Buscar

Instrumento de Coleta de Dados

Prévia do material em texto

Instrumento de Coleta de Dados
Formas de amostragem:
· Amostragem sistemática: seleção de elementos de ordem k da população. Ex: turma de 66 pessoas (N= 66), porém precisa-se de uma amostragem de 20 alunos (n=20) para realizar uma pesquisa, para isso divide-se N/n e aproxima-se o resultado para ser mais exato, achando por fim o k.
· Amostragem aleatória: seleção de elementos ao acaso da população
· Amostragem estratificada: divisão da população em estratos/grupos e seleção de elementos ao acaso da população. Esse tipo de amostragem mais representativa.
Há dados primários e dados secundários. Os dados secundários seriam as referencias, uma vez que outros pesquisadores fizeram as pesquisas e publicaram e “eu” utilizaria desses dados para os estudos. Enquanto os dados primários são provenientes do próprio pesquisador que utiliza os artifícios de coleta de dados. 
Estudos experimentais aplicam tratamento, para isso compara com um grupo chamado controle (aquele que não é usado os experimentos para poder comparar com um grupo que é tratado). Com intuito de trazer inovações para a sociedade. Deve ser considerada a replicação do experimento para ter uma base mais confiável. Além disso, tem que usar a aleatoriedade na escolha das pessoas para botar nos grupos.
Estudos observacionais não utilizam tratamentos e, por conseguinte, não possui manipulação.
Há outras formas de obtenção de informação, uma delas é o questionário que consiste no instrumento de coleta de dados constituídos por uma série de perguntas, que devem ser respondidas por escrito. As vantagens desse modo são: possibilidade de atingir grande número de pessoas, menores gastos com pessoal, garante anonimato das respostas e não há influencia dos dados. Como vantagens, tem desvantagens, como: pequeno percentual de retorno, perguntas sem respostas, impossibilidade de ajudar o respondente em questões mal compreendidas, pode uma questão influencia a outra e a falta de controle (quem está respondendo, repetição). Para elaborar o questionário, precisa incluir apenas as perguntas relacionadas ao problema proposto, uma breve introdução, instruções de como realizar e cuidados especiais quanto à apresentação visual e gráfica. Dependendo do publico pode-se utilizar a escala de Linkert em diferentes formas (aquela escala de “Totalmente favorável, favorável, neutro e etc.”).
Outro modo de obtenção de dados é a entrevista que é o encontro entre duas pessoas, a fim de que uma delas obtenha informações a respeito de um determinado assunto. As vantagens são: pode ser utilizada com todos os segmentos da população, maior flexibilidade, maior oportunidade para avaliar atitudes e condutas do entrevistado. As desvantagens: ocupa muito tempo, dificuldade de expressão, pode haver a falta de disposição do entrevistado em dar as informações necessárias e a possibilidade de o entrevistado ser influenciado pelo entrevistador. Há três tipos de entrevista: estruturada (perguntas prontas), não estruturada (usando a situação para realizar perguntas, de forma aleatória) e semiestruturadas (usar perguntas prontas, mas pode realizar outras conforme a situação).
Mais um tipo de obtenção de informação é o formulário que é o recuso com campos preenchíveis utilizados para coleta de dados.
Por fim, tem a observação utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Consiste de ver, ouvir e examinar. 
Efeitos indesejáveis na coleta de dados:
· Placebo: isso pode influenciar nos resultados, sendo assim necessário manter o anonimato. 
· Rosenthal: efeito provocado pelo pesquisador, no qual este influencia na resposta do respondente de forma inconsciente ou proposital.
· Muller-Lyer: a ordem das perguntas influencia nas respostas.
· Memória: inúmeras alternativas para o individuo que este não consegue memorizar todas as opções e tende aa escolher a última.
· Desmascaramento: o individuo desconfia que a informação dele pode prejudicar ele e nisso não responder devidamente.

Continue navegando