Buscar

DIVERSIDADE DE CRIPTÓGAMOS DISSERTATIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1As plantas apresentam ciclo de vida caracterizado pela alternância de gerações. Com relação às plantas terrestres, apenas as briófitas apresentam a fase gametofítica (haploide, n cromossomos) como duradoura, os demais grupos, que incluem as pteridófitas, as gimnospermas e as angiospermas apresentam a fase esporofítica (diploide, 2n cromossomos) como dominante e duradoura. Sobre o ciclo de vida das samambaias, na fase de esporófito ocorre a formação de soros, local que contêm esporângios que sofrem meiose e dão origem aos esporos (n). Disserte sobre as próximas etapas do ciclo dessas plantas, incluindo a sequência prótalo, anterídios, arquegônios, fecundação da oosfera pelo anterozoide e formação do zigoto, que dará origem a um novo esporófito, fechando o ciclo.
Resposta esperada
No esporófito ocorre a produção de esporos. Estes são formados no interior dos soros, em uma estrutura denominada esporângio. Quando os esporos caem em um substrato úmido, eles se desenvolvem em uma planta pequena haploide, chamada de prótalo, que é o gametófito das samambaias. Esse protalo é hermafrodita e nele ocorrem anterídios e arquegônios que dão origem aos gametas masculinos (anterozoide) e feminino (oosfera), respectivamente. Para que ocorra a fecundação, é necessário água para que os anterozoides fecundem a oosfera, e assim formará um zigoto (2n) que dará origem ao novo esporófito, fechando o ciclo.
2Robert Whittaker foi biólogo, botânico e ecologista. Em 1969, ele elaborou a atual Classificação dos Organismos Vivos. Como a biodiversidade é enorme em nosso planeta, este sistema de classificação é importante, pois facilita a identificação dos seres vivos e as relações entre as espécies pertencentes em cada reino, além de ajudar no estudo e entendimento da evolução dos seres. Para apresentar essa nova divisão, Whittaker baseou-se em características específicas de cada um dos reinos por ele nomeados: Reino Monera; Reino Protista; Reino Fungi; Reino Plantae e Reino Animalia. Dessa forma, escreva duas características para cada reino, exemplificando-os.
Resposta esperada
Reino Monera: são as bactérias seres unicelulares, procariontes e autotróficos. Reino Protista: são os protozoários, como as amebas, seres unicelulares, eucariontes podendo ser autotróficos e heterotróficos. Reino Fungi: são os cogumelos, bolores, mofos etc., são seres uni e pluricelulares, heterotróficos e eucariontes. Reino Plantae: neste grupo estão as plantas como os pinheiros, gramíneas etc. São seres pluricelulares, eucariontes e autotróficos que realizam fotossíntese. Reino Animalia: representados pelos animais como a cutia, são seres pluricelulares, eucariontes e heterotróficos.

Continue navegando