Buscar

SISTEMA GENITAL MASCULINO

Prévia do material em texto

Sistemas Genital masculino 
SISTEMA GENITAL MASCULINO
O sistema genital masculino é formado por: 
Testículos ou gônadas. 
Ductos deferentes.
Ductos ejaculatório.
Uretra.
Glândulas acessórias: Próstata, Vesículas Seminais, Glândulas bulbouretrais. 
Estrutura de sustentação: escroto e o pênis.
O escroto é um saco que sustenta os testículos. Internamente é dividido em dois sacos, os quais comportam um testículo cada um.
A localização fora do corpo permite ao escroto manter uma temperatura inferior à do corpo, o que colabora para a produção normal dos espermatozoides.
Testículos: 
 São glândulas (gônadas) masculinas. Cada testículo é composto por um emaranhado de túbulos contorcidos (Túbulos Seminíferos). Esses túbulos são formados pelas Células de Sértoli (células que nutrem, sustentam e protegem as células espermatogênicas) e pelo epitélio germinativo, onde ocorrerá a formação dos espermatozóides. 
Diariamente são produzidos cerca de 300 milhões de espermatozoides 
Diariamente são produzidos cerca de 300 milhões de espermatozoides.
No sistema genital feminino a maioria não sobrevive mais de 48 horas.
As principais partes do espermatozoide são: cabeça e cauda.
Os espermatozoides que não são ejaculados são reabsorvidos. 
Epidídimos: são dois tubos enovelados que partem dos testículos, onde os espermatozóides são armazenados para amadurecerem, podendo permanecer por 10 a 14 dias até adquirir motilidade e capacidade de fertilizar um óvulo.
Canais deferentes: Tubos que partem dos testículos, circundam a bexiga urinária e unem-se ao ducto ejaculatório, onde desembocam as vesículas seminais. 
Glândulas Seminais: 
Responsáveis pela produção de um líquido viscoso, que corresponde a cerca de 60% do volume do sêmen e auxilia no transporte e nutrição dos espermatozoides e reduz a acidez da uretra masculina e do trato genital feminino.
Próstata:  glândula localizada abaixo da bexiga urinária. Secreta um liquido leitoso que corresponde a cerca de 25% do volume do sêmen e também contribui para a motilidade e viabilidade dos espermatozoides. 
Glândulas Bulbouretrais: situada abaixo da próstata, secreta substância que reduz a acidez do canal uretral e lubrifica a extremidade do pênis durante a excitação.
Sêmen, composto pelos espermatozoides e pelos líquidos secretados pelas glândulas seminais, próstata e glândulas bulbouretrais e que juntos formam o líquido seminal. A cada ejaculação é eliminado cerca de 2,5 ml de sêmen que contem cerca de 50 a 150 milhões de espermatozoides.
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
Pênis: órgão genital masculino, sendo formado por dois tipos de tecidos cilíndricos: dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso (envolve e protege a uretra). Na extremidade do pênis encontra-se a glande - cabeça do pênis, onde podemos visualizar a abertura da uretra, a mesma é encoberta por uma pele, o prepúcio. Devido a estímulos eróticos, ocorre a inundação dos corpos cavernosos e esponjoso, com sangue, tornando-se rijo, com considerável aumento do tamanho (ereção). 
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
O prepúcio deve ser puxado e higienizado a fim de se retirar dele o esmegma (uma secreção sebácea espessa e esbranquiçada, com forte odor, que consiste principalmente em células epiteliais descamadas que se acumulam debaixo do prepúcio). Quando a glande não consegue ser exposta devido ao estreitamento do prepúcio, diz-se que a pessoa tem fimose. 
RESUMO
Os espermatozoides são produzidos nos túbulos seminíferos que se encontra nos testículos e ficam armazenados no epidídimo, para amadurecerem, cerca de 10 a 14 dias, podendo permanecer ate 30 dias, depois são conduzidos pelo canal deferente, passando pelas vesículas seminais, próstata e glândula bulbouretrais, onde misturam com os líquidos e formam o sêmen, que é ejaculado pela uretra.

Continue navegando