Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Botânica Agrícola

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-As briófitas consistem em três filos de plantas pequenas e estruturalmente simples. Seus gametófitos são sempre nutricionalmente independentes dos esporófitos, enquanto os esporófitos estão permanentemente fixados aos gametófitos e dependem deles para a sua nutrição, pelo menos por algum tempo no início do desenvolvimento do embrião. Os órgãos sexuais masculinos, os anterídios, e os órgãos sexuais femininos, os arquegônios, apresentam camadas protetoras de células. Cada arquegônio contém uma única oosfera, enquanto cada anterídio produz numerosos anterozoides. Os anterozoides biflagelados nadam livremente e necessitam de água para alcançar a oosfera. 
Disserte quais são os três filos de briófitas (representados nas figuras A, B e C) e explique quais são as principais características de cada um desses filos.
FONTE: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5590392/mod_resource/content/1/Cap%C3%ADtulo%2016-Briofitas.pdf. Acesso em: 4 dez. 2020.
Resposta esperada
Hepatophyta: Representam um grupo monofilético, não apresenta estômato constituem de um gametófito de corpo achatado e formato taloso ou folhoso. Bryophyta: São os musgos, grupo mais conhecido das briófitas, apresenta eixo principal ereto chamado cauloide. Antocerophyta: Apresenta tecido meristemático na base da capsula do esporófito e a atividade desse meristemas apresenta crescimento continuo
2-Robert Whittaker foi biólogo, botânico e ecologista. Em 1969, ele elaborou a atual Classificação dos Organismos Vivos. Como a biodiversidade é enorme em nosso planeta, este sistema de classificação é importante, pois facilita a identificação dos seres vivos e as relações entre as espécies pertencentes em cada reino, além de ajudar no estudo e entendimento da evolução dos seres. Para apresentar essa nova divisão, Whittaker baseou-se em características específicas de cada um dos reinos por ele nomeados: Reino Monera; Reino Protista; Reino Fungi; Reino Plantae e Reino Animalia. 
Dessa forma, disserte duas características para cada reino, exemplificando-os.
Resposta esperada
Reino Monera: São as bactérias seres unicelulares procariontes e autotróficos. Reino Protista: São protozoários seres unicelulares eucariontes . Reino Fungi: São os cogumelos, mofos etc. Podem ser unicelulares ou pluricelulares , heterotróficos e eucariontes . Reino Plantae: São as plantas seres pluricelulares, eucariontes e autotróficos . Reino Animalia: São os animais seres pluricelulares, eucariontes e autotróficos.

Outros materiais