, a eficiência dos peritos?
R. Infelizmente, em nosso País, não há uma cultura que se importe com a sistemática do fato, prejudicando em sua grande maioria a devida apuração. O objetivo principal da preservação do local do crime é a inalteração do local, prestando suporte aos Peritos Criminais, mesmo que sejam profissionais, São pessoas entendidas e experimentadas em determinados assuntos e, designadas pela Justiça, recebem a incumbência de ver e referir fatos de natureza permanente, cujo esclarecimento é de interesse no processo. A convocação para o papel de Perito é uma forma de reconhecimento de competências, decorrente em grande medida da autoridade científica do próprio Perito.
 Acredito que no passado as formas de se analisar uma cena de crime eram abstratas ou pouco concluinte, pois hoje contamos com a tecnologia e o vasto estudo de casos e que no passado apenas as características do crime eram fatores de concretizar o ato ocorrido na cena do crime.
“...as pessoas podiam fechar os olhos diante da grandeza, do assustador, da beleza, e podiam tapar os ouvidos diante da melodia ou de palavras sedutoras. Mas não podiam escapar ao aroma. Pois o aroma é um irmão da respiração. Com esta, ele penetra nas pessoas, elas não podem escapar lhe caso queiram viver. E bem para dentro delas é que vai o aroma, diretamente para o coração, distinguindo lá categoricamente entre atração e menosprezo, nojo e prazer, amor e ódio. Quem dominasse os odores dominaria o coração das pessoas.” Patrick Süskind – autor do livro.

Continue navegando

Outros materiais