Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
SISTEMA LINFÁTICO (2)

Pré-visualização | Página 1 de 1

SISTEMA LINFÁTICO
Composto pela linfa, vasos e tecidos linfáticos.
Suas funções: 
Drenagem do líquido intersticial (extracelular), para o interior dos vasos linfáticos.
Transporte de lipídeos e vitaminas do trato gastrintestinal para a corrente sanguínea. 
Resposta imune, fagocitose de micro organismos patogênicos ( através dos linfonodos).
LINFA
É um líquido amarelo claro que conduz os lipídeos e as vitaminas A, D, E e K, bem como os glóbulos brancos pelo corpo.
VASOS LINFÁTICOS
Formam uma rede de circulação de linfa, assim como as veias e artérias formam a rede para circulação sanguínea.
LINFONODOS
Durante o percurso da rede de vasos linfáticos, encontra-se os linfonodos (possuem forma de grão de feijão), têm por principal função filtrar a linfa.
No seu interior, há uma grande concentração de macrófagos e linfócitos que irão combater as células anormal e micro organismo patogênicos que ali ficar retido durante a filtragem da linfa.
Um ser humano possui em media 600 linfonodos, sendo a concentração maior nas regiões próximo as glândulas mamarias, axilas e virilha.
BAÇO E TIMO
O timo localiza-se atrás do esterno, e produz hormônios que auxiliam no desenvolvimento das células T ( células de defesa do corpo).
O baço localiza-se entre o estômago e o diafragma e é muito vascularizado. No seu interior possui linfócitos e macrófagos em grande quantidade.
Tem funções de: remover células sanguíneas gastas e defeituosas ou plaquetas, armazenamento de plaquetas e hematopoiese durante a vida intrauterina.
IMUNIDADE
RESPOSTAS IMUNES INESPECÍFICAS OU NATURAIS, mecanismo usado pelo próprio sistema imunológico/linfático para eliminar micro organismo patogênico ou indicar que o corpo estar sendo invadido. Ex; vomito, febre e processo inflamatório.
RESPOSTAS IMUNES ESPECÍFICAS é a resposta específica do corpo contra um agente patogênico. Tais agentes são chamados antígenos que levam a formação de anticorpos específicos. Ex; vacinas.