Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA-FILOSOFIA

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA – UNINTA EAD
LICENCIATURA EM LETRAS
MAIARA MACÊDO PORTO
RA-0000000940
FILOSOFIA
SANTA LUZIA – MA
2021
MAIARA MACÊDO PORTO
RA-0000000940
FILOSOFIA
Atividade discursiva, apresentada ao curso de Licenciatura em Letras, no Centro Universitário Inta – UNINTA EAD, para obtenção de nota.
SANTA LUZIA – MA
2021 
CONCEITO, ATRIBUIÇÃO E DETERMINAÇÃO DO VALOR
 O primeiro fator a ser analisado durante uma avaliação profunda sobre valores e suas características é o ser que à expressa, seja atribuindo-a à outro ser e objeto, como também a si próprio. O valor em seu âmbito conceitual da palavra é caracterizado pelo preço e utilidade, onde uma simples quantia pode ser paga para obter. Já o valor expresso pelo sentimento é algo impagável. O ser que possui valores, passa a ser admirado, respeitado e automaticamente possuem uma conduta de vida responsável. É inteligível que o ser humano atribui valores as coisas para diferencia-las das demais, atribuindo afeto e apreço por algo ou alguém, demonstrando assim, seu favoritismo.
 Por essa razão somos seres apegados a determinadas pessoas e objetos. Esse é um sentimento que todo ser tem, seja ele animal ou humano. Assim, podemos destacar que, o ser em seu mais íntimo eu, contém valores, a diferença é que muitos não conseguem, ou não querem dar valor as coisas. Uns por ignorância, outros por serem cegos de consciência. No que concerne e é visivelmente claro, atribuir valor, é algo decisivo. Porém, é algo necessário. Há quem diga que: “Só damos valor quando perdemos”. E eu concordo, nós damos valor quando temos em nosso eu o sentimentos e ação de atribuir valor. E carregamos conosco um certo achismo (de só valorizar o que achamos que é certo) Pois, se formos olhar ao nosso redor, deveríamos valorizar tudo, respeitar cada pessoa, coisa, objeto e ser, se importar com qual, ou quem. O valor é algo simples, mas, se torna fundamental pra o bem estar. A vida é sobre valorizar e ser valorizado, esse é um dos prazeres da vida, que deve ser preservado.

Continue navegando