Buscar

SIMULADO AV - PLATAFORMAS MOLECULARES PARA AS ATIV BIOLÓGICAS

Prévia do material em texto

SIMULADO AV
PLATAFORMAS MOLECULARES PARA AS ATIV. BIOLÓGICAS 
	O operon Lac tem como função principal:
		
	
	Transcrever um RNAm policistrônico que irá ser traduzido em proteínas responsáveis pela inibição do metabolismo da glicose.
	
	Transcrever um RNAm policistrônico que irá ser traduzido em proteínas responsáveis pela metabolização da galactose e glicose.
	
	Transcrever um RNAm policistrônico que irá ser traduzido em proteínas responsáveis pela inibição do metabolismo da galactose e lactose
	 
	Transcrever um RNAm policistrônico que irá ser traduzido em proteínas responsáveis pela metabolização da galactose e lactose.
	
	Transcrever um RNAm monocistrônico que irá ser traduzido em proteínas responsáveis pela metabolização da galactose e lactose.
	
	
	Considerando um trecho de uma molécula de DNA fita dupla, podemos afirmar que:
		
	
	Se existe 10% de adenina, logo este trecho também possui 20% de timina.
	
	Se existe 20% de guanina, logo este trecho também possui 15% de timina.
	 
	Se existe 35% de timina, logo este trecho também possui 15% de citosina.
	
	Se existe 25% de guanina, logo este trecho também possui 15% de timina.
	
	Se existe 10% de adenina, logo este trecho também possui 10% de uracila.
	Quanto à organização do material genético em células, é correto afirmar que:
 
		
	
	Os plasmídeos ou elementos extracromossomais contêm genes essenciais que são importantes para as funções de sobrevivência da célula.
	 
	As células procarióticas possuem um único cromossomo, o qual se condensa no interior e é denominado de nucleoide.
	
	Os transposons são feitos de DNA fita simples e possuem replicação própria independente do cromossomo.
	
	Células procarióticas, como Escherichia coli, contêm DNA em quantidade superior a uma célula humana, devido a um estado de torção denominado superenovelamento.
	
	O plasmídeo é constituído por fita simples de DNA com configuração linear ou circular.
	Na extração de RNA todos os cuidados citados abaixo devem ser tomados exceto:
		
	 
	Na extração de RNA usamos acetato de amônio para auxiliar a separação entra a fase orgânica e a aquosa.
	
	É preferível o uso de um aparelho sonicador para a quebra das membranas celulares, ao invés do uso de detergentes.
	
	Todo o material deve ser RNAse free e lavado com soluções neutralizadoras de RNAses.
	
	O RNA deve ser rapidamente congelado em nitrogênio líquido.
	
	Uso de solução fenol/clorofórmio em pH ácido.
	
	
	Para selecionar uma amostra aleatória de tamanho n de uma população formada por N unidades, que são numeradas de 1 a N segundo uma certa ordem, escolhe-se aleatoriamente uma unidade entre as k primeiras unidades da população, onde k = N / n e seleciona-se cada k-ésima unidade da população em sequência. Esta técnica de amostragem denomina-se amostragem:
		
	 
	Sistemática
	
	Probabilística
	
	Aleatória simples
	
	Não-probabilística
	
	Por etapas
	O DNA (ácido desoxirribonucleico), material genético de seres vivos, é uma molécula de fita dupla, que pode ser extraída de forma caseira a partir de frutas, como morango ou banana amassados, com uso de detergente, de sal de cozinha, de álcool comercial e de uma peneira ou de um coador de papel. O papel do detergente nessa extração de DNA é:
		
	
	Aglomerar o DNA em solução para que se torne visível.
	 
	Romper as membranas celulares para liberação do DNA em solução.
	
	Promover atividades enzimáticas para acelerar a extração do DNA.
	
	Promover lise mecânica do tecido para obtenção de DNA.
	
	Emulsificar a mistura para promover a precipitação do DNA.
	
	
	A Biotecnologia trabalha predominantemente manipulando material genético de seres vivos; para a maioria dos organismos, o material genético é a molécula de DNA. Acerca da estrutura da molécula de DNA, assinale a opção correta.
		
	
	Em uma cadeia de DNA, os nucleotídeos se ligam aos açúcares e fosfatos por pontes de hidrogênio.
	 
	As duas fitas que compõem a molécula de DNA são ligadas por pontes de hidrogênio entre suas bases nitrogenadas.
	
	Há complementaridade entre as bases nitrogenadas adenina e timina e entre guanina e uracila.
	
	O DNA é composto por quatro tipos de bases nitrogenadas: adenina, citosina, timina e uracila.
	
	O açúcar contido na molécula de DNA é a ribose.
	No diagnóstico clínico-molecular, a reação em cadeia da polimerase (PCR) em tempo real pode ser utilizada para a avaliação da carga viral ou bacteriana, para a determinação da resistência a antibióticos e, até mesmo, para o prognóstico de tumores malignos. A figura abaixo apresenta ciclos de amplificação de amostras por PCR em tempo real, sendo (A) uma amplificação de um determinado segmento gênico que identifica um determinado marcador tumoral em células neoplásicas e (B) uma amplificação do mesmo segmento gênico em células não neoplásicas.
A partir das informações apresentadas, conclui-se que:
		
	
	A análise comparativa das duas amostras deve ser realizada a partir da estabilização da amplificação, que ocorre na fase platô, sendo alcançada no ciclo 28 para a amostra A, e no ciclo 40, para a amostra B.
	 
	o Ct (ciclo threshold) pode ser determinado pela intersecção da linha do limiar de detecção da reação threshold, com a linha da amplificação gênica de cada amostra.
	
	A linha paralela ao eixo referente ao número de ciclos, na altura em que se inicia a fase exponencial da amplificação gênica, denominado threshold, representa falsos sinais positivos por contaminação das amostras por DNA genômico.
	
	O maior Ct (26) é observado no início da fase exponencial de amplificação em células não neoplásicas ( B ), e indica maior expressão comparativamente às células neoplásicas ( B ), que apresentam Ct = 17, não sendo esta sequência-alvo um bom marcador tumoral.
	
	O aumento da fluorescência indica que a amplificação da sequência-alvo está ocorrendo, pois a cada ciclo, durante a desnaturação da dupla fita, ocorre liberação da fluorescência.
	Alguns processos biotecnológicos podem ser empregados na produção de bioderivados, como é o caso dos ensaios de hibridização. Qual nome é dado para o processo de hibridização em que o DNA é fixado e transferido para uma membrana de nitrocelulose ou nylon?
		
	
	​​​Northern Blot
	
	​​​​Western Blot
	 
	​​​​Southern Blot
	
	Hibridização in situ
	
	​​​​Hibridização por microarray
	As técnicas de sequenciamento de Nova Geração (NGS) baseiam-se em uma amplificação clonal antes da reação de sequenciamento em si. No entanto, cada equipamento utiliza uma técnica diferente de amplificação clonal. Sobre estas técnicas, assinale a opção correta.
		
	
	​​​A PCR em emulsão é uma técnica utilizada na metodologia do sequenciador Illumina e consiste em uma emulsão de água em uma fase oleosa, formando gotículas de água que contêm os reagentes de PCR, uma fita de DNA a ser sequenciado e uma "bead" para sua ancoragem.
	
	Uma das técnicas utilizadas é a PCR em ponte, no qual as fitas de DNA são dispersas em uma placa aleatoriamente e a PCR realizada através de pareamento de bases com fitas de DNA presentes nesta placa; esta técnica é utilizada na metodologia do sequenciador Sanger.
	
	​​​Uma das técnicas utilizadas é a PCR em ponte, no qual as fitas de DNA são dispersas em uma placa, aleatoriamente, e a PCR realizada através de pareamento de bases com fitas de DNA presentes nesta placa; esta técnica é utilizada na metodologia do sequenciador 454 (pirosequenciamento).
	
	​​​​A PCR em emulsão é uma técnica utilizada na metodologia do sequenciador Sanger e consiste em uma emulsão de água em uma fase oleosa, formando gotículas de óleo que contêm os reagentes de PCR, uma fita de DNA a ser sequenciado e uma "bead" para sua ancoragem.
	 
	​​A PCR em emulsão é uma técnica utilizada na metodologia do sequenciador 454 (pirosequenciamento) e consiste em uma emulsão de água, em uma fase oleosa, formando gotículas de água que contêm os reagentes de PCR, uma fita de DNA a ser sequenciado e uma "bead" para sua ancoragem.

Continue navegando