Buscar

AVALIAÇÃO 1-ANATOMIA DENTAL E OCLUSÃO-

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PRIMEIRA AVALIAÇÃO DE ANATOMIA DENTAL E OCLUSÃO 
11,
1- Cada dente tem cinco faces como os lados de uma caixa: vestibular, lingual, oclusal, mesial e distal. Algumas faces são identificadas por sua relação com outras estruturas orofaciais, similar à designação dada aos tecidos moles da cavidade oral. O dente possui 5 faces que ajudam o correto posicionamento do elemento. Quais as faces do elemento 74?. Opção única.
Distal, incisal, oclusal, mesial e lingual
Vestibular, mesial, distal, oclusal e palatina
Oclusal, vestibular, mesial, distal e palatina
Mesial, distal, oclusal, lingual e vestibular (CORRETA)
22,
2- O termo dentição é usado para designar o conjunto de dentes naturais nos arcos. A primeira dentição presente é a dentição decídua ou primária. O termo dentição decídua é derivado da concepção de que a dentição primária é esfoliada, ou perdida (assim como as árvores decíduas que perdem suas folhas), e é inteiramente substituída pela dentição permanente. Desse modo, a dentição permanente é a segunda dentição a se desenvolver. A dentição permanente e decídua tem, respectivamente, quantos elementos?. Opção única.
20 e 32 (CORRETA)
34 e 22
28 e 22
32 e 22
33,
3- O primeiro período de dentição é o da dentição decídua, que se inicia com a erupção dos incisivos centrais inferiores decíduos e ocorre aproximadamente entre 6 meses e 6 anos de idade. Somente os dentes decíduos estão presentes nesse período, e sua erupção está completa aos 30 meses de idade, geralmente quando o segundo molar decíduo está em oclusão. Os arcos estão começando a crescer para acomodar os dentes permanentes, que são maiores. Esse período geralmente termina quando o primeiro dente permanente erupciona, o primeiro molar inferior permanente. São elementos da dentição decídua?. Opção única.
4 incisivos temporários , 4 molares temporários e 2 caninos temporários.
8 incisivos temporários, 8 molares temporários e 4 caninos temporários. (correto)
2 incisivos temporário, 2 pré molares temporários, 4 molares temporários e 2 caninos temporários.
8 incisivos temporários, 2 pré molares temporários, 4 molares temporários e 4 caninos temporários.
44,
4-A numeração do dente é uma notação usada por dentistas para denotar e especificar a informação ligada com um dente particular. Usar um sistema de numeração do dente permite a identificação fácil, a comunicação, e a manutenção gravada dental em uma maneira fácil e precisa. O Sistema de Notação Dental da Organização Internacional de Padronização (Sistema ISO) utiliza-se o sistema de dois dígitos. O primeiro dígito indica o quadrante e o segundo indica o dente nesse quadrante. Com o uso do Sistema T-A-Q-D os dentes pode ser identificados e nomeados. Analise os dentes identificados com as letras (a, b, c, d, e, e f) na imagem e os identifique de acordo com o Sistema de Notação Dental da Organização Internacional de Padronização e o Sistema T-A-Q-D.. Texto Multilinha.
(2 Pontos)RESPOSTA:
a)dente 63- canino superior esquerdo decíduo;
 b) dente 55- segundo molar superior direito decíduo; 
c) dente 82- incisivo lateral inferior direito decíduo;
 d) dente 25- segundo pré-molar superior esquerdo, permanente;
 e) dente 16- primeiro molar superior direito permanente;
 f) dente 43- canino inferior direito permanente.
55,
RESPOSTA:
1-Coroa anatômica
2-coroa clínica
3-raiz
4-esmalte
5-dentina
6-cavidade pulpar
7-cemento
5- Profissionais da área odontológica devem entender e utilizar a terminologia da anatomia dental. Anatomia dental é a área da odontologia que estuda a morfologia ou forma do dente, tanto da coroa quanto da raiz. A odontologia restauradora usa muitos termos específicos de anatomia dental quando discute tratamento. O tratamento periodontal também precisa muito desses termos detalhados como, por exemplo, as arestas, durante procedimentos como os de sondagem. Analise a imagem presente nesta questão e identifique as 7 estruturas anatômicas identificadas.. Texto Multilinha.
66,
6- A cúspide é uma saliência em forma de pirâmide quadrangular, típica de pré-molares e molares. De suas vertentes ou planos inclinados, duas estão nas faces livres e duas nas faces oclusais. Identifique as vertentes identificadas com as numerações de 1 a 4.. Texto Multilinha.
(1 Ponto) são vertentes internas ou triturantes
 
 RESPOSTA:
3 e 4 são vertentes externas ou lisas
77,
7- Cada dente é constituído por uma coroa e uma ou mais raízes. A coroa possui dentina coberta por esmalte, e cada raiz, dentina recoberta por cemento. A face interna da dentina, tanto da coroa quanto da raiz, recobre a cavidade pulpar do dente, dividida em câmara pulpar, canal(is) radicular(es), forame apical, e, possivelmente, corno(s)pulpar(es). A coroa dental possui detalhes anatômicos que consistem em elementos arquitetônicos, que são elevações e depressões. Analise os conceitos apresentados abaixo e identifique os detalhes anatômicos que estão sendo referidos:
 I - Eminência linear romba situada nas bordas mesial e distal da face lingual dos incisivos (do cíngulo aos ângulos incisais) e nas bordas mesial e distal da face oclusal de pré-molares e molares.
 II - Eminência linear que une cúspides, interrompendo um sulco principal.
 III - Saliência menor que a cúspide, sem forma definida.
 IV - Elevação arredondada situada no terço cervical da face vestibular de todos os dentes permanentes e decíduos, entre os terços cervical e médio da face lingual de pré-molares e molares. 
V - Depressão linear aguda, estreita, que separa as cúspides uma das outras.
 VI - Pequeno e pouco profundo, distribui-se irregularmente e em número variável nas faces oclusais, principalmente sobre as cúspides e na delimitação das cristas marginais.. 
I - Crista marginal / II - Ponte de esmalte / III - Tubérculo / IV - Bossa / V - Sulco secundário / VI - Sulco principal.
I - Cúspide / II - Ponte de esmalte / III - Tubérculo / IV - Fossa / V - Sulco principal / VI - Sulco secundário.
I - Crista marginal / II - Ponte de esmalte / III - Tubérculo / IV - Bossa / V - Sulco principal / VI - Sulco secundário. (correta)
I - Crista marginal / II - Ponte de esmalte / III - Cúspide / IV - Fossa / V - Sulco principal / VI - Sulco secundário.
88,
8- A direção das faces opostas da coroa é a mesma em todos os dentes, obedecendo assim um plano geral de construção. Elas não são paralelas, mas convergem em uma determinada direção. A convergência é mais ou menos acentuada, segundo o dente considerado. Analise as sentenças a seguir:
 I - No sentido vertical, as faces vestibular e lingual convergem em direção incisal ou oclusal.
 II - No sentido horizontal, ambas as faces livres convergem ligeiramente na direção mesial.
 III - No sentido vertical, as faces mesial e distal convergem em direção cervical. Menor diâmetro mésio-distal está no terço incisal ou oclusal e o maior, no terço cervical.
 IV - No sentido horizontal, as faces de contato mesial e distal convergem em direção lingual. Maior diâmetro mésio-distal está na face vestibular e o menor na face lingual.
 V - Em consequência da convergência das faces de contato para lingual, a face vestibular têm dimensões maiores do que a face lingual.
 VI - Em consequência da convergência das faces livres para a distal, as faces mesiais possuem dimensões menores do que a distal. 
VII - Tomando-se um dente isoladamente, nota-se que sua(s) raiz(es) em geral se desvia(m) distalmente. Estão corretas as sentenças:. Opção única.
II, III, IV, V e VI.
I, II, IV e VII.
III, IV, V e VI.
I, IV, V e VII (CORRETA)

Outros materiais