Buscar

ÉTICA, POLÍTICA E CIDADANIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DE ÉTICA, POLÍTICA E CIDADANIA (GABARITO)
Questão 1
Leia o texto a seguir:
"A política decorre da Natureza e [...] a Cidade existe por natureza. Os humanos são, por natureza, diferentes dos animais, porque são dotados do logos, isto é, da palavra como fala e pensamento. Por serem dotados da palavra, são naturalmente sociais ou, como diz Aristóteles, são animais políticos. Não é preciso buscar nos deuses, nas leis ou nas técnicas a origem da Cidade: basta conhecer a natureza humana para nela encontrar a causa da política. Os humanos, falantes e pensantes, são seres de comunicação e é essa a causa da vida em comunidade ou da vida política". (CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 13.ed. São Paulo: Ática, 2000. p.491).
Refletindo sobre a filosofia política de Aristóteles, analise as asserções a seguir:
I. A Pólis acaba se constituindo em um empecilho para os seres humanos alcançarem a sua felicidade
PORQUE
II. O homem é, por natureza, um ser político que não consegue viver sozinho.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
A) A asserção II é verdadeira e a I é falsa.
Questão 2
"Nasce daqui uma questão: se vale mais ser amado que temido ou temido que amado. Responde-se que ambas as coisas seriam de desejar; mas porque é difícil juntá-las, é muito mais seguro ser temido que amado, quando haja de faltar uma das duas. Porque dos homens se pode dizer, duma maneira geral, que são ingratos, volúveis, simuladores, covardes e ávidos de lucro, e enquanto lhes fazes bem são inteiramente teus, oferecem-te o sangue, os bens, a vida e os filhos, quando, como acima disse, o perigo está longe; mas quando ele chega, revoltam-se." (MAQUIAVEL, N. O Príncipe. Rio de Janeiro: Bertrand. 1991).
Maquiavel apresenta a trama das relações políticas e sociais no comportamento definindo o ser humano como alguém que
D) atua essencialmente por interesses particulares. Por isso suas ações são inconstantes.
Questão 3
Rousseau e Kant, mesmo com reflexões diferentes, buscam resolver a mesma dificuldade: explicar por que o dever e a liberdade da consciência moral são inseparáveis e compatíveis. A solução dos dois filósofos aponta que o dever precisa estar em nosso interior, e não imposto de fora por uma vontade estranha à nossa.
Com base no pensamento  dos filósofos citados, identifique a quem pertence cada uma das proposições a seguir colocando R para o que se referir a Rousseau e K para o que se referir a Kant.
(  ) O Estado só é legítimo se estiver em acordo com a vontade geral e distante da perversão.
(  ) O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe.
(  ) A ética deve se pautar pelo Imperativo Categórico.
(  ) Só é ético aquilo que se faz por consciência do dever.
(  ) Sem liberdade não pode haver ato moral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
B) R, R, K, K, K.
 
Questão 4
Por conta de haver sido discípulo de Sócrates, Platão foi significativamente influenciado pelo pensamento do seu mestre. Disso decorreu que o modo socrático e platônico de fazer filosofia pode ser considerado praticamente o mesmo.
A respeito do método filosófico platônico é correto afirmar que
 
B) baseia-se na dialética (debate de ideias).
 
Questão 5
Agostinho de Hiponha (354-430), filósofo e teólogo africano, nascido em Tagaste (Hoje Souk Ahras, na Argélia) foi um dos maiores sábios do final da Idade Antiga e o seu pensamento impactou muito fortemente sobre o desenvolvimento da Filosofia durante a Idade Média.
Leia o texto a seguir, com atenção especial às lacunas.
Agostinho é um dos maiores representantes da ____________, procurou integrar a filosofia grega à religião cristã, identificando conceitos ____________ sobre o mundo das ideias para associar com o divino. Considerava que, pela ____________, o homem recebe de Deus o conhecimento para verdades eternas, um conceito que foi adotado pelos padres da Igreja, marcando o debate entre fé e razão. (CIZOTO, Sonelise Auxiliadora; CARTONI, Daniela Maria. Ética, Política e Sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2016. p. 42. [Com modificações]).
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
 
D) Patrística; Platônicos; Iluminação.
 Questão 6
O desenvolvimento do conhecimento durante a Idade Média, pode ser representado pelos filósofos cristãos Tomás de Aquino (1225-1274) e Agostinho de Hipona (354-430). Suas filosofias apresentavam a relação entre fé e razão, ou seja, a moral cristã do livre-arbítrio.
Com base em seus estudos sobre o período da ética cristã, analise as afirmações:
I. Visto que a nossa liberdade tende para o mal, para o pecado, pois somos fracos, pecadores e divididos entre o bem e o mal, necessitamos do auxílio da lei divina.
II. A moralidade cristã está fundamentada em duas virtudes capitais: a justiça e a honra.
III. A vida ética do cristão é definida por sua relação espiritual e interior com Deus.
IV. A moral cristã está fundamentada na ideia de que Deus castiga os que merecem.
Assinale a alternativa correta. 
D)As afirmações I e III estão corretas.
Questão 7
Jean-Paul Sartre (1905-1980), em sua obra intitulada O existencialismo é um humanismo (2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1987 – Col. Os Pensadores), aponta como tese central o conceito de liberdade como algo absoluto. 
Isso significa que, para Sartre,
B)a liberdade humana só está garantida caso a existência preceda a essência.
Questão 8
Associe os termos da primeira coluna com as descrições contidas na segunda coluna.
	A) Iluminismo
	1. A explicação para os fenômenos da natureza e sociedade passam a se dar por meio da razão e da lógica. O homem passa a ser o centro do universo na visão antropocentrista, em contraposição ao teocentrismo, que é a visão de Deus como o centro do universo e a explicação para todos os fenômenos naturais e sociais.
	B) Racionalismo
	2. Foi a base do pensamento que conduziria aos ideais das "revoluções burguesas" e seria responsável pela queda do chamado "antigo regime" – o Absolutismo. Daria origem à democracia contemporânea que se iniciou com a Revolução Francesa, a partir de dois princípios fundamentais: a igualdade e a liberdade.
	C) Empirismo
	3. Defende, em linhas gerais, que o conhecimento adquirido é uma função direta das experiências pessoais de cada indivíduo. O aprendizado, nesses termos, ocorre por meio do processo fundamentado na observação empírica, ou seja, derivada de experiências.
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta: 
A) 1B - 2A - 3C.
 
Questão 9
"A palavra política é grega: ta politika, vinda de polis. Polis é a Cidade, entendida como a comunidade organizada, formada pelos cidadãos (politikos), isto é, pelos homens nascidos no solo da Cidade, livres e iguais, portadores de dois direitos inquestionáveis, a isonomia (igualdade perante a lei) e a isegoria (o direito de expor e discutir em público opiniões sobre ações que a Cidade deve ou não deve realizar)". (CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2012. p. 479).
Sobre a política na Grécia Antiga, assinale o que for verdadeiro:
I. A política tem como objetivo concretizar a vida justa e feliz.
II. A vida humana é digna de seres livres, então é indissociável da ética.
III. Para os gregos, a ética existia separada da comunidade política.
IV. A polis, ou comunidade dos iguais, era a realização mais elevada da essência humana para os gregos antigos.
Estão corretas as afirmativas:
E) I, II e IV, apenas.
Questão 10
O século XXI, tem nos deixado, perplexos, frente as atitudes e comportamentos dos representantes políticos do Brasil. A atual política brasileira, não condiz com os reais objetivos da Política, deixados pelos clássicos Gregos, ou seja, a política com o objetivo de concretizar a vida boa, justa e feliz. 
Nesse contexto e reafirmando a importância desses conhecimentos, analise as afirmações sobre a relação entre ética e política.
I. Para os antigos clássicos Gregos, a política tinha como principal objetivo, concretizar a vida boa, justa e feliz, para os cidadãos.
II. Para os gregos, a ética estava inserida na comunidadepolítica. Assim, a visão de Platão e Aristóteles, vincula a ética e a política à Polis.
III. Para Aristóteles o ser humano é por natureza, um ser político que não consegue viver sozinho, por isso realiza a sua felicidade plena na polis.
Assinale a alternativa correta
D) As afirmações I, II, III estão corretas.
Questão 11
O filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804) diz que, "falar em moralidade da ação é falar de máximas em conformidade com o dever" (KANT, I. A Liberdade. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=Ch-). 
De acordo com essa afirmação, analise as seguintes asserções:
I. Kant, conceitua a dignidade da pessoa humana como um fim e não como meio, ele volta-se contra a coisificação do ser humano, posicionando-se no sentido de que o ser humano deve ser reconhecido como sujeito, tratado como fim em si mesmo, não somente a dimensão individual da pessoa, mas também sua dimensão comunitária e social.
II. O pensamento iluminista defendia que a razão e a liberdade pertencem ao homem porque ele nasceu humano e não por virtude de sua classe social, ou por pertencer a determinado país, grupo ético ou religioso.
Sobre essas asserções, assinale a alternativa correta.
C)As asserções I e II são verdadeiras e se encontnram nas bases filosóficas do iluminismo.
 
Questão 12
Existe uma relação estreita entre neoliberalismo e capitalismo, especialmente quando já estava bem marcado o esgotamento do modelo socialdemocrata em países da Europa. A necessidade de expandir o capitalismo – rompendo barreiras nacionais – foi determinada por importantes fatores.
Entre os fatores que permitiram o surgimento do neoliberalismo estão
I. a desintegração da União Soviética e o consequente fim da Guerra Fria.
II. a queda do muro de Berlim, ou seja, o desmantelamento do modelo de socialismo real.
III. a Criação do Exército Vermelho na Rússia, com o objetivo de garantir a Revolução.
IV. o avanço industrial e tecnológico, a estruturação dos blocos econômicos regionais e a reorganização do capitalismo.
Estão corretas as alternativas:
D)I, II e IV, apenas.

Continue navegando