Buscar

Atividade de articulação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade de articulação
1) Diante das características anatômicas das espécies animais explique? A relação espacial entre o tegumento, tecido ósseo e articulações. Após localizar as estruturas exemplifique quais as junções articulares sinartroses e diartroses. Associe aspectos microscópicos e macroscópicos.
Resposta: O tegumento, o tecido ósseo e as articulações são interligados diretamente para manter o corpo do animal em sua forma e funcionamento, a pele tem seu papel fundamental de fixar e revestir os ossos para protegê-los dos agentes externos e são interligadas por ligamentos fixos que mantem os ossos em seus devidos lugares, enquanto as articulações unem e conectam os ossos e cartilagens para manter as peças do esqueleto em contato, permitindo que ocorra a locomoção e a movimentação dos membros.
A sinartrose é um tipo de articulação que mantém os ossos rígidos, o que proporciona pouca mobilidade e não possui nenhuma cavidade sinovial, é encontrada nas articulações fibrosas como: osso internasal, articulação interparietal e interfrontal, sutura parietotemporal, inserção dos dentes nos alvéolos. Por outro lado, a diartrose, chamada também de articulação verdadeira, representa as articulações sinoviais formadas por cartilagem hialina, que são as mais predominantes do corpo animal, a qual possui cavidade articular envolvida por uma cápsula articular, contém movimentos amplos devido ao líquido sinovial presente, possui uma cartilagem articular a qual reveste sua superfície articular, como: articulação coxofemoral, articulação interfalângica, articulação femorotibial, arituclação femoropatelar, articulação do cotovelo, articulação do joelho, articulação temporomandibular.
O tecido cartilaginoso é um tipo de tecido conjuntivo especializado formado por células e matriz extracelular o qual é avascular, logo, é nutrido por difusão pelo pericôndrio e tecido conjuntivo subjacente, e nas articulações pelo líquido sinovial. Como nas articulações, tem um processo de regeneração lento e complicado, visto que os dois são avasculares. Esse tecido tem como função o revestimento de articulações para absorção de choques e facilita o deslizamento dos ossos. Possui três tipos de células: fibroblastos (formam os condroblastos), condroblastos (produz matriz extracelular e futuramente forma o condrócito) e condrócitos (mantém a matriz cartilaginosa). O pericôndrio que é uma bainha de tecido conjuntivo que envolve o tecido cartilaginoso é vascularizado e nutre as cartilagens, além de possuir nervos, os quais são os responsáveis pela captação de dor nas articulações. Existem três tipos de cartilagem: hialina (lubrifica as articulações sinoviais), elástica e fibrosa (nutrida pelo líquido sinovial).

Outros materiais