Buscar

ATIVIDADE A3


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE A3 - DESIGN EDITORIAL
	Descrição
	
	Instruções
	
	Várias tentativas
	Não permitido. Este teste só pode ser feito uma vez.
	Forçar conclusão
	Este teste pode ser salvo e retomado posteriormente.
 Estado de Conclusão da Pergunta:
PERGUNTA 1
1. O design editorial compreende a criação de livros, revistas e publicações; entretanto nos últimos anos, com a entrada das novas tecnologias digitais, os e-books têm sido uma versão moderna dos livros. Eles são lidos por e-readers, que são softwares de leitura destes novos formatos. A questão entre ler um livro impresso e um livro digital está no veículo de utilização, uma vez que o livro impresso é feito em papéis e utiliza elementos do projeto editorial diferentes dos e-books. Porém, para criação dos e-books, muitos elementos do projeto editorial são de suma importância. Um grande exemplo são as escolhas de grids, margens, sangrias e composição, desde a escolha da tipografia, das cores e das colunas. Muitos e-books têm sido criados “às escuras”, sem a utilização de um bom planejamento gráfico editorial. Sabemos da importância dos elementos do projeto editorial, assim, vocês deverão apoderar-se dos conhecimentos teóricos adquiridos e transcorrer acerca da relação dos e-books com os livros impressos em relação ao design. Os e-books estão invadindo o mercado editorial, e a tendência universal são novas tecnologias digitais e a adaptação dos materiais impressos. Considerem a importância dos grids no projeto, a tipografia e as cores que definem a mancha gráfica e desenvolvam um texto argumentativo sobre sua opinião a respeito desse avanço digital dos e-books. O objetivo deste trabalho é a associação do conhecimento teórico com a prática do dia a dia, elencando as problemáticas que envolvem o mercado editorial atual. 
RESPOSTA:
O livro tem lugar de grande relevância para aquisição de conhecimentos pelo leitor independente do seu aspecto físico. Ao longo dos tempos , o livro foi assumindo novos formatos e suporte, dos rolos de papiros, ao livros encardenados e ao livro digital. Atualmente, a expansão do livro digital nos mostra que o papel e a tela não se excluem, pois podem coexistir. 
A transição do livro impresso para os E-book instituiu novos padrões de comportamento perceptivos e participativo, pois ao mudar a forma do objeto, transformou também a interação e a forma de consumo. A troca do papel para a tela desencadeou muitas mudanças da interação do leitor com o livro, como folhear pelo toque, as notas por hiperlinks e as imagens por animação. Tais mudanças instigam os leitores a vivenciar novas formas de leitura, o que requer mudanças no mercado editorial e nos projetos de produção deste novo produto. 
esta transição impresso / digital possibilita convergência de características, uma vez que o livro digital reúne algumas características do impresso e, ao mesmo tempo, amplia e inclui novos recursos, possibilitando assim, a expansão do mercado editorial. A produção do E-book ainda é um tema bastante recente, e as praticas do mercado ainda não estão claramente definidas. Apesar de apresentar conteúdo igual, em termos gráfico e visual um e-book não pode ser exatamente como um livro impresso, pois são produtos diferentes com características distintas quanto a apresentação e leitura. Por esse motivo é fundamental que se compreenda que o designer editorial é uma ferramenta estratégica que contribui com a qualidade do livro, agregando valor e possibilitando maior interação e prazer a leitura. na parte da produção editorial, a principal diferença do livro digital é seu caráter expansivo, uma vez que apesar de possuir um grid a ser seguido, cada leitor poderá alterar as configurações para facilitar sua leitura, seja trocando a cor de fundo ou aumentando a fonte. Tais possibilidades ampliam o acesso aos livros por leitores que antes estavam restritos. 
Resposta:
Em tempos modernos, a Leitura passou a ser uma pratica difícil devido a rotina corrida do dia a dia. Em meio a essa correria tornou-se necessário encontrar alguma forma de acompanhar esse processo evolutivo, impedindo que os livros passassem a ser obsoletos. ( Eu particularmente adoro o livro impresso, pois gosto de sentir o livro, poder folhear, o cheiro...) Mas com toda essa evolução surgiram os e-books que são práticos, e ao mesmo tempo mantém o seu publico informado com apenas um click, oferecendo inúmeros títulos sem o volume de um livro impresso. 
Porem parte do mercado de e-books esta sendo feita sem a preocupação com a estética ou em melhorar a experiência do leitor. O livro impresso por outro lado tem uma preocupação com o design tornando o livro único. No livro digital tirando a capa e a contracapa, essa preocupação se perde pois a experiência da leitura e basicamente a mesma pelo grid, a tipografias e as cores. Apesar de poucas exceções a maioria dos e-books matem o mesmo tipo de trabalho devido a custo beneficio, pois é possível fazer alterações em seu grid e melhorar a experiência do leitor com pequenos detalhes. Alguns livros digitais mantém a fidelidade das paginas como no livro impresso, dando a impressão de que cada capitulo é único. A produção do E-book ainda é um tema bastante recente, e as praticas do mercado ainda não estão claramente definidas. Apesar de apresentar conteúdo igual, em termos gráfico e visual um e-book não pode ser exatamente como um livro impresso, pois são produtos diferentes com características distintas quanto a apresentação e leitura. Por esse motivo é fundamental que se compreenda que o designer editorial é uma ferramenta estratégica que contribui com a qualidade do livro, agregando valor e possibilitando maior interação e prazer a leitura. na parte da produção editorial, a principal diferença do livro digital é seu caráter expansivo, uma vez que apesar de possuir um grid a ser seguido, cada leitor poderá alterar as configurações para facilitar sua leitura, seja trocando a cor de fundo ou aumentando a fonte. Tais possibilidades ampliam o acesso aos livros por leitores que antes estavam restritos.

Continue navegando