Buscar

INTRODUÇÃO AO INVENTÁRIO HERANÇA JACENTE

Prévia do material em texto

SE ESSE MATERIAL TE AJUDOU, ME AJUDE DEIXANDO SEU LIKE NO MATERIAL
	
		1.
		O herdeiro que omite a existência de bens da herança, está sujeito à:
	
	
	
	reconhecimento de indignidade.
	
	
	colação.
	
	
	pena de sonegados.
	
	
	deserdação.
	
	
	indisponibilidade dos bens.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		 
Em relação à ação de petição de herança, assinale a afirmativa correta:
 
	
	
	
	Trata-se de ação imprescritível, eis que versa sobre o estado da pessoa natural.
	
	
	Possui o prazo prescricional de 3 anos.
	
	
	Possui o prazo prescricional de 10 anos, por força da regra geral do artigo 205 do Código Civil.
	
	
	Possui o prazo prescricional de 5 anos.
	
	
	É vedada em nosso ordenamento jurídico.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Em 2004, Joaquim, que não tinha herdeiros necessários, lavrou um testamento contemplando como sua herdeira universal Ana. Em 2006, arrependido, Joaquim revogou o testamento de 2004, nomeando como seu herdeiro universal Sérgio. Em 2008, foi feito um último testamento segundo o qual todos os anteriores estariam revogados. Isto posto, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	Havendo herdeiros legítimos, a disponível é reduzida à metade
	
	
	Será cumprido o primeiro testamento se o último for nulo e Sérgio for indigno.
	
	
	Se for nulo o último testamento, nenhum testamento poderá ser cumprido.
	
	
	Na hipótese de nulidade do último e indignidade de Sérgio, a herança será dos herdeiros legítimos.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		(Exame - OAB) Sobre petição de herança, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	A ação de petição de herança, exercida por um só dos herdeiros, compreenderá apenas o quinhão que lhe couber.
	
	
	O herdeiro pode, em ação de petição de herança, demandar o reconhecimento de seu direito sucessório, para obter a restituição da herança, ou de parte dela, contra quem, na qualidade de herdeiro, ou mesmo sem título, a possua.
	
	
	O possuidor da herança está obrigado à restituição dos bens do acervo, fixando-se lhe a responsabilidade segundo a sua posse.
	
	
	A ação de petição de herança, ainda que exercida por um só dos herdeiros, poderá compreender todos os bens hereditários.
	
	
	A partir da citação, a responsabilidade do possuidor se há de aferir pelas regras concernentes à posse de má-fé e à mora.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		(MPE, promotor de justiça 2014) Assinale a alternativa INCORRETA: 
	
	
	
	A incapacidade superveniente do testador não invalida o testamento.
	
	
	Nenhuma opção está errada.
	
	
	Os atos emulativos praticados pelo proprietário caracterizam os direitos de usar (ius utendi), gozar (jus fruendi) e dispor (ius abutendi), salvo quando ofensivos à função socioambiental da propriedade.
	
	
	O regime de bens pode ser modificado mediante pedido fundamentado de ambos os cônjuges mediante autorização judicial que acolha a procedência das razões invocadas, ressalvados os direitos de terceiros.
	
	
	A petição de herança é ação real e o termo inicial da prescrição é a abertura da sucessão.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Leonardo envolveu-se afetivamente com a esposa de seu avô, Manoel, que, por sua vez, mantinha relação clandestina com a mulher de outro neto, Cristiano. Considerando as situações, marque a alternativa correta sobre a possibilidade de deserdação de Leonardo e Manoel por manterem relações ilícitas:
	
	
	
	Somente Manoel pode ser deserdado.
	
	
	Ambos podem ser deserdados.
	
	
	Somente Leonardo pode ser deserdado.
	
	
	Nenhum dos dois pode ser deserdado.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		 
(Analista ministerial MPE/SP) No que diz respeito à ação de inventário judicial e partilha, assinale a alternativa correta.
 
 
 
	
	
	
	A autoridade judiciária brasileira tem competência concorrente com a autoridade judiciária estrangeira para julgar as ações de inventário e partilha de bens situados no território nacional quando o autor da herança tiver domicílio fora do Brasil.
	
	
	Se o processo envolver interesse de incapaz, o Ministério Público não tem legitimidade para requerer a abertura de inventário, mas será intimado para intervir como fiscal da ordem jurídica.
	
	
	Cabe ao juízo do inventário decidir questões de direito que lhe forem propostas ainda que o fato relevante dependa de dilação probatória de qualquer espécie.
	
	
	Incumbe ao inventariante, independentemente de autorização judicial, pagar dívidas do espólio.
	
	
	Se um dos interessados for nascituro, o quinhão que lhe caberá será reservado em poder do inventariante até o seu nascimento.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A instauração do processo de inventário se dará:
	
	
	
	Se a sucessão for totalmente testamentária, no momento da leitura do testamento para identificar quem serão os herdeiros.
	
	
	No exato momento da morte do autor da herança.
	
	
	Em, no máximo, 2 meses após o falecimento do autor da herança.
	
	
	Em, no máximo, 30 dias após o falecimento do autor da herança.
	
	
	No momento em que primeiro juiz tomar conhecimento do pedido de abertura da sucessão, tornando-se este o juízo prevento para processar aquela herança.
	
	
	
	 
		
	
	2.
	QUESTÃO (TRT 14ª. REGIÃO) Isael, advogado, viaja para a Espanha para fazer um curso com duração de 6 meses na Universidade de Salamanca. Durante o trâmite do curso, Isael acaba se envolvendo em um acidente automobilístico e vem a óbito no local. Isael tem domicílio na cidade de Guajará-Mirim, Rondônia, onde reside sozinho há mais de dez anos e todos os seus bens imóveis estão situados na cidade de Salvador (Bahia), onde nasceu e foi criado. Os filhos de Isael, únicos herdeiros, residem na cidade de São Paulo, onde cursam universidades. Isael saiu do Brasil rumo à Espanha do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. Neste caso, nos termos estabelecidos pelo Código de Processo Civil, a competência para processamento do inventário será o foro da:
	
	
	
	cidade de Salamanca, na Espanha, onde ocorreu o óbito.
	
	
	comarca de São Paulo, onde residem os herdeiros do falecido.
	
	
	comarca de Salvador, onde estão situados os bens imóveis do falecido.
	
	
	comarca de Guajará-Mirim, no estado de Rondônia, onde está situado o domicílio do autor da herança.
	
	
	comarca do Rio de Janeiro, último local onde o falecido esteve no Brasil.
	
Explicação:
Estabelece o artigo 48 do CPC/2015, que o foro competente para processar o inventário é o do último domicílio do falecido, ainda que o óbito tenha ocorrido no exterior. 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Indique a opção correta, considerando a cláusula testamentária que disponha: ¿Deixo minha casa de praia para Tony e minha casa de campo para Adriana.
	
	
	
	A conjunção é mista, o que significa tanto a possibilidade de ocorrer como de não ocorrer o direito de acrescer.
	
	
	Trata-se de conjunção verbal, pelo que haverá direito de acrescer entre os sucessores instituídos.
	
	
	A conjunção é real e, portanto, não haverá direito de acrescer entro os legatários.
	
	
	A conjunção verbal é, pelo que não haverá direito de acrescer entre os sucessores instituídos.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Ao longo de muitos anos, Maria foi vítima de ofensas físicas e injúrias graves praticadas por sua filha, que ocorriam na presença de qualquer pessoa. Era evidente a humilhação que sofria e a ausência de reação. Aberta a sucessão de Maria, seus demais filhos moveram ação de deserdação para que a ofensora fosse excluída dos direitos sucessórios. Assim, considerando a situação exposta, indique a alternativa correta:
	
	
	
	Poderá ser acolhida a pretensão que resultará na deserdação, bastando a comprovação dos fatos narrados.
	
	
	A deserdação resulta da procedência de uma pretensão deduzida em até 4 anos a contar da abertura do testamento pelas pessoas legitimadas por lei.
	
	
	A deserdação ocorrerá, necessariamente, por força de testamento, que por si somente tem o condão de deserdar.
	
	
	A deserdação é o resultado da procedênciade uma pretensão a ser deduzida 4 anos a contar da morte do ofendido, podendo ser promovida por qualquer pessoa.
	
	
	
		5.
		 
(Juiz de Direito ¿ TJ DF 2014) Assinale a opção correta acerca do direito das sucessões.
 
	
	
	
	O direito real de habitação tem por finalidade impedir que os herdeiros deixem o companheiro sobrevivente sem moradia e ao desamparo, visto que este não tem qualquer participação na herança do de cujus.
	
	
	O direito real de habitação não pode ser estendido ao companheiro.
	
	
	Será correta a sentença que, em ação de inventário, homologue a partilha sem manifestação acerca do direito real de habitação da viúva meeira em relação ao imóvel em que o casal tenha residido, porquanto, para tanto, exige-se o ajuizamento de ação própria.
	
	
	Ao cônjuge sobrevivente assegura-se o direito real de habitação relativamente ao imóvel destinado à residência da família, desde que seja o único daquela natureza a inventariar e o regime de bens do casamento tenha sido o da comunhão universal.
	
	
	O objetivo do legislador, ao criar o instituto do direito real de habitação, foi o de promover a proteção ao cônjuge supérstite que, desfavorecido de fortuna, corresse o risco de cair em situação de penúria ou grande inferioridade em comparação àquela de que desfrutava quando vivo o consorte, de modo que, mesmo havendo dois imóveis a serem inventariados, pode-se garantir ao cônjuge supérstite o direito real de habitação por sua utilidade, como fonte de sobrevivência.
	
		6.
		4 (1,0) No tocante ao lugar da abertura da Sucessão, assinale a alternativa CORRETA: I A sucessão abre-se no lugar do domicílio ou do óbito do falecido, a critério de escolha do inventariante. II Sendo o local de domicílio do falecido desconhecido faculta-se a abertura do inventário no foro de situação dos bens deixados. III Havendo bens em diferentes locais, o foro será o do local do óbito. IV Havendo pluralidade de domicílios o foro será de qualquer um deles. V Bens situados no Brasil podem ser partilhados em território brasileiro, ainda que o autor da herança seja estrangeiro ou estivesse domiciliado em território estrangeiro.
	
	
	
	e) As assertivas II, IV e V estão corretas.
	
	
	d) As assertivas II e III estão corretas.
	
	
	a) Somente a assertiva I está correta.
	
	
	c) Somente a assertiva V está correta.
	
	
	b) Somente a assertiva II está correta.
	
Explicação:
Questão de aplicação das regras do art. 1785 do CC; art. 10 da LINDB; e art. 48 do CPC.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Sobre a Ação de Petição de Herança é correto afirmar que:
	
	
	
	É imprescritível quando cumulada com investigação de paternidade, tenho em vista que antes da constituição do vínculo de filiação não corre o prazo prescricional contra o herdeiro
	
	
	O herdeiro que, após a citação para compor o polo passivo no processo de Petição de Herança alienar algum bem hereditário será considerado de boa fé, presumindo-se sua má-fé a partir da sentença declaratória que reconhece o Requerente como herdeiro
	
	
	O herdeiro que recebeu o acervo hereditário e, ao depois, vem a saber que existe um herdeiro de grau mais próximo que pleiteia a restituição da herança, denomina-se herdeiro aparente
	
	
	Pode ser manejada pelo herdeiro que, no curso do processo de inventário, não foi citado para compor a lide
	
	
	Pode ser manejada em até 10 anos após a abertura do processo de inventário
	
Explicação:
Questão aborda conceitos acerca da petição de herança, nominando o personagem da ação como herdeiro aparente. O prazo para apresentação da petição de herança é de 10 anos (art. 205 do CC), existindo certa divergência acerca do marco inicial. O STJ indicou posicionamento atual através do julgado a seguir colacionado: DIREITO CIVIL. TERMO INICIAL DO PRAZO PRESCRICIONAL DA AÇÃO DE PETIÇÃO DE HERANÇA EM RECONHECIMENTO PÓSTUMO DE PATERNIDADE. Na hipótese em que ação de investigação de paternidade post mortem tenha sido ajuizada após o trânsito em julgado da decisão de partilha de bens deixados pelo de cujus, o termo inicial do prazo prescricional para o ajuizamento de ação de petição de herança é a data do trânsito em julgado da decisão que reconheceu a paternidade, e não o trânsito em julgado da sentença que julgou a ação de inventário. A petição de herança, objeto dos arts. 1.824 a 1.828 do CC, é ação a ser proposta por herdeiro para o reconhecimento de direito sucessório ou a restituição da universalidade de bens ou de quota ideal da herança da qual não participou. Trata-se de ação fundamental para que um herdeiro preterido possa reivindicar a totalidade ou parte do acervo hereditário, sendo movida em desfavor do detentor da herança, de modo que seja promovida nova partilha dos bens. A teor do que dispõe o art. 189 do CC, a fluência do prazo prescricional, mais propriamente no tocante ao direito de ação, somente surge quando há violação do direito subjetivo alegado. Assim, conforme entendimento doutrinário, não há falar em petição de herança enquanto não se der a confirmação da paternidade. Dessa forma, conclui-se que o termo inicial para o ajuizamento da ação de petição de herança é a data do trânsito em julgado da ação de investigação de paternidade, quando, em síntese, confirma-se a condição de herdeiro. REsp 1.475.759-DF, Rel. Min. João Otávio de Noronha, julgado em 17/5/2016, DJe 20/5/2016.
Assim, conta-se a partir da comprovação do direito violado, na forma do art. 189 do CC.
Quanto à boa-fé, esta se transforma após a citação, da exegese do art. 1826 do CC: 
Art. 1.826. O possuidor da herança está obrigado à restituição dos bens do acervo, fixando-se-lhe a responsabilidade segundo a sua posse, observado o disposto nos arts. 1.214 a 1.222.
Parágrafo único. A partir da citação, a responsabilidade do possuidor se há de aferir pelas regras concernentes à posse de má-fé e à mora.
Sobre a prescritibilidade da ação, aplica-se a Súmula 149 do STF.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O prazo para abertura de Inventário é:
	
	
	
	o convencionado pelos herdeiros
	
	
	até 60 dias do óbito
	
	
	até 2 meses do óbito
	
	
	até 30 dias do óbito
	
	
	até 1 mês do óbito
	
Explicação:
art. 611 do CPC.
	3 QUESTÃO 
Em 2004, Joaquim, que não tinha herdeiros necessários, lavrou um testamento contemplando como sua herdeira universal Ana. Em 2006, arrependido, Joaquim revogou o testamento de 2004, nomeando como seu herdeiro universal Sérgio. Em 2008, foi feito um último testamento segundo o qual todos os anteriores estariam revogados. Isto posto, assinale a alternativa correta.
		
	
	Havendo herdeiros legítimos, a disponível é reduzida à metade
	
	Será cumprido o primeiro testamento se o último for nulo e Sérgio for indigno.
	
	Se for nulo o último testamento, nenhum testamento poderá ser cumprido.
	 
	Na hipótese de nulidade do último e indignidade de Sérgio, a herança será dos herdeiros legítimos.
	Respondido em 10/11/2021 22:39:04
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	(Exame - OAB) Sobre petição de herança, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	A ação de petição de herança, exercida por um só dos herdeiros, compreenderá apenas o quinhão que lhe couber.
	
	O herdeiro pode, em ação de petição de herança, demandar o reconhecimento de seu direito sucessório, para obter a restituição da herança, ou de parte dela, contra quem, na qualidade de herdeiro, ou mesmo sem título, a possua.
	
	O possuidor da herança está obrigado à restituição dos bens do acervo, fixando-se lhe a responsabilidade segundo a sua posse.
	
	A ação de petição de herança, ainda que exercida por um só dos herdeiros, poderá compreender todos os bens hereditários.
	
	A partir da citação, a responsabilidade do possuidor se há de aferir pelas regras concernentes à posse de má-fé e à mora.
	Respondido em 10/11/2021 22:39:11
	
	 
		5
          Questão
	
	
	(MPE, promotor de justiça 2014) Assinale a alternativa INCORRETA: 
		
	
	A incapacidade superveniente do testador não invalida o testamento.Nenhuma opção está errada.
	
	Os atos emulativos praticados pelo proprietário caracterizam os direitos de usar (ius utendi), gozar (jus fruendi) e dispor (ius abutendi), salvo quando ofensivos à função socioambiental da propriedade.
	
	O regime de bens pode ser modificado mediante pedido fundamentado de ambos os cônjuges mediante autorização judicial que acolha a procedência das razões invocadas, ressalvados os direitos de terceiros.
	 
	A petição de herança é ação real e o termo inicial da prescrição é a abertura da sucessão.
	Respondido em 10/11/2021 22:39:19
	
Explicação:
O entendimento mais adequado e majoritário na doutrina e jurisprudência é de que o termo inicial da prescrição é a data da partilha de bens. Assim, somente após a partilha de bens passa a correr o prazo prescricional de 10 anos da ação de petição de herança.
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	Leonardo envolveu-se afetivamente com a esposa de seu avô, Manoel, que, por sua vez, mantinha relação clandestina com a mulher de outro neto, Cristiano. Considerando as situações, marque a alternativa correta sobre a possibilidade de deserdação de Leonardo e Manoel por manterem relações ilícitas:
		
	 
	Somente Manoel pode ser deserdado.
	
	Ambos podem ser deserdados.
	
	Somente Leonardo pode ser deserdado.
	
	Nenhum dos dois pode ser deserdado.
	Respondido em 10/11/2021 22:39:33
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	 
(Analista ministerial MPE/SP) No que diz respeito à ação de inventário judicial e partilha, assinale a alternativa correta.
 
 
 
		
	
	A autoridade judiciária brasileira tem competência concorrente com a autoridade judiciária estrangeira para julgar as ações de inventário e partilha de bens situados no território nacional quando o autor da herança tiver domicílio fora do Brasil.
	
	Se o processo envolver interesse de incapaz, o Ministério Público não tem legitimidade para requerer a abertura de inventário, mas será intimado para intervir como fiscal da ordem jurídica.
	
	Cabe ao juízo do inventário decidir questões de direito que lhe forem propostas ainda que o fato relevante dependa de dilação probatória de qualquer espécie.
	
	Incumbe ao inventariante, independentemente de autorização judicial, pagar dívidas do espólio.
	 
	Se um dos interessados for nascituro, o quinhão que lhe caberá será reservado em poder do inventariante até o seu nascimento.
	
SE ESSE MATERIAL TE AJUDOU, ME AJUDE DEIXANDO SEU LIKE NO MATERIAL

Continue navegando