Buscar

Estudo de caso

Prévia do material em texto

Universidade Santa Cecília - Educação a Distância
 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE EF e EM na EB
VOCÊ PODE ESCOLHER ENTRE O ESTUDO DE CASO OU O RELATO DE EXPERIÊNCIA. AMBOS NESTE ARQUIVO.
LICENCIATURA OU SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Estágio Curricular Supervisionado em EF e EM na EB
Aluno:Delva Lucia de Aquino Mendes RA:213339
ROTEIRO PARA DESENVOLVIMENTO DO SEU ESTUDO DE CASO
Em 2008, o Colégio Aristóteles Vieira, que tem você como docente, recebeu o aluno Jair, que foi matriculado no 4º ano (antiga 3ª Série). No início do ano letivo, ao realizar a sondagem diagnóstica, a professora constatou dificuldades cognitivas significativas, principalmente na aquisição da escrita, na leitura, na compreensão de textos em geral e no raciocínio lógico-matemático. Além dessas dificuldades cognitivas, Jair se mostra retraído, constantemente se isola da turma e demonstra ter uma baixa autoestima. Além disso, a professora descobre ainda que Jair tem 15 anos e já teve contato com drogas e sexo, estando muito além de seus colegas de classe.
- Você, como professor regente da sala de aula, adotaria quais procedimentos para auxiliar nas dificuldades do aluno Jair?
E é muito importante o professor conhecer o aluno e suas particularidades e limitações. A escola necessita rever estratégias transformar suas aulas e suas atividades pensando em todos os alunos, garantindo que todos eles possam se desenvolver na aprendizagem e na aquisição de conhecimentos. É necessário, uma aproximação entre família e escola, um maior incentivo ao aluno por parte da família, professores bem preparados para lidar com essas dificuldades, buscando melhorias tanto nos métodos de ensino quanto na parte psicológica de seus alunos.
A sala de aula deve ser um ambiente confortável e estimulante, que motive a autoestima dos alunos mostrando sua importância para o coletivo. Estimular essa construção sadia da própria imagem trará benefícios duradouros a todos. Quando a autoestima de um aluno está baixa e sofrendo com críticas, em casa ou na escola, por exemplo, ele pode pensar que “não merece” sucesso profissional, que “não é digno” de ter e seguir seus sonhos, entre outros pensamentos sabotadores que o educador deve ajudar a combater. 
 Mesmo que nao maioria das vezes muito dos pais não aceitam que seu filho têm alguma deficiência e isso atrapalha muito a melhora do aluno na sala de aula,pois se o laudo confirmar o problema cognifitivo e se encaixar nos CID’s que diz que o aluno tem direito a um atendimento educacional espacializado(AEE), esse serviço tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagogicos e de acessibilidade para que todos para que todos participem plenamente das atividade na sala com um professor de apoio.	No caso de Jair, um aluno que ja repetiu a serie mais de uma vez deve solicitar a visita dos pais na escola para coloca-los a parte das dificuldades do aluno e dependendo do grau de dificuldade apresentada, o relatório é acompanhado de encaminhamento para outros profissionais, como por exemplo, psicólogo e psicopedagogo..
Assim a escola provodência um professor de apoio para acompanhar o aluno(Jair) em sala diariamente eassim diagnosicar de perto as habilidades e dificuldades, para fazerseu plano pedagogico de acordo com que ele necessita,sabendo que ares preisa ser trabalhada e encaminhar o aluno para sala de recursos multififuncionais para ser trabalhado as dificuldades de aorendizado com jogo didaticos.
E caso o aluno nao tenha direito um professor de apoio(AEE), cabe ao professor regente fornecer um aprendizado diferenciado,de acordo com a dificuldade, utilizar jogo e brincadeiras adaptada, entre novos conteúdos e envolvendo recursos como sons, imagens, fantasias, significados e (por que não?) humor permite que várias áreas do cérebro trabalhem simultaneamente no resgate de informações, e estimula a memória,dramatizações ou jogos para levar emoção à classe favorece a aprendizagem e socialbilização. Isso só funciona se houver relação entre o conteúdo e a situação lúdica.
E mesmo sem direito ao profesor de apoio(AEE) esse aluno pode ser encaminhado para sala de recurso.

Continue navegando