Buscar

METODOLOGIA CIENTÍFICA AVA 1 UVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA 
LARISSA ANTUNES DA FROTA GOMES PINTO 
METODOLOGIA CIENTÍFICA 
TRABALHO DA DISCIPLINA – AVA 1 PARTICIPAÇÃO NO FÓRUM DE DISCUSSÃO 
Neste fórum, você irá selecionar um artigo científico, fazer um RESUMO do artigo, interpretá-lo a partir dos parâmetros apresentados nas Unidades 1 e 2, e depois ler e comentar as respostas apresentadas por dois colegas no fórum.
Siga as orientações.
PARTE 1 - Faça uma breve pesquisa na internet (veja como se faz uma busca organizada no livro didático, p. 75-76).
Mas atenção: não será aceito como fonte o Wikipédia. Dê preferência para fontes mais acadêmicas, como os portais: Capes e Scielo (para identificar revistas científicas). 
Escolha um artigo científico em sua área de formação (para auxiliar, reveja a Aula 3 da Unidade 1).
Apresente o endereço eletrônico (link) em que se encontra o artigo, para que o tutor e seus colegas também possam acessar.
Realize uma leitura dos dados de forma seletiva, reflexiva e interpretativa. Para isso, lembre-se do que foi indicado no livro didático (p. 78-82), na Aula 2 da Unidade 1.
Elabore um RESUMO para apresentar os resultados dessa leitura. Dica: releia a Aula 2 da Unidade 1 e veja em que consiste uma resenha e um RESUMO e considere as técnicas para a produção do seu trabalho. Atenção: o RESUMO não poderá ser o mesmo que aparece no começo do artigo elaborado pelo autor.
Considerando a concepção de CIÊNCIA estudada na Unidade 2 (particularmente na Aula 3), analise o seu artigo e responda: Por que ele é um artigo científico?
PARTE 2 - Depois, leia e comente as respostas postadas por dois colegas de turma. Faça isso em 2 dias diferentes.
 Compare com o seu artigo e comente semelhanças e diferenças.
Indicação de leitura:
Leia as unidades "A metodologia científica e a pesquisa na universidade " e "Conhecimento e ciência". Nelas são destacadas as características do conhecimento científico e de um trabalho científico.
Este artigo tem por objetivo justificar a relevância do planejamento estratégico junto aos processos iniciais de estruturação organizacional e as mudanças no mundo hodierno que conferem um mercado marcado pela instabilidade de mudanças constates, permitindo utilizar ferramentas administrativas de forma eficiente para aumentar o desempenho de uma empresa, prevendo cenários atemporais, analisando diferenciais competitivos e colocando a pesquisa no centro do estudo para auxiliar a criação de novas percepções acerca do mercado competitivo. Tendo em vista a necessidade das empresas em prestar bons serviços, a capacidade de gerenciamento se delimita também pela necessidade de utilizar metodologias científicas que podem trazer relevância para área do planejamento estratégico visando resultados fundamentais e extraordinários para o sucesso de empresas que buscam êxito em sua gestão. 
This article aims to justify the relevance of strategic planning together with the initial processes of organizational structuring and the changes in the world today that provide a market marked by the instability of constant changes, allowing the efficient use of administrative tools to increase the performance of a company, predicting timeless scenarios, analyzing competitive differentials and placing research at the center of the study to help create new perceptions about the competitive market. Given the need for companies to provide good services, management capacity is also limited by the need to use scientific methodologies that can bring relevance to the area of ​​strategic planning aiming at fundamental and extraordinary results for the success of companies seeking success in their management.
 
De acordo com Charles Darwin: “As espécies vivas que sobrevivem não são as mais fortes nem as mais inteligentes; são aquelas que conseguem se adaptar e se ajustar às contínuas demandas e desafios do meio ambiente.” 
Em nossa era dinâmica, as empresas não estão em um ambiente estável ou contínuo, mas em geral são confrontadas com mudanças, turbulências e descontinuidades cada vez mais rápidas. Desenvolvimentos ambientais de risco, como sinais de saturação do mercado, concentração empresarial e tendências de internacionalização, tecnologia e ciclos de produção cada vez mais curtos, bem como a eliminação gradual de barreiras competitivas são típicos da situação competitiva atual e colocam em constante risco as posições de mercado. Para as empresas que antecipam essas mudanças o mais cedo possível, as oportunidades podem surgir como resultado do uso de seus próprios pontos fortes por meio de estratégias direcionadas para construir novas vantagens competitivas. 
Houve mudanças após a Segunda Guerra Mundial, mas esses desenvolvimentos foram mais lentos e menos perigosos devido aos mercados em grande parte insaturados. Nessas condições, a gestão operacional amplamente orientada para o lucro e a liquidez foi geralmente suficiente. 
As informações e dados operacionais têm a propriedade de registrar primeiro os efeitos das mudanças, mas não as causas. A gestão corporativa que se baseia exclusivamente em dados operacionais fará os ajustes necessários tarde demais em caso de mudanças no ambiente, que ameaçam constantemente a existência da empresa. Existe o risco de que os dados operacionais desviem a imagem da empresa se o resultado operacional ainda for satisfatório, mas a posição estratégica da empresa já se deteriorou consideravelmente. Outra consequência da falta de pensamento estratégico é a reação errada às crises corporativas. Empresas que são exclusivamente orientadas para a operação.
Frequentemente, pode-se observar que as empresas lidam muito com estruturas e processos internos e muito pouco com o desenvolvimento da indústria/mercado e com o mercado/posição competitiva da empresa. Assim, estratégias para o sucesso da empresa passam a ser vistas como essenciais para podermos atuar no longo prazo.
Aqui, por estratégia/planejamento estratégico entende-se o comportamento básico e de longo prazo de uma empresa e suas subáreas relevantes em relação ao meio ambiente para atingir os objetivos de longo prazo da empresa. O foco está, portanto, na realização de objetivos baseados na razão, o que requer a formulação de um grande número de medidas individuais coordenadas. Um planejamento estratégico é, portanto, um feixe de decisões individuais interconectadas que se complementam e reforçam seu efeito. 
Do ponto de vista do negócio, as estratégias incluem declarações sobre a posição da empresa no mercado (perspectiva externa) e declarações sobre a distribuição de recursos (perspectiva interna).
O planejamento é direcionado para o futuro em termos de sua perspectiva e ação, ou seja, metas são definidas, métodos, estratégias e atividades são formulados para alcançá-los. O planejamento pode ser em um período estratégico de longo prazo ou em um período operacional de curto prazo.
Planejar significa moldar o futuro e formar a base da gestão, especialmente em empresas maiores. Isso inclui um exame ativo e sistemático do futuro. A totalidade organizada e integradora dos vários planos parciais (planos), suas relações, construídas segundo critérios uniformes e mutuamente vinculados, formam o chamado sistema de planejamento. A estratégia ou o próprio planejamento estratégico devem ser examinados em tal sistema de planejamento. Os métodos e instrumentos para criar e apoiar o planejamento estratégico no contexto de sua utilidade devem ser o objeto central da investigação. Além disso, deve ser examinado se esses métodos/instrumentos são adequados para isso - então, eles são discutidos criticamente.
As inúmeras contribuições no campo do planejamento estratégico na literatura científica levam o espectador a um panorama confuso dos tópicos das inter-relações entre os instrumentos e as tarefas do planejamento estratégico.
Assim, por motivos de conteúdo e temáticos, o tema do planejamento estratégico é um campo de pesquisa de extrema importância para a ciência e para os negócios. Isso torna útil uma consideração mais aprofundada do planejamento estratégico.Em termos de conteúdo, o planejamento estratégico e seus instrumentos, conforme já demonstrado acima, são importantes para o sucesso organizacional.
Do ponto de vista temático, a discussão ordenada e direcionada e a consideração crítica dos instrumentos, métodos comuns selecionados para apoiar as tarefas de planejamento estratégico é outra contribuição, discurso científico e significativo. A utilidade, a limitação dos instrumentos de apoio às tarefas estratégicas são discutidos apresentando os instrumentos para as tarefas e examinando-os em termos de pontos fortes e fracos.
Este é um artigo científico porque reflete conteúdos primários de forma a tratar um conhecimento previamente adquirido, somando conceitos novos que juntos farão parte da ciência social no que tange ao planejamento organizacional e trará apoio para futuras pesquisas e artigos científicos, bem como suprirá a finalidade deste artigo de trazer significado ao conceito de Planejamento Estratégico a partir do senso crítico já adquirido por anos na faculdade organizacional levando em consideração as práticas e as tendências do planejamento estratégico num ambiente atemporal.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA DAS FORMAS DE ADEQUAR UMA EMPRESA PARA O FUTURO Disponível em: https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_62_1553111960.pdf Acessado em: 06/11/2021
O USO DE FERRAMENTAS DE GESTÃO NA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Disponível em: https://www.eumed.net/rev/caribe/2015/10/ferramentas.html Acessado em: 06/11/2021
O Gabinete de Gestão de Estratégias – Harvard Business Review. Disponível em: https://hbr.org/2005/10/the-office-of-strategy-management?language=pt Acessado em 06/11.
Significado de Planejamento Estratégico - Disponível em: https://www.significados.com.br/planejamento-estrategico/ Acessado em 06/11.
CHIAVENATO, Idalberto Planejamento estratégico: da intenção aos resultados / Idalberto Chiavenato, Arão Sapiro. – 4. ed., rev. e atual. – São Paulo: Atlas, 2020. Acessado em 31/08. Disponível em: Minha biblioteca, REDE ILUNMO, Universidade Veiga de Almeida.

Continue navegando