Buscar

Redação - Aquecimento global e prejuízos à saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema: “Aquecimento global e prejuízos à saúde”
	Em uma era tomada pela globalização e por uma disputa capitalista incessante, o aquecimento global, decorrente de tais práticas, vem se tornando o principal problema enfrentado na conjuntura atual. Seus efeitos sobre o globo e a população são constantemente debatidos, no entanto, ações concretas que mitiguem esse entrave não são notórias. Dessa forma, medidas de proteção ambiental e social que visem poucas consequências no futuro devem ser tomadas pelas autoridades mundiais.
	Nesse contexto, sabe-se dos efeitos trazidos pelos aumentos sucessivos na temperatura do planeta, como a intensificação de queimadas naturais, aumento dos riscos de problemas respiratórios e uma série de complicações trazidas por este. Com o objetivo de retardar esses efeitos e evitar consequências drásticas futuramente, a COP26, reunião de 196 países da Convenção-Quadro da ONU sobre as mudanças climáticas, irá discutir os esforços de cada um no combate ao aquecimento global, que já pode ser sentido por comunidades mais vulneráveis e que são reféns da ambição capitalista de países desenvolvidos.
	Ademais, de acordo com dados trazidos pelo IPCC, Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, as emissões de gases do efeito estufa, decorrentes das ações antrópicas para com o meio ambiente, são responsáveis por um aumento de 1.1ºC da temperatura média global, fato este que compromete não só a vida humana, mas também a animal presente em determinados ambientes. Assim, ratifica-se a falta de ações concretas que ao menos desacelere as consequências inevitáveis trazidas pela ignorância humana.
	Portanto, para que mudanças climáticas drásticas não cheguem a situações irreversíveis para a vida terrestre, é necessário que líderes mundiais reforcem e ponham em prática objetivos já existentes como os citados na COP26. É importante também que o corpo social faça sua parte e evite ações que contribua para o agravamento do aquecimento global, como queimadas e desmatamentos, a fim de que as consequências trazidas por tais práticas não sejam fatais para a vida na terra.

Continue navegando