Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

CLUBE PEDAGÓGICO NM 
LIVRINHOS – ÁGUA 
 
 
 
 
 
HISTÓRIA CICLO DA ÁGUA 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Música: Planetinha Água. 
Autor: Beto Hermam 
 
A chuva caindo no telhado 
Chaleira chiando no fogão 
A neve caindo lá na serra 
A água fervendo para o chimarrão 
Cascata descendo cachoeira 
Vertente, riacho, rio e mar 
Um copo de água, um chuveiro 
Banho de mangueira, piscina 
E muito mais. 
REFRÃO 
Água 
Esse é o planetinha que tem água 
Muita água 
Mas se a gente não cuidar 
Vai faltar 
E a vida então 
Não vai poder continuar. 
Cubinho de gelo, geladeira 
Baleia nadando tri faceira 
A nuvem passando e chorando 
A água do corpo circulando 
Salada de fruta e uma boa 
Da água na boca da pessoa 
A terra também bebendo água 
Água é pra tudo 
Água é pra todos. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A gotinha Plim Plim 
Era uma vez uma gotinha de chuva chamada Plim Plim. 
Ela vivia no céu, junto com outras gotinhas, numa nuvem. 
Como era gostoso viver ali! 
Certo dia, o tempo mudou de repente. 
Um vento muito frio soprou forte e as gotinhas começaram a cair em forma de chuva. 
Só a gotinha Plim Plim não quis is para a Terra. 
Ela queria ficar sempre vivendo no céu. 
Então, o vento soprou com mais força, sacudindo a nuvem. 
E lá se foi a gotinha... 
Plim Plim veio descendo bem de mansinho... 
E foi cair num jardim, bem em cima de uma linda rosa vermelha. 
Plim Plim achou uma delícia ficar ali escorregando entre aquelas pétalas tão macias e aveludadas. 
A gotinha nem ficou com saudades de quando morava naquela nuvem no céu. 
Plim Plim brincou tanto que a rosa sentindo cócegas, começou a rir sem parar. 
-Quem está rindo assim? - perguntou a gotinha admirada. 
-Sou eu, a Rosa Vermelha! 
-Ah! Muito prazer, eu sou a gotinha Plim Plim. 
A Rosa Vermelha continuou: 
-Que bom que vocês chegaram! 
Estávamos morrendo de sede. E gostamos muito quando caiu esta chuvinha tão gostosa! 
-Fico muito alegre em poder ajudar as flores deste jardim - disse Plim Plim. 
-Você e suas amiguinhas são muito importantes, pois são necessárias à vida de todas as plantas aqui 
da Terra. 
Plim Plim ficou tão feliz! 
Sorrindo de felicidade, ela escorregou e caiu junto à raiz. 
A gotinha foi descendo bem devagar e viu uma forma muito estranha. 
Plim Plim, muito curiosa, perguntou: 
-Quem é você? 
-Eu sou a raiz que sustenta a planta. 
Retiro do solo os sais minerais que a alimentam. 
-Que interessante! Eu estou conhecendo tanta coisa! 
A raiz continuou: 
-É com a sua ajuda, molhando a terra, que eu consigo fazer o meu trabalho. 
No dia seguinte, o Sol apareceu tão forte que atraiu todas as gotinhas, que foram subindo em forma 
de fumacinha chamada evaporação. 
E formaram outra nuvem de chuva para recomeçar tudo outra vez. 
A gotinha Plim Plim viu, então, que havia passado pelo ciclo da água. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O BELO 
RIOZINHO 
 
 
 
ILUSTRAÇÃO:..................................................................................... 
AUTORA:ELISABETE CHAOUAD TRIGO 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 MAURINHO MORAVA UM POUCO DISTANTE DA CIDADE. 
ATRÁS DA SUA CASA, PASSAVA UM RIOZINHO DE ÁGUAS 
CLARAS E BRILHANTES. 
 26 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 NESSE RIO OS PEIXES NADAVAM ALEGREMENTE. 
 NAS SUAS MARGENS CRESCIAM MUITAS FLORES. 
OS ANIMAIS DO LUGAR BEBIAM ÁGUA ALI. 
 26 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
MAURINHO NADAVA SEMPRE NO RIO BRINCAVA COM OS 
PEIXES E CONVERSAVA COM AS FLORES. 
 3 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CERTO DIA, SUA MÃE PEDIU – LHE QUE ENTERRASSE O LIXO. 
ELE FICOU COM PREGUIÇA E JOGOU O LIXO NO RIO. 
CONTINUOU FAZENDO ISSO TODOS OS DIAS. 
 4 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O RIO QUE ERA LIMPO COMEÇOU A FICAR ESCURO E FEIO 
CHEIO DE SUJEIRA. 
OS PEIXES FORAM EMBORA, AS FLORES MURCHARAM E OS 
ANIMAIS NÃO BEBIAM MAIS ÁGUA ALI. 
 5 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ATÉ QUE UM DIA, UM PEIXINHO COLOCOU A CABEÇA FORA 
DA ÁGUA E FALOU: 
_MAURINHO, NÃO FAÇA MAIS ISSO. ONDE VOCÊ VAI NADAR? 
ONDE EU VOU MORAR? 
QUE ÁGUA OS ANIMAIS VÃO BEBER? 
 6 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
MAURINHO PEGOU A ENXADA E ENTERROU O LIXO. 
COM O TEMPO, O RIOZINHO VOLTOU A FICAR LIMPO, CLARO 
E BELO. 
MAURINHO VOLTOU A NADAR, OS PEIXES TIVERAM ONDE 
MORAR, OS ANIMAIS ONDE BEBER ÁGUA. 
 7 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ÁLBUM

Mais conteúdos dessa disciplina