Buscar

Arquitetura de gerenciamento de redes de computadores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Arquitetura de gerenciamento de redes de computadores
1. Uma arquitetura conceitual para gerenciamento de redes de computadores detalha os principais componentes e seus relacionamentos de maneira abstrata, sem se ater a uma tecnologia específica. Na literatura, existem diferentes esforços para consolidar uma arquitetura conceitual, mas, em geral, os principais componentes envolvem a entidade gerenciadora, o dispositivo gerenciado, um protocolo de gerenciamento de redes, um proxy e um agente. Considerando as definições desses componentes, é correto afirmar que:
A. um agente consiste em um processo executado no dispositivo gerenciado e pode se comunicar com a entidade gerenciadora e realizar ações nos dispositivos gerenciados. 
(O agente de fato reside no dispositivo gerenciado e consiste em um processo executado para servir de interface com a entidade gerenciadora. Ao receber instruções da entidade gerenciadora, o agente executa ações no dispositivo gerenciado e também pode enviar alarmes para a entidade gerenciadora sobre o acontecimento de eventos no dispositivo gerenciado. Por meio da entidade gerenciadora, o administrador consegue executar medidas administrativas na rede, como controlar a coleta e o processamento de tráfego. O dispositivo gerenciado tem um conjunto de objetos gerenciados, que podem ser peças de hardware, software ou parâmetros de configuração. O protocolo de gerenciamento de rede determina o conjunto de regras que a entidade gerenciadora e os agentes devem seguir para estabelecer a comunicação. O proxy consiste na entidade capaz de prover informações no lugar de outra entidade.)
2. As áreas do gerenciamento de redes definem propriedades recomendáveis para arquiteturas de gerenciamento de redes. Ao todo, existem cinco áreas: gerenciamento de desempenho, falhas, configuração, contabilização e segurança. Sobre essas áreas, é correto afirmar que:
B. técnicas como certificados digitais e biometria podem contribuir para implantar o gerenciamento de segurança. 
((As técnicas relacionadas com autenticação, seja ela baseada em usuário/senha, biometria ou certificados digitais, podem contribuir para implantar o gerenciamento de segurança. O gerenciamento de desempenho abrange a quantificação, medição, definição de métricas, análise e apresentação dos dados. O gerenciamento de falhas possibilita o registro, identificação e tratamento de eventos que prejudicam os serviços da rede. O gerenciamento de configuração permite ao administrador de redes especificar detalhes da operação dos dispositivos da rede. O gerenciamento de contabilização permite que o administrador de rede controle o acesso dos usuários e dispositivos aos recursos da rede. O gerenciamento de segurança visa a garantir a confidencialidade, integridade, privacidade e não repúdio dos dados da rede.)
3. As diretrizes da arquitetura conceitual de redes de computadores são refletidas em termos práticos no SNMP, um dos protocolos de gerenciamento de redes mais conhecidos. Sobre as propriedades e componentes da arquitetura do protocolo SNMP, é correto afirmar que:
E. os conceitos de agente, entidade gerenciadora e protocolo de gerenciamento de redes têm elementos similares correspondentes no SNMP. 
(Os conceitos de agente, entidade gerenciadora e protocolo de gerenciamento de redes apresentam elementos similares no SNMP, em que agente se repete para ambos, a entidade gerenciadora passa a ser tratada como gerente e o protocolo de gerenciamento trata-se do próprio SNMP. A MIB cria coleções de objetos nomeados e especifica seus tipos. A SMI descreve as regras para nomear objetos e definir seus tipos, bem como mostra como codificar objetos e valores. A ASN.1 consiste em um padrão para codificar as mensagens. A estação-gerente atua como cliente e a estação-agente atua como servidor no protocolo SNMP.)
4. O conceito de TMN (Telecommunications Management Network) descreve um arcabouço capaz de envolver tanto os elementos de uma rede de computadores quanto a gestão da rede, dos serviços e dos negócios. O TMN consistiu em uma iniciativa do ITU-T (International Telecommunications Union), que foi inspirado nos princípios do modelo OSI (Open System Interconnection). Um modelo conceitual foi proposto para o TMN. Sobre os componentes do modelo conceitual TMN, é correto afirmar que:
D. a interface X troca de informações entre sistemas de operação de diferentes TMNs.
 (A comunicação entre sistemas de operação de diferentes TMNs de fato ocorre por meio da interface X. Os provedores de serviço disponibilizam os serviços pelos quais os clientes têm interesse e os sistemas de operação são responsáveis pelo gerenciamento de rede, de negócios e de serviços. Os sistemas de testes de troncos consistem em exemplos de sistemas de operação, e não de provedores de serviço. A interface Q3 relaciona o sistema de operações e os elementos de rede. A interface F está posicionada logicamente entre a estação de trabalho e o sistema de operação.)
5. Os dois principais modelos de arquitetura de redes de computadores são o TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) e o OSI (Open System Interconnection). Esses modelos apresentam semelhanças e diferenças capazes de definir suas particularidades. Sobre essas particularidades, é correto afirmar que:
C. a camada de aplicação do modelo TCP/IP implementa parte das funções da camada de sessão do modelo OSI. 
(A camada de aplicação do modelo TCP/IP de fato implementa tanto parte das funções da camada de sessão do modelo OSI, quanto as funções da camada de aplicação. A camada de sessão aborda questões de diálogo, fazendo parte do modelo OSI, e está ausente no modelo TCP/IP. A camada de transporte do modelo TCP/IP implementa tanto as funções da camada de transporte do modelo OSI, quanto parte das funções da camada de sessão. A camada de rede do modelo TCP/IP abrange um subconjunto da camada de rede do modelo OSI, não envolvendo as funções da camada de enlace. O protocolo IP atua na parte de endereçamento, sendo fundamental para o funcionamento do modelo TCP/IP, e não do modelo OSI.)

Continue navegando