Buscar

SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO (CCE0667) ESTÁCIO 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - O geoprocessamento pode ter várias aplicações.  Sobre aplicações do geoprocessamento para serviços públicos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Ordenamento e gestão do território: constituição de uma base cartográfica geoprocessada que servirá às demais aplicações setoriais, que reproduzam a configuração do território do município, identificando logradouros, lotes e glebas, edificações, redes de infraestrutura, propriedades rurais, estradas e acidentes geográficos;
( ) Localização de equipamentos e serviços públicos: a partir de uma base cartográfica que inclua informações sócio-econômicas e sobre equipamentos públicos, é possível identificar áreas com maior nível de carência e os melhores locais para instalação de equipamentos e serviços públicos;
( ) Identificação no público-alvo e políticas públicas: à medida que se possua uma base de dados que incorpore dados sócio-econômicos, é possível utilizá-la para desenhar políticas públicas, identificando o candidato eleito em uma eleição municipal;
( ) Gestão ambiental: o geoprocessamento é útil para monitorar áreas com maior necessidade de proteção ambiental, acompanhar a evolução da poluição da água e do ar, níveis de erosão do solo, disposição irregular de resíduos e para o gerenciamento dos serviços de limpeza pública;
( ) Gestão da frota municipal: com recursos de geoprocessamento, é possível obter informações sobre os tipos de usos da frota municipal, conhecendo os trajetos mais comuns e sua intensidade. Tais informações possibilitarão a definição de roteiros otimizados para a frota municipal, gerando economia de tempo, combustível e uso de veículos;
A sequência está correta em:
	
	
	V, F, V, V, V
	
	
	V, V, V, F, V
	
	
	V, V, F, V, V
	
	
	V, F, V, V, F
	
	
	V, V, V, V, F
2 - Hoje, o emprego de novas tecnologias tem contribuído muito para o desenvolvimento de diversos campos do conhecimento, como a cartografia.
 Sobre essas novas tecnologias, assinale a alternativa INCORRETA.
	
	
	O sistema GPS, apoiado em uma rede de satélites, permite localização instantânea em qualquer ponto da Terra, com precisão quase perfeita;
	
	
	As técnicas de geoprocessamento são desenvolvidas por computadores e por sistemas de processamento e análise de dados espaciais;
	
	
	A tecnologia de fotografias aéreas é, hoje, a mais precisa para os processos de levantamento de dados e mapeamento da superfície terrestre, principalmente da vegetação natural;
	
	
	O sensoriamento remoto, por meio de satélites artificiais, representa o mais eficiente e importante recurso tecnológico de observação da Terra, possibilitando maior precisão nos mapeamentos;
	
	
	Através do sensoriamento remoto, pode-se elaborar cartogramas com detalhamento para ser aplicado em secretarias municipais.
3 - As novas tecnologias cartográficas, como sensoriamento remoto e GPS, são fundamentais para o desenvolvimento de metodologias de mapeamento, utilizadas tanto por empresas, como por órgãos governamentais.
Sobre o assunto, julgue as assertivas abaixo:
I. O GPS é um Sistema de Posicionamento Global constituído por dezenas de satélites que emitem sinais de rádio captados por aparelhos especiais em qualquer ponto da superfície da Terra.
II. O GPS indica ao usuário sua localização em termos de latitude, longitude e altitude.
III. Na agricultura, essas tecnologias podem ser utilizadas a fim de que se obtenha maior produtividade com custos menores.
A(s) afirmativa (s) correta (s) é(são):
	
	
	II e III
	
	
	I e III
	
	
	III
	
	
	I e II
	
	
	I, II e III
4 - O geoprocessamento é uma técnica que permite uma análise espacial de dados reais, podendo gerar estratégias para tomada de decisão. A partir desses dados, outras análises específicas vão sendo aferidas. São análises que podem ser identificadas pelo geoprocessamento, EXCETO:
	
	
	A tendência: percebendo as modificações sofridas por um lugar nos últimos tempos.
	
	
	A expectativa: verificando o que as pessoas pensam do espaço que elas habitam.
	
	
	A localização: levantando a variabilidade das declividades nas áreas em estudo.
	
	
	O roteamento: estudando as rotas e caminhos possíveis.
	
	
	A condição: identificando o que está acontecendo em um determinado lugar.
5 - Dentre os vários sistemas que fazem parte do Geoprocessamento, destaca-se o SIG ou GIS, o sistema que reúne maior capacidade de processamento e análise de dados espaciais. Sobre o SIG, analise as afirmativas abaixo:
I. O SIG é representado apenas por software, como o ARCGIS ou o IDRISI, que auxiliam na identificação dos pontos na superfície terrestres;
II. O SIG é composto por softwares e também por metodologias aplicadas, dados a serem coletados e tratados, hardwares específicos, como por exemplo, scanners e coletores de dados GPS e recursos humanos;
III. Através do SIG, você pode ter essa ferramenta, de cruzamento de diferentes layers de informações espacialmente localizadas;
IV. As administrações municipais podem utilizar o SIG para atividades de planejamento, controle, monitoramento e/ou avaliação de ações, projetos, programas e serviços.
As afirmativas que realmente representam a explicação dos diferentes tipos de projeções são:
	
	
	I e II
	
	
	I, II e IV
	
	
	II, III e IV
	
	
	I, II e III
	
	
	I e III
6 - O geoprocessamento é o processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computador que permitem o uso de informações cartográficas (mapas, cartas topográficas e plantas) e informações a que se possa associar coordenadas desses mapas, cartas ou plantas.
 
De qual ramo do conhecimento científico ciência, o geoprocessamento pertence?
	
	
	Geomática
	
	
	Física
	
	
	Geografia
	
	
	Matemática
	
	
	Astronomia
7 - Durante o processo de construção das tecnologias de imagear o alvo a distância, uma tentativa inovadora para evitar perigosos balões foi fixar câmaras leves animais. Estas câmaras obtinham fotografias a cada trinta segundos enquanto o pombo batia asas ao longo de um trajetória reta em direção ao seu ninho. Qual o animal mais utilizado?
	
	
	Ursos
	
	
	Pombos-correio
	
	
	Elefantes
	
	
	Cachorros
	
	
	Gatos
8 - Os satélites da série Landsat tem uma órbita de imageamento de 185 km e recobrem todo o planeta a cada 16 dias, ou seja, podemos obter uma imagem de uma determinada área a cada 16 dias e dizemos que a resolução temporal do Landsat é de 16 dias.
 Os satélites landsat são produzidos por empresa sediada em qual unidade política?
	
	
	Suiça
	
	
	Brasil
	
	
	Inglaterra
	
	
	Estados Unidos
	
	
	França
9 - O sensoriamento remoto é uma tecnologia de obtenção de imagens e dados da superfície terrestre através da captação e registro da energia refletida/emitida pela superfície sem que haja contato físico entre o sensor e a superfície estudada. No que se refere ao sensoriamento remoto, analise as afirmativas abaixo:
I. Técnicas embasadas em sensores aerotransportados, como as câmeras fotográficas analógicas, são técnicas de aerofotogrametria, não reconhecidas como técnicas de sensoriamento remoto, dada a proximidade entre os objetos terrestres (alvos) e os sensores.
II. A classificação supervisionada agrupa os pixels segundo as suas características espectrais, organizando-os em agrupamentos denominados de clusters (enxame, aglomeração).
III. Através de softwares dedicados exclusivamente para tratamento de imagens, pode-se gerar imagens com diferentes composições de cores
IV. As imagens brutas adquiridas a partir de sensores remotos necessitam de tratamento por contaminação de ruído (exemplo: como nuvens e sombras); imagens distorcidas pelo mal funcionamento do sensor, instabilidade da plataforma em que o sensor está embarcado, etc.
As alternativas verdadeiras são:
	
	
	I, III e IV
	
	
	II e III
	
	
	I e IV
	
	
	II e IV
	
	
	III e IV
10 - O Geoprocessamento engloba o total conjunto de técnicas ligadas à informação espacial, quer seja no tocante a coleta, tratamento e análise desses dados, dentre elas, o sensoriamento remoto.
 
Sobre Sensoriamento Remoto, assinale a alternativacorreta.
	
	
	O sensoriamento remoto teve início com a invenção dos satélites artificiais que foi o primeiro instrumento utilizado e que, até os dias atuais, são ainda utilizadas para tomada de fotos aéreas.
	
	
	As imagens de sensoriamento remoto disponíveis atualmente são uma forma rápida de se obter informações espaciais em formato digital.
	
	
	O sensoriamento remoto pode incluir o estudo das técnicas de aerofotogrametria e fotointerpretação, apesar de as fotografias aéreas não serem remotamente captadas.
	
	
	As imagens provenientes do sensoriamento remoto não podem ser processadas digitalmente.
	
	
	É a ciência de observação à distância, onde existe contato físico entre o sensor e o alvo.

Outros materiais