Buscar

bases de dados, resumo, teorização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pensamento Científico II – Ciclo I
Procurando por evidência científica: Acesso:
-Bancos de dados
-Qualidade das buscas bibliográficas
- Planejamento da estratégias de busca
Bases de dados:
Referênciais: utiliza-se para buscar um descritor, uma palavra que descreve e tem o controle mais rígido de sinônimos e assim, refina-se mais a busca, palavra-chave que o sentido é mais amplo. Ex: DeCS (Descritores em Ciências da Saúde)
Bibliográficas: onde pega o descritor e busca os trabalhos em si, os artigos que lhe interessam, baseados naquele descritor. Ex: MEDLINE, LILACS, SCIELO
Indexação: forma que são catalogados os artigos dentro das bases de dados, ex: a revista do Aistein é indexada na base tal, uma mesma revista pode ser indexada em mais de uma base de dados, e assim, os trabalhos aceitos por essa vão constar em todas as bases, as quais essas estão indexadas. Cada base possui uma lista de periódicos específicos, mas que podem coincidir, quem cataloga o artigo na base de dados: técnico/bibliotecário
Bases Referenciais:
DeCS: descritores em ciências da saúde, base de dados do tipo referencial, está dentro de um portal BBS, objetivo é retornar um descritor relacionado ao trabalho desejado na busca, palavra que descreve melhor e tem controle mais rígido de sinônimo, para afinar a busca de um trabalho/artigo específico. Os vocabulários são estruturados e trilíngues (dá o descritor em inglês, português e espanhol), recuperação de artigos na SCIELO e LILACS. Desenvolvido baseado no MeSH, Para localizar a terminologia usada mundialmente: ◦ http://decs.bvs.br/.
MeSH: Medical Subject Headings é um sistema de metadados médicos em língua inglesa dizendo respeito à nomenclatura e baseando-se na indexação de artigos no campo das ciências da saúde. Foi uma iniciativa e é mantida pela Biblioteca nacional de medicina dos USA. O MeSH apoia-se no sistema MEDLINE-PubMed. Base de dados também referencial, serve para a mesma coisa do DeCS, mas é uma ferramenta do PubMed.
Base de dados Bibliográficas:
Nacionais: 
◦ BVS: brasileira
◦ Portal CAPES: brasileira
Internacionais:
◦ MEDLINE/PUBMED 
◦ EMBASE: europeia 
◦ SciELO: latino americana
◦ LILACS: latino americana
◦ COCHRANE
LILACS: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, tem trabalhos em português, espanhol e inglês mas só trabalhos de ciências da saúde, tipos de trabalhos indexados: Teses, Livros, Capítulos de livros, Anais de congressos (resumos de trabalhos apresentados em congressos/eventos publicados pela revista), Relatórios técnico-científico(relatórios escritos a partir de reuniões, sociedades, condutas clínicas, diretrizes) e Artigos de revistas em si.
MEDLINE: Pubmed, é a melhor, sendo um Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica, base de dados bibliográficos da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos da América 
Brasil: revistas brasileiras no pubmed
América Latina: revistas latino-americanas no pubmed
Criou-se o LILACS pela necessidade dos pesquisadores latino-americanos, onde se tem muitas revistas latino-americanas, haja visto que na MEDLINE não tem muita revista latino-americana, principalmente brasileira.
BVS: Biblioteca Virtual da Saúde, apresenta resumos e referências de artigos na área da saúde LILACS e MEDLINE. https://bvsalud.org/, plataforma maior que abriga outras plataformas, tem o LILACS e a MEDLINE.
Portal CAPES: Portal brasileiro de informação científica, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Ministério da Educação. Disponibiliza documentos nacionais e internacionais (periódicos científicos, teses etc.). Acesso Gratuito: http://www-periodicos-capes govbr.ez67.periodicos.capes.gov.br/index.php?
Biblioteca Cochrane: Archie Cochrane disse: “Uma crítica a nossa profissão é que não temos sumários clínicos que apareçam e situem de maneira periódica organizados por especialidades e subespecialidades de todos os ensaios clínicos que existem no momento”. Abriga 130 países, Realizarem revisões sistemáticas com metodologia Cochrane, Apresentação da melhor evidência científica disponível, + de 9.000 revisões sistemáticas realizadas. Acesso: https://brazil.cochrane.org/. Revisão sistemática com metanálise: análise estatística, e ensaio clínico randomizado.
SciELO: Biblioteca Eletrônica Científica Online (Scientific Electronic Library Online - SciELO) ◦ América Latina e Caribe, Periódicos, Acessados na Integra Gratuitos: https://www.scielo.org/en/
Embase: Base de dados produzida pela Elsevier Sciense, Farmacologia, Periódicos não disponíveis na PUBMED (MEDLINE), principalmente de origem europeia, https://www.embase.com/#search
PUBMED: Base da dados científica que abrange as áreas de Ciências da Saúde e Ciências Biológicas, Disponibiliza ± 26 milhões de citações e resumos em inglês, PUBMED e MEDLINE , PUBMED – maior Ferramenta de busca. Acesso: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/
Bases de dados:
 1. BVS 
2. PUBMED 
3. SCIELO 
4. COCHRANE 
Artigos sobre tratamentos disponíveis para o COVID-19
Qual o descritor de Corona vírus?
= Viral Envelope Proteins: descritor em inglês, Descritor em português: Proteínas do Envelope Viral
Qual o melhor descritor para tratamento?
= Descritor em inglês: Distance Counseling. Descritor em português: Aconselhamento à Distância
Cada grupo utilizando dos descritores selecionados irá pesquisar um artigo sobre o tema proposto e apresentará um resumo dos principais achados e qual base foi utilizada para encontrar o artigo.
= As viroporinas são proteínas virais com atividade de canal iônico (IC) que desempenham um papel importante em diversos processos, incluindo a replicação e a patogênese do vírus. Enquanto muitos coronavírus (CoVs) codificam duas viroporinas, a síndrome respiratória aguda grave CoV (SARS-CoV) codifica três: proteínas 3a, E e 8a. Além disso, as proteínas 3a e E têm um motivo de ligação a PDZ (PBM), que pode ligar potencialmente mais de 400 proteínas celulares que contêm um domínio PDZ, tornando-as potencialmente importantes para o controle da função celular. No presente trabalho, um estudo comparativo dos motivos funcionais incluídos nas viroporinas SARS-CoV foi realizado, principalmente com foco nos papéis do IC e PBM das proteínas E e 3a. Nossos resultados mostraram que as proteínas E e 3a de comprimento total foram necessárias para a replicação máxima de SARS-CoV e virulência, enquanto a viroporina 8a teve apenas um impacto mínimo sobre essas atividades. Um vírus sem as proteínas E e 3a não era viável, enquanto a presença de qualquer uma das proteínas com um PBM funcional restaurou a viabilidade do vírus. A atividade da proteína E IC e a presença de seu PBM foram necessárias para a virulência em camundongos. Em contraste, a presença ou ausência de motivos homólogos na proteína 3a não influenciou a patogenicidade do vírus. Portanto, a dominância do IC e PBM da proteína E sobre aqueles da proteína 3a foi demonstrada na indução da patogênese em camundongos. a presença ou ausência de motivos homólogos na proteína 3a não influenciou a patogenicidade do vírus. Portanto, a dominância do IC e PBM da proteína E sobre aqueles da proteína 3a foi demonstrada na indução da patogênese em camundongos. a presença ou ausência de motivos homólogos na proteína 3a não influenciou a patogenicidade do vírus. Portanto, a dominância do IC e PBM da proteína E sobre aqueles da proteína 3a foi demonstrada na indução da patogênese em camundongos .IMPORTÂNCIA Coletivamente, esses resultados demonstram papéis importantes para o canal iônico e domínios PBM na replicação e patogênese viral ideal e sugerem que as viroporinas virais e PBMs são alvos adequados para terapia antiviral e para mutação em vacinas SARS-CoV atenuadas.
Base foi bibliográfica: PUBMED, e referencial: DeCS

Outros materiais