Buscar

Atividade de Morfologia Vegetal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Anatomia e morfologia vegetal 
Aluno: 
1 período Licenciatura em Biologia
1- Para a sua sobrevivência, as plantas vasculares precisam superar condições ambientais adversas. Alguns problemas encontrados pelas plantas e as soluções utilizadas por elas para superar tais limitações são apresentados a seguir. Associe as duas colunas:
PROBLEMA
I. Proteção contra agentes lesivos e contra a perda de água
II. Sustentação
III. Preenchimento de espaços
IV. Transporte de materiais
V. Trocas gasosas
SOLUÇÃO
( 1 ) Esclerênquima e colênquima
( 3 ) Xilema e floema
( 4 ) Epiderme e súber
( 5 ) Estômatos
( 2 ) Parênquimas
2- Quais são os tecidos meristemáticos primários?
Os meristemas primários são formados pela embriogênese, são produzidos diretamente a partir das primeiras células embrionárias presentes na semente, são encontrados em pequenas plantas dicotiledôneas anuais e na maioria das plantas monocotiledôneas. O meristema responsável pelo crescimento da raiz não é o fim, mas é protegido por uma capa celular chamada "capa" e os tecidos meristemáticos primários são o protoderme, o procâmbio e o sistema fundamental..
.
3 - Em que se diferenciam o meristema fundamental, o procâmbio e a protoderme: photoderm se diferenciam em epiderme, tecido de revestimento da planta; procâmbio origina o xilema e o floema primários, tecidos que formam o sistema vascular; meristema fundamental se diferenciam formando os tecidos fundamentais: parênquima, colênquima e esclerênquima.
4 - Ao se fazer uma correlação funcional entre as estruturas vegetais e animais, é correto afirmar que a seiva, o esclerênquima e o xilema equivalem, nos animais, respectivamente, a:
a) sangue, glândula e ossos.
b) sangue, ossos e vasos sanguíneos.
c) vasos sanguíneos, glândulas e sangue.
d) vasos sanguíneos, sangue e ossos.
e) sangue, vasos sanguíneos e glândulas.
5- Em qual tecido vegetal se encontram as seguintes estruturas:
a) Elemento de tubo crivado do floema ..
b) Elemento de vaso no xilema..
Sobre essa questão eu fiquei na dúvida professora, pois não sei se foi o cansaço, ou a vista, mas eu fiquei perdida nessa questão. E isto.
6- Analise o desenho esquemático abaixo. Indique as estruturas numeradas, respectivamente, de 1 a 5. 
1:epiderme superior
2:xilema
3:parenchima lacunoso
4 tricoma
5 célula guarda
7- Cite cinco diferentes tecidos de preenchimento com suas respectivas funções (repetidos ou com mesma função não serão considerados):Tecidos de preenchimento são formados por células que preenchem o espaço ou ajudam na sustentação da planta
. O parênquima é formado por células com paredes celulares finas que permitem a absorção de substâncias. Eles podem ser divididos em vários grupos de acordo com as funções auxiliares que fornecem:
 Parênquima clorofila: Grande quantidade de parênquima em folhas vegetais com alta taxa de cloroplastos. Sua função é preencher a camada interna da folha, dispersar o gás e ainda realizar a fotossíntese.
Parênquima sua função é reservar reserva para reservar lipídios e proteínas com carboidratos.
Aerífero sua função é armazenar ar, ajudando na flutuação dos organismos e plantas aquáticas.
Aquífero sua função é armazenar água que vive em ambientes secos e com pouca pouca água.
Colênquima função de sustentação em regiões e órgãos da plantinha que possuem um crescimento primário, que crescem bastante em pouco tempo, ajudando na flexibilidade para a planta uma quebra em quase todas as vezes que cresce. 
8- Qual o papel dos vasos lenhosos e liberianos no processo de nutrição das plantas? Explique qual tipo de seiva cada um transporta e quais células características de cada tecido. O papel é transportar substâncias para a planta, levando água e sais minerais que são matéria inorgânica,ajudando na nutrição da planta..as plantas apresentam conjuntos de células especializadas na realização de determinadas funções, os tecidos, o xilema e floema são tecidos condutores do sistema vascular da plantinha, responsável pelo transporte e distribuição de substância ao longo do vegetal.
9- A impregnação por cutina é tipicamente encontrada nas células do tecido vegetal: epiderme na parede externa das células epidérmicas ,uma substância lipídica chamada queratina pode ser encontrada. uma camada serosa formada por essa substância é chamado de extrato de corneo. 
10- Nos vegetais pertencentes às Angiospermas, classifique como verdadeiro ou falso: 
( falso) A endoderme é responsável pela formação das raízes secundárias. 
( falso ) A presença do periciclo e da endoderme caracteriza o crescimento secundário da raiz. 
( verdadeiro ) Os anéis de crescimento percebidos em um tronco são originários da atividade diferencial do meristema cambial, em função de mudanças no ambiente. 
( verdadeiro ) As células-companheiras dispõem-se paralelamente ao longo de um elemento de vaso, auxiliando-o no transporte da seiva bruta. 
(falsa ) A deposição de celulose na parede das células parenquimáticas de um tronco provoca a morte das mesmas por impermeabilizá-las. 
( verdadeira ) Alguns tecidos vegetais são constituídos por células mortas, não como uma medida casual, mas como ponto final de processo de diferenciação celular tão importante como qualquer outra função desempenhada por qualquer outra célula viva. São exemplos de tecidos vegetais constituídos por células mortas, o súber e o ritidoma.
( verdadeiro ) As células do esclerênquima apresentam paredes celulares espessas e, geralmente, lignificadas.
fim.

Continue navegando