Buscar

PRAGAS QUARENTENARIAS BRASIL

Prévia do material em texto

NOME: TIAGO ALEXANDRE WIEGERT
DISCIPLINA: ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA
O QUE SÃO E QUAIS SÃO AS PRICIPAIS PRAGAS QUARENTENARIAS DO BRASIL
Pragas quarentenárias são organismos que presentes em outros países ou regiões, mesmo sob controle, torna-se ameaça exposta a economia do país. Esses organismos são exóticos e o principal meio de transporte de um lugar para outro é dado pelo auxilio do homem. 
Essas pragas se dividem em dois grupos, A1 e A2. A1 são as pragas exóticas não presentes no país e A2 são pragas de importância econômica, que já estão no país, porem apresenta disseminação localizada.
Segundo o Art. 2°, entende-se por: 
“I - Praga Quarentenária Ausente - PQA: praga de importância econômica potencial para uma área em perigo, que não esteja presente no território nacional;
II - Praga Quarentenária Presente - PQP: praga de importância econômica potencial para uma área em perigo, presente no país, porém não amplamente distribuída e que se encontra sob controle oficial;
III - Praga Não Quarentenária Regulamentada - PNQR: praga não quarentenária cuja presença em plantas para plantar afeta o uso proposto dessas plantas, com impacto econômico inaceitável e que esteja regulamentada dentro do território da parte contratante importadora.”
Para se tornar uma praga quarentenária é feito um procedimento de Análise de Risco de Pragas.
O órgão responsável pela atualização das listas de PQA, PQP e PNQR é o MAPA, que recebe notificação de ocorrência, alteração no status ou taxonomia de pragas.
É obrigatório que todas entidades publicas ou privadas que realizam pesquisa cientifica notifiquem a suspeita ou a ocorrência de pragas quarentenárias.
As principais pragas quarentenárias, para a fruticultura, são: moscas-das-frutas, a mosca-negra-dos-citros, o gorgulho da manga, a cochonilha rosada.
Pragas A2 presentes no Brasil são : INSETOS (Aleurocanthus woglum; Bactrocera carambolae; Cydia pomonella; Dactylopius opuntiae; Sinoxylon conigerum; Sirex noctilio). FUNGOS (Guignardia citricarpa; Mycosphaerella fijiensis). BACTERIAS (Candidatus Liberibacter spp; Ralstonia solanacearum; Xanthomonas axonopodis; Xanthomonas campestres).

Continue navegando