Buscar

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA ATIVIDADE 1 (UAM)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA – ATIVIDADE 1 (UAM)
Pode-se dizer que desde sua origem podemos reparar que a formação da cultura desse povo, o quanto rica ela é em si. Onde são mistura de vários povos e etnias, como também a quantidade de variações ocorridas ao longo da história que que se chegassem na identidade cultural atual, encontra-se em diversas modificações através de como surgem as novas gerações, pois a cultura vai sendo modificada. 
 	Devemos destacar que o Brasil no começo de sua formação cultural estava em um momento histórico de ter sido descoberto por colônia portuguesa, até o Brasil conquistar sua independência e formar sua real identidade cultural em sua nacionalidade. A formação cultural do Brasil tinha a relação cultural de três povos distintos, nativos indígenas, colonizadores europeus(portugueses) e os africanos. 
''Só nessa altura da análise e da interpretação histórica é que se pode responder à pergunta-matriz: educar, sim, mas para qual cultura? Presume-se que o estudo prévio tenha dado elementos para responder à outra pergunta, também prévia: estamos educando e sendo educados em qual cultura?''
 	Portanto, desta forma verificamos que os principais elementos de nossa cultura brasileira decorrem da convivência dessa mistura étnico-cultural, entre seus povos de sua inicial formação, sua identidade não decorre da história de um povo, mas da miscigenação cultural desses povos. Continha um conflito na convivência entre os povos, baseando-se em exploração. Os portugueses utilizavam os negros como escravos em todo o momento, para qualquer tipo de trabalho e também os índios para explorar as nossas riquezas no Brasil, como também de terras. 
 Enfim, podemos compreender que a identidade cultural possui uma variedade tanto em cor, raça, religião, etnia, hábitos alimentares e linguagem diferentes em diversos estados brasileiros, como o chimarrão no Rio Grande do Sul e o pão de queijo de Minas Gerais, anda na região sul do país é ensinado o idioma alemão assim como o italiano, mantendo de geração em geração suas culturas. A cultura brasileira foi sendo feita a partir de relações étnicas conflitantes e que durante esse período houve uma miscigenação de povos, os mestiços. Estes são os responsáveis pela formação cultural brasileira.
Referências Bibliográficas
BOSI, Alfredo. “Cultura brasileira e culturas brasileiras” em: Dialética da colonização. São Paulo, Companhia das Letras, 1992.

Mais conteúdos dessa disciplina