Buscar

PROVA II Orçamento Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Uma empresa que não implanta nenhum tipo de ferramenta orçamentária também permanecerá no mercado, talvez não tão bem quanto outra que possui o plano orçamentário implantado, mas prossegue com suas atividades. Engana-se quem imagina que um plano orçamentário por si só determina se haverá redução de pessoal ou não e, muito menos, substitui o papel do administrador. Somente quem decide são as pessoas, se não houver pessoas para a tomada de decisões, de nada adianta elaborar um excelente plano orçamentário. Portanto, a empresa precisa de pessoas, sem pessoas não será possível administrar o empreendimento.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A-Não se deve esquecer que o orçamento é um inestimável instrumento de administração, mas deve ser considerado como um substituto do administrador. 
B-Se deve esquecer que o orçamento é um inestimável instrumento de administração, mas não deve, nunca, ser considerado como um substituto do administrador. 
C-Não se deve esquecer que o orçamento é um inestimável instrumento de administração e é considerado como um substituto do administrador. 
D-Não se deve esquecer que o orçamento é um inestimável instrumento de administração, mas não deve, nunca, ser considerado como um substituto do administrador. 
2) Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem, portanto, do nível de atividade, conhecidos também como custo de estrutura. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Os custos fixos dizem respeito a tudo aquilo que a entidade terá que pagar independente se algum produto ou serviço é produzido, como o custo de aluguel de um escritório, por exemplo.
II- O gerenciamento da qualidade inclui os processos e as atividades da organização que determinam os padrões de qualidade, os objetivos e as responsabilidades, de modo que o serviço satisfaça às necessidades para as quais foi concebido.
III- Na gestão estadual, deve-se impedir a divulgação do edital da licitação e de todos os atos de sua realização.
Assinale a alternativa CORRETA:
A-Somente a sentença II está correta. 
B-As sentenças II e III estão corretas.
C-As sentenças I e II estão corretas.
D-Somente a sentença I está correta. 
3A sazonalidade do mercado ocasiona uma determinada demanda que varia entre os períodos dos anos tanto com relação às quantidades como com relação ao mix de produtos, que provoca picos de demanda em determinados períodos do ano. As empresas podem adotar estratégias para ajustar a capacidade produtiva às oscilações na demanda.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta umas dessas estratégias:
A-Utilizar horas extras nos meses de pico.
B-Redução no quadro de funcionário.
C-Carregar estoques de um mês para outro.
D-Diminuir o nível da força de trabalho.
4)Custo é o valor gasto com bens e serviços para produzir outros bens e serviços. Despesa é o valor gasto para administrar e sustentar o funcionamento da organização, sem que tenha impacto direto no processo de produção.
Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
A-Separação entre custos e despesas - apropriação dos custos diretos a cada produto - rateio dos custos indiretos para a locação a cada produto.
B-Separação entre custos e despesas - apropriação dos custos indiretos - e despesas aos produtos - apuração dos custos diretos.
C-Separação entre custos e despesas - rateio dos custos indiretos aos produtos - apuração dos custos diretos a cada produto. As despesas serão registradas diretamente na demonstração do resultado do exercício.
D-Apuração dos custos indiretos - separação entre custos diretos e despesas - apropriação dos custos diretos a cada produto.
5)No estudo do orçamento empresarial e para o cálculo da depreciação, existem alguns métodos que podem ser empregados, como: o método linear ou quotas constantes e quota anual de depreciação.
Considerando mais um exemplo desses métodos, assinale a alternativa CORRETA:
A-Gráfico de GUT.
B-Giro do PDCA.
C-Ganho de causa.
D-Soma dos algarismos dos anos.
6)Quando falamos em orçamentos, muitas vezes podemos imaginar qual é a sua verdadeira aplicabilidade e utilidade. Nesse sentido, algumas perguntas são frequentes, tais como: é viável implantar um sistema orçamentário? Qual é o grau do retorno de informações que ele pode fornecer para o gestor? Qual é o custo financeiro e de treinamento de pessoal qualificado para a sua implantação? De modo geral, o controle orçamentário parece ser complexo. No entanto, pode não ser se a equipe selecionada para a sua implantação corresponder à estrutura organizacional da empresa. A importância do sistema de controle orçamentário para a administração moderna comprova-se, facilmente, através da notável aceitação que o uso de orçamentos vem alcançando nas últimas décadas, apesar de sua complexidade.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: KNUTH, Valdecir. Orçamento empresarial. Indaial: Uniasselvi, 2012.  
A-A técnica orçamentária, apesar de simples em teoria, é de aplicação complexa, não exigindo trabalhos de implantação relativamente dispendiosos e costumando dar resultados plenamente satisfatórios antes de decorridos dois ou três anos de prática constante e de aperfeiçoamentos.
B-A técnica orçamentária, apesar de simples em teoria, é de aplicação complexa, exigindo trabalhos de implantação relativamente dispendiosos e não costumando dar resultados plenamente satisfatórios antes de decorridos dois ou três anos de prática constante e de aperfeiçoamentos.
C-A técnica orçamentária, apesar de simples em teoria, é de aplicação básica, exigindo poucos trabalhos de implantação relativamente dispendiosos e costumando dar resultados plenamente satisfatórios antes de decorridos dois ou três anos de prática constante e de aperfeiçoamentos.
D-A técnica orçamentária, apesar de simples em teoria, não é de aplicação complexa, exigindo trabalhos de implantação relativamente dispendiosos e não costumando dar resultados plenamente satisfatórios antes de decorridos dois ou três anos de prática constante e de aperfeiçoamentos.
7)A criação de cenários faz parte de um bom processo orçamentário. Por isso, é importante que, ao implantar o plano orçamentário, a direção da empresa e os demais envolvidos tenham ciência de que o plano é pautado em situações imagináveis ou previsíveis.
Quanto às situações imagináveis e previsíveis na criação de cenários, assinale a alternativa INCORRETA:
A-O objetivo da construção de cenários é fundamentar as premissas orçamentárias.
B-Uma situação imaginável em um processo orçamentário significa criar cenários que não podem ocorrer.
C-Ao observar o mercado, é necessário ter cuidado com o cenário macroeconômico.
D-Para criar os cenários, primeiramente deve-se efetuar uma “leitura” de como está o ambiente do mercado.
8)Um custo é considerado indireto quando não pode ser identificado diretamente aos seus portadores finais, isto é, aos objetivos que consomem os recursos ou às atividades que geraram esses custos. Esses custos necessitam da utilização de algum critério de rateio ou distribuição para sua alocação aos produtos, pois não podem ser apropriados de forma direta nas unidades específicas, ordens de serviços ou produtos e serviços executados. 
Sobre os exemplos de custos indiretos, assinale a alternativa INCORRETA:
A-Depreciação de equipamentos.
B-Aluguel.
C-ateriais indiretos.
D-Mão de obra direta.
9)A empresa deve estar atenta no planejamento de sua produção, sobre a sazonalidade dos produtos, que pode ocasionar uma demanda muito variada entre os períodos do ano, podendo se elevar em um determinado mês, como também pode diminuir em outro. Com respeito aos procedimentos a serem adotados nesses períodos de sazonalidade, analise as seguintes sentenças:
I- Utilizar horas extras nos meses que a demanda esteja elevada.
II- Deixar de produzir, sem atender à demanda.
I- Havendo necessidade, realizar admissões ou demissões de funcionários.
IV- Estoque sempre elevado, em qualquer período do ano, para que não haja falta de mercadoria/insumos.Assinale a alternativa CORRETA:
A-As sentenças I e III estão corretas.
B-As sentenças I e IV estão corretas.
C-As sentenças II, III e IV estão corretas.
D-Somente a sentença I está correta.
10)Quando tratamos sobre os tipos de investimentos que poderiam ser classificados como centro de investimento, temos um que caracteriza-se quando a empresa amplia sua capacidade de produção agregando novas unidades produtivas. 
Qual é esse tipo de investimento?
A-Financeiros.
B-De inovação.
C-De expansão.
D-De ofensivas.

Continue navegando