Prévia do material em texto
CLUBE PEDAGÓGICO NM LIVRINHOS – ÁGUA HISTÓRIA CICLO DA ÁGUA Música: Planetinha Água. Autor: Beto Hermam A chuva caindo no telhado Chaleira chiando no fogão A neve caindo lá na serra A água fervendo para o chimarrão Cascata descendo cachoeira Vertente, riacho, rio e mar Um copo de água, um chuveiro Banho de mangueira, piscina E muito mais. REFRÃO Água Esse é o planetinha que tem água Muita água Mas se a gente não cuidar Vai faltar E a vida então Não vai poder continuar. Cubinho de gelo, geladeira Baleia nadando tri faceira A nuvem passando e chorando A água do corpo circulando Salada de fruta e uma boa Da água na boca da pessoa A terra também bebendo água Água é pra tudo Água é pra todos. A gotinha Plim Plim Era uma vez uma gotinha de chuva chamada Plim Plim. Ela vivia no céu, junto com outras gotinhas, numa nuvem. Como era gostoso viver ali! Certo dia, o tempo mudou de repente. Um vento muito frio soprou forte e as gotinhas começaram a cair em forma de chuva. Só a gotinha Plim Plim não quis is para a Terra. Ela queria ficar sempre vivendo no céu. Então, o vento soprou com mais força, sacudindo a nuvem. E lá se foi a gotinha... Plim Plim veio descendo bem de mansinho... E foi cair num jardim, bem em cima de uma linda rosa vermelha. Plim Plim achou uma delícia ficar ali escorregando entre aquelas pétalas tão macias e aveludadas. A gotinha nem ficou com saudades de quando morava naquela nuvem no céu. Plim Plim brincou tanto que a rosa sentindo cócegas, começou a rir sem parar. -Quem está rindo assim? - perguntou a gotinha admirada. -Sou eu, a Rosa Vermelha! -Ah! Muito prazer, eu sou a gotinha Plim Plim. A Rosa Vermelha continuou: -Que bom que vocês chegaram! Estávamos morrendo de sede. E gostamos muito quando caiu esta chuvinha tão gostosa! -Fico muito alegre em poder ajudar as flores deste jardim - disse Plim Plim. -Você e suas amiguinhas são muito importantes, pois são necessárias à vida de todas as plantas aqui da Terra. Plim Plim ficou tão feliz! Sorrindo de felicidade, ela escorregou e caiu junto à raiz. A gotinha foi descendo bem devagar e viu uma forma muito estranha. Plim Plim, muito curiosa, perguntou: -Quem é você? -Eu sou a raiz que sustenta a planta. Retiro do solo os sais minerais que a alimentam. -Que interessante! Eu estou conhecendo tanta coisa! A raiz continuou: -É com a sua ajuda, molhando a terra, que eu consigo fazer o meu trabalho. No dia seguinte, o Sol apareceu tão forte que atraiu todas as gotinhas, que foram subindo em forma de fumacinha chamada evaporação. E formaram outra nuvem de chuva para recomeçar tudo outra vez. A gotinha Plim Plim viu, então, que havia passado pelo ciclo da água. O BELO RIOZINHO ILUSTRAÇÃO:..................................................................................... AUTORA:ELISABETE CHAOUAD TRIGO MAURINHO MORAVA UM POUCO DISTANTE DA CIDADE. ATRÁS DA SUA CASA, PASSAVA UM RIOZINHO DE ÁGUAS CLARAS E BRILHANTES. 26 NESSE RIO OS PEIXES NADAVAM ALEGREMENTE. NAS SUAS MARGENS CRESCIAM MUITAS FLORES. OS ANIMAIS DO LUGAR BEBIAM ÁGUA ALI. 26 MAURINHO NADAVA SEMPRE NO RIO BRINCAVA COM OS PEIXES E CONVERSAVA COM AS FLORES. 3 CERTO DIA, SUA MÃE PEDIU – LHE QUE ENTERRASSE O LIXO. ELE FICOU COM PREGUIÇA E JOGOU O LIXO NO RIO. CONTINUOU FAZENDO ISSO TODOS OS DIAS. 4 O RIO QUE ERA LIMPO COMEÇOU A FICAR ESCURO E FEIO CHEIO DE SUJEIRA. OS PEIXES FORAM EMBORA, AS FLORES MURCHARAM E OS ANIMAIS NÃO BEBIAM MAIS ÁGUA ALI. 5 ATÉ QUE UM DIA, UM PEIXINHO COLOCOU A CABEÇA FORA DA ÁGUA E FALOU: _MAURINHO, NÃO FAÇA MAIS ISSO. ONDE VOCÊ VAI NADAR? ONDE EU VOU MORAR? QUE ÁGUA OS ANIMAIS VÃO BEBER? 6 MAURINHO PEGOU A ENXADA E ENTERROU O LIXO. COM O TEMPO, O RIOZINHO VOLTOU A FICAR LIMPO, CLARO E BELO. MAURINHO VOLTOU A NADAR, OS PEIXES TIVERAM ONDE MORAR, OS ANIMAIS ONDE BEBER ÁGUA. 7 ÁLBUM