Buscar

Tarefa 3 1 respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: Higiene do Trabalho - Riscos Químicos no Ambiente de Trabalho
Identificação da tarefa: Tarefa 3.1. Envio de arquivo 
Pontuação: 8 pontos
Tarefa 3.1
Caro(a) aluno(a),
Vimos que a Higiene do Trabalho é uma das mais importantes disciplinas no estudo da Saúde e Segurança do Trabalho (SST).
Faça a pesquisa da FISPQ do seguinte agente químico CAS [7664-93-9] e considerando sua leitura e interpretação apresente:
a) LEO do agente químico;
ACGIH: ACGIH – TLVs: 1 mg/m3 TWA; 3 mg/m3 C. Notações A2 – Carcinogênico suspeito no homem.
NIOSH: NIOSH-RELs: 1mg/m3 TWA
OSHA: OSHA-PELs: 1 mg/m3 TWA EPEIs indicado pela FISPQ;
Ácido Sulfúrico (>=50% - <= 100%). CAS 7664-93-9.
b) EPIs indicados pela FISPQ;
Creme protetor: Alguns produtos químicos podem causar sérios danos quando em contato direto com a pele — como queimaduras e corrosão. E, para garantir que o usuário esteja protegido contra essa substância, o creme protetor pode ser uma opção de EPI.
Luvas de segurança: Com uma variedade de matérias primas, como Neoprene, nitrílico, látex, PVC e outros, as luvas de segurança podem proteger a diversos produtos químicos dependendo da proposta tecnológica de cada modelo. Por isso é importante verificar para qual produto químico é necessária a proteção assim como, entender a atividade que será desempenhada, se haverá outros riscos como o risco mecânico – abrasão ou corte, por exemplo.
Outros fatores como sensibilidade tátil, flexibilidade e conforto do usuário também devem ser analisados.
Calçados de segurança: Podem ser botas de pvc, botinas ou sapatos. Também possuem uma variedade de modelos e matérias primas. Por isso, é importante avaliar a resistência aos agentes químicos como outros riscos atrelados no ambiente, por exemplo solo úmido e escorregadio, queda de objetos, temperaturas extremas, risco de perfuração entre outros. 
Óculos e protetor facial: Os óculos de segurança são EPIs indispensáveis para qualquer atividade que utilize produtos químicos. Isso porque servem como proteção visual contra respingos e partículas que podem atingir os olhos.
Além disso, para atividades que apresentem maior exposição, é indicado o uso do protetor facial. Trata-se de uma maneira de aumentar a proteção do rosto, estendendo a segurança para além dos olhos.
Respirador: Utilizado para atividades que envolvam o risco de inalação de substâncias contaminantes em forma de poeiras, vapores, gases e névoas, esse EPI impede a infiltração de substâncias químicas no organismo pelas vias respiratórias.
Os respiradores podem ser descartáveis ou reutilizáveis, quando utilizados em conjunto com filtros. Para os respiradores reutilizáveis existem também, os modelos faciais inteiros para proteção dos olhos e face.
Macacões de segurança: Os macacões foram desenvolvidos com o intuito de proteger por inteiro — tronco, membros inferiores e superiores —, sem a necessidade de uma grande quantidade de EPIs.
c) Indique uma propriedade físico-química que possa impactar na segurança dos trabalhadores;
O ácido sulfúrico é líquido em temperatura ambiente, sua temperatura de fusão é de 10,3º e sua temperatura de ebulição é igual a 337ºC, viscoso, incolor e corrosivo. Sua densidade é de 1,83 g/cm3 e é solúvel em solventes polares, sendo que com a água ocorre uma reação extremamente exotérmica. Reage violentamente com água liberando calor. Necessário sempre adicionar o ácido a água ou outro diluente e jamais adicionar agua no ácido. 
d) Indique uma propriedade de estabilidade ou reatividade que possa gerar reações adversas em relação à estocagem;
Algumas condições devem ser evitadas, como água, combustível, calor, bem como produtos incompatíveis. Pois é corrosivo à maioria dos produtos metais incluindo ferro, aço, aço inoxidável, latão alumínio, titânio, níquel e algumas ligas. Altamente reativo, pode decompor-se em alta temperaturas formando gases tóxicos como óxidos de enxofre. Caso, utilizados contêineres para estoque, tomar devidos cuidados pois podem explodir com o calor de incêndio. O ácido Sulfúrico não é inflamável, mas na forma concentrada possui alta afinidade por água e carboniza a maioria dos materiais orgânicos.
e) Quais são os números: ONU e Classe de risco do agente químico. 
Número ONU: 1830
Nome apropriado para embarque: ÁCIDO SULFÚRICO
Classe ou Subclasse de risco principal: 8 – Substâncias corrosivas
Classe ou Subclasse de risco subsidiário: 9.2 – Substâncias perigosas ao meio ambiente
Número de risco 80 – Substâncias corrosivas ou ligeiramente corrosiva
Grupo de embalagem: II

Continue navegando