Buscar

Rio 22 de agosto de 2011 - Julian Chediak

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Rio, 22 de agosto de 2011 
Direito Societário I
Especulação é algo lícito e é positivo para a sociedade. O especulador está sempre comprando e vendendo, visando um ganho de curto prazo, enquanto o poupador visa um investimento a longo prazo. O especulador permite a existência do poupador e viabiliza a liquidez do mercado. O que é ilícito é a manipulação – sair das regras do jogo. Manipular é criar condições artificiais de demanda, oferta e preço – é não seguir regras do mercado. O exemplo mais clássico de manipulação é falsear o preço por meio da criação de pessoas jurídicas que aumentem o preço. A realização de negócios com informação privilegiada – insider trading – é outro exemplo de manipulação. É basicamente o insider trading que ocorre no filme Wall Street.
Já o filme Pretty Woman tem como plano de fundo uma proposta de compra hostil que visa liquidar uma Companhia próspera, o que, segundo alguns, é um exemplo de abuso de poder de controle, podendo ser, segundo alguns, considerado ilícito. O parágrafo 1º linha B do artigo 117 fala do caso do filme. 
Tavares Borba indica, com base no parágrafo único do artigo 116, que se a Companhia está dando prejuízo e o controlador opta por demitir os empregados, ela pode. Porém, se a Companhia estiver dando lucro, o empregador não poderia demitir os empregados visando lucro sobre isso. Chediak não concorda, indicando que essa relação não faz sentido – ela não se aplica na prática econômica, porque faz com que empresas antigas se tornem ineficientes e não tenha liberdade para controlar seus negócios. 
Toda razão pela qual o Estado intervém no mercado de capitais é resultado da teoria de que o Estado deve tornar simétricas as posições de quem atua nesse mercado, garantindo informações a todos. A decisão de ter o Estado interferindo na atividade econômica é uma decisão política. Nos países civilizados atuais, o Estado sempre intervém no mercado de capitais. O nível de intervenção do Estado no Brasil é muito alto. Estamos em um momento histórico favorável à intervenção estatal. No Brasil, a regulação da atividade em mercados financeiros e de capitais é feita pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). É uma autarquia criada pela lei 6385 de 76.
No artigo 4º da lei 6385 indica que a Companhia será aberta se os valores mobiliários de sua emissão sejam negociados no mercado. Para negociar no mercado de valores mobiliários, a Companhia deve ser registrada na CVM. Assim, podemos inferir que toda Companhia aberta deve ser registrada na CVM.
O artigo 2º da lei 6385 fala o que são valores mobiliários – para fins do nosso curso, são valores mobiliários as ações, as debêntures e os bônus de subscrição. Existem outros valores mobiliários, como, por exemplo, os derivativos – esses, porém, não serão tratados nessa matéria. 
Mercado de valores mobiliários é o mercado onde são negociados os valores mobiliários – são ambientes de negociação e registro desses valores. O mercado de valores mobiliários é uma parte do mercado financeiro. 
Pesquisar - Para que serve o mercado financeiro?

Outros materiais